2 de dez. de 2009

Horta Mandala em São José dos Campos - por Nélio Fernandes


Hoje é dia de colher cenoura, plantar mudas medicinais e cuidar da couve, retirando só as folhas boas. Na horta de uma escola municipal, no bairro Cruzeiro do Sul, em São José dos Campos, a aula ao ar livre reúne diversas disciplinas.

"Ciências sobre os seres vivos, Geografia a gente aprende a mexer com a terra. História também e Português os textos informativos", explica a aluna Naiara do Carmo Silva, de 9 anos.

E nessa matéria os alunos não são só as crianças. O trabalho começa na cozinha, com as merendeiras. Elas separam o lixo orgânico, que vai virar adubo pelas mãos de jovens e professores. Em equipe, a lição é de uma vida mais saudável com a descoberta de novos sabores.

"Comi erva-doce aqui. Nunca levei nada para casa, agora vou levar cenoura e ver como fica", conta Naiara. "Não tem agrotóxico, a gente pode colher coisa fresquinha", diz outro aluno, Matheus Fagundes.

A idéia desse projeto partiu da iniciativa dos orientadores e professores da escola que queriam trabalhar com os alunos questões ambientais não só em sala de aula. Uma experiência prática que multiplicou o conhecimento.

"A gente já percebe que os pais estão aprendendo com os filhos que eles podem cultivar, por exemplo, salsinha numa lata de tinta, num canteirinho, numa floreira. E as crianças estão ensinando, então eles aprendem pra vida", diz Monica Camargo, orientadora pedagógica.

As boas ações são exemplos de que é possível melhorar a relação com o meio ambiente. Mas como as atitudes precisam muitas vezes do apoio do poder público, foi realizado em Caçapava um encontro entre o governo estadual e representantes dos municípios.


"Se a questão ambiental não estiver na escola, onde estará antes, né? então tem que estar na escola, tem que estar na casa, nas repartições públicas, no comércio, na praia. Tem que estar em todos os lugares porque somos nós, os seres humanos, responsáveis pela degradação. Mas também somos os responsáveis por construir a sociedade sustentável que tanto necessitamos e almejamos", afirma Malu Freire, coordenadora da Secretaria de Meio Ambiente.

O encontro regional de meio ambiente, em Caçapava, discutiu principalmente o projeto do governo estadual "Criança Ecológica", uma idéia que pretende transformar os alunos da rede pública em agentes de uma sociedade sustentável.


Vejam o video e a matéria produzida pela TV Vanguarda aqui: http://www.vnews.com.br/video.php?id=3553

Como Fazer uma Horta Mandala: http://agendasaojosedoscampos.blogspot.com/2009/12/horta-mandala.html#inicio

O que são Mandalas: http://agendasaojosedoscampos.blogspot.com/2009/12/o-que-sao-mandalas.html#inicio

Entre em contato com o grupo realizador:
Nélio Fernando Gonçalves Ferreira - ogima1@msn.com


"Eventos sujeitos a alteração de data, horário e local. Favor confirmar com o local indicado. Muito Obrigado."

Clique aqui para ver a Agenda.

Mande um email com os eventos para agendacultural@eletroaquila.com.br
AGENDA CULTURAL SÃO JOSÉ DOS CAMPOS E REGIÃO

Um comentário:

  1. Olá!
    Sou professora em SjCampos e também temos uma horta mandala na escola. O projeto ambiental existe desde 2008 e os alunos adoram.
    http://maonaterra.blogspot.com

    ResponderExcluir

Muito Obrigado por comentar! Ficamos muito felizes com sua participação!!!