10 de set. de 2009

A natureza protegida em São José dos Campos

Figueiras da Praça Cônego Lima
As figueiras da Cônego Lima foram plantadas juntamente com a construção do jardim do Largo de Nossa Senhora do Rosário (igreja demolida em 1879), em 1898. Esta praça recebeu, em 1917, o nome do Cônego Francisco de Oliveira Lima, fundador da Casa de Misericórdia. Houve uma reforma em 1935, com ameaça de corte às figueiras. A maioria das árvores do local foram derrubadas e colocados bancos sem encosto para afastar os doentes. A partir da metade da década de 50, passam a ser feitas uma série de intervenções na cidade, no sentido de "modernizá-la", influenciadas sobretudo pelas idéias de progresso e desenvolvimento das administrações da época, e pela chegada de industrias à região. Em 1959, a praça Cônego Lima sofreu nova reforma. Os canteiros foram reformados e ampliados para onde havia o antigo coreto, as árvores São podadas e a antiga iluminação substituída por outra de lâmpadas fluorescentes. Estas figueiras, no entanto, sobreviveram as intervenções, ameaças de corte e parasitas (ervas de passarinho - 1952), interagindo com o espaço da cidade, passando a fazer parte do nosso patrimônio ambiental, através do decreto n° 7.668/92.
Jequitibá
As origens desta árvore se perderam no tempo. Se localiza na velha estrada Rio - São Paulo, próxima à divisa de São José dos Campos e Caçapava. Sua localização a coloca próxima ao distrito de Eugênio de Mello. Esta comunidade passou a ter maior interesse na espécime a partir da organização da primeira Festa do Tropeiro, em 1989. A Festa, realizada há 10 anos no bairro, tem como símbolo o Jequitibá. Com o tempo, este passou a aumentar de importância e tornou-se símbolo do bairro. Em 1993, o decreto n° 8.259/93 a institui como árvore imune de corte, passando a integrar o Patrimônio Ambiental de São José dos Campos.

palmeira joao guilherminio centro sao jose dos campos protegida pela lei do patrimonio ambiental
 Palmeiras Imperiais na Av. Dr. João Guilhermino
Estas árvores foram plantadas por volta de 1896. Na época havia a Estação central da Ferrovia D. Pedro II, onde hoje se localiza o Tênis Clube. Provavelmente as palmeiras imperiais foram plantadas visando marcar o caminho entre a Estação e a cidade, já que havia um vazio entre elas. As palmeiras imperiais da Av. João Guilhermino atravessam o século, com relativa tranqüilidade, escapando das reformas urbanas e das derrubadas. No entanto, somente passam a ter a devida atenção, a partir de 1987, através de movimento iniciado na FVE de Direito, para proteção e recuperação das palmeiras. São preservadas pelo Decreto Municipal n° 6412/88, que as tornou imune de corte e pela Lei Municipal n° 3875/90, que exige reposição de pela mesma espécie e gênero, caso pereça alguma palmeira.

Palmeiras Imperiais na Praça Synésio Martins protegidas sao jose dos campos
Palmeiras Imperiais na Praça Synésio Martins
Embora erroneamente classificadas como palmeiras reais, esses espécimes São, na verdade, palmeiras imperiais. Esta espécie foi trazida ao Brasil por D. João VI (então príncipe regente) e se disseminou no país, a partir de 1809, no governo imperial de D. Pedro I, que permitiu a abertura ao público do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, quando da floração das palmeiras. Provavelmente foi próximo a oficialização da praça Synésio Martins que temos o plantio destas Palmeiras Imperiais, no final da década de 50. Esta praça foi arborizada por Roberto Martins, filho de Synésio, que também planejou os jardins da Johnson e da Alpargatas. Em 1992, passaram a integrar o conjunto de Árvores Imunes de Corte de São José dos Campos, através da Decreto Municipal n° 7.668/92.

Pau Brasil da Escola Melvin Jones
Esta escola foi construída por volta do início da década de 80 (1982), no terreno pertencente ao Lions Clube. Este inicialmente era de utilização da Escola Maurício Cury. No encontro entre a Av. José Longo e a Av. Adhemar de Barros, foi doada uma Área para Lions Clube, de propriedade da família Neme. Em sete de maio de 1961, foi inaugurado o grupo escolar, sob o nome de 'Escola Primária Lions'. Dias depois foi instalado um parque infantil, cuja data de inauguração ainda não foi encontrada. As árvores em questão foram plantadas por ocasião da inauguração do parque infantil, ou seja, por volta de 1961. O local é atualmente alugado para o Governo do Estado, funcionando ali a Primeira Delegacia de Ensino de São José dos Campos e a escola Melvin Jones.Esta árvore passa a ser pelo Decreto n° 8259/93.

Sucupira do Cerrado Jd Portugual sao jose dos campos
Sucupira do Cerrado
Localizada na Rua Dr. Sérgio Santos, no Jardim Portugal, provavelmente este espécime é um remanescente dos campos cerrados nativos da região. Há a hipótese do nome "São José dos Campos" ser fruto da existência deste tipo de Vegetação na cidade. Este espécime passa a ser preservado através do Decreto Municipal n° 7442/91.

Macacarecuia ou Abricó de Macaco
A praça onde esta árvore se localiza, recebeu o primeiro nome oficial de Cruzeiro do Sul, em 1957. Em 1969, esta denominação foi mudada para Praça Synésio Martins. Foi próximo à oficialização da praça que temos o plantio desta Macarecuia ou Abricó de Macaco. Esta praça foi arborizada por Roberto Martins, filho de Synésio, que planejou os jardins da Johnson e da Alpargatas. Há a hipótese deste, espécime ter sido plantado quando foi feita a arborização da praça, planta, junto às demais árvores. Em 1997, integra o conjunto de árvores Imunes de Corte de São José dos Campos, através do decreto n° 9337/97.

paineira madre tereza sao jose dos campos arvore protegida
Paineira
Foi plantada na mesma época, em que foi aberta a Avenida Madre Tereza, pelo Prefeito José Marcondes Pereira. Segundo fotos, podemos afirmar que foi plantada entre o final da década de 30 e o início da década de 40. reservação através do Decreto n° 9453/98.

Angico
Localizada na Av. Adhemar de Barros, foi preservada através do decreto n° 9453/98, de 14 de Abril de 1998.

Guapuruvu
Localizada na praça Elza Ferreira Rahal, Vila Adyana, foi preservada pelo decreto n° 9453/98.


Dar valor ao meio ambiente é dar valor a vida!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito Obrigado por comentar! Ficamos muito felizes com sua participação!!!