16 de mar. de 2011

SESI de SJCampos Apresenta a Peça Galinhas Aéreas


Premiado no 10º Cultura Inglesa Festival, o espetáculo de circo-teatro conta a saga de duas galinhas engajadas em salvar um ovo indefeso sequestrado do galinheiro por um morcego. A sessão será realizada sábado, dia 19, às 16h. A entrada é franca.


No dia 19 de março (sábado), às 16h, o SESI São José dos Campos apresentará, gratuitamente, o premiado espetáculo infantil Galinhas Aéreas, da Companhia Linhas Aéreas.  A montagem é uma das 15 selecionadas para integrar o circuito Viagem Teatral 2011 – 1ª Temporada, promovido pela entidade em todo o Estado.
O texto de Paulo Rogério Lopes conta a história de duas jovens galinhas que sonham com seu primeiro ovo. No entanto, o primeiro ovo do galinheiro não é botado por Ziquinha Frangola nem por Criselda Brown. Uma misteriosa galinha, que desapareceu, abandona seu ovo, deixando para as outras duas a tarefa de cuidar dele. O poleiro vira uma festa! Mas essa alegria logo acaba, quando o morcego, vilão noturno e soturno, sequestra o ovo indefeso. As duas seguem unidas e chamam reforços para enfrentar os desafios do resgate do ovo perdido.
De acordo com a premiada diretora da peça e da Cia. Le Plat Du Jour, Carla Candiotto, a montagem aborda temas interessantes do imaginário popular, como a tradicional e milenar história sobre quem veio primeiro: o ovo ou a galinha.
O cenário da peça é formado por altos canos de ferro que viabilizam a realização de números de acrobacias aéreas e equilibrismo. “O desafio desse trabalho foi aliar a ideia de contar e desenvolver essa história às possibilidades de ocupação dos espaços / cenografia, que são também o suporte das ações corporais na linguagem do espetáculo”, revelou a diretora.
A peça foi premiada no 10º Cultural Inglesa Festival (2006).

Histórico do grupo

A premiada Companhia Linhas Aéreas, fundada em 1998, pesquisa há 11 anos o diálogo entre diferentes discursos artísticos ligados ao movimento e ao uso do corpo. Cenicamente, o grupo trabalha a junção das linguagens do teatro, do circo e da dança nos mais diferentes graus e contextos.
            Entre 1999 e 2005, foi um dos grupos que dirigiu a Central do Circo, centro de treinamento e pesquisa circense na cena teatral, que recebeu o incentivo da Lei de Fomento ao Teatro da Prefeitura de São Paulo (2003/2004).
            Com seu terceiro espetáculo, intitulado Plano B (2000), dirigido por Beth Lopes, foi premiada no IV Festival de Teatro Físico da Cultura Inglesa e participou do II Festival Mundial de Circo do Brasil (2003), no Recife.
            A companhia montou, em 2003, dois espetáculos: o infantil Enlouquecendo a Mamãe, com direção de Débora Dubois; e Pequeno Sonho em Vermelho, projeto aprovado no Programa Petrobrás de Artes Cênicas e que teve texto de Fernando Bonassi e direção de Francisco Medeiros e Luciene Guedes. Essa última obteve Prêmio Shell (2003) nas categorias melhor iluminação e melhor trilha sonora.
Desde 2006, a companhia estende a pesquisa também à rua, tanto na exploração das atividades de intervenção, ocupação aérea do espaço urbano como possibilidade de performance e, também, para fonte de pesquisa dramatúrgica.
Neste período, o grupo fez uma parceria com o diretor Maurício Paroni de Castro e o Atelier de Manufactura Suspeita, que rendeu vários prêmios e projetos no âmbito teatral e da pesquisa dramatúrgica.
Em 2007, o espetáculo de rua Aqui Ninguém é Inocente, resultado do projeto Voltaire de Souza – o intelectual periférico, foi contemplado pelo Programa Municipal de Fomento ao Teatro.
No ano seguinte, o grupo realizou um estudo sobre o autor italiano Luigi Pirandello, que resultou na montagem de duas peças: Cada um a seu modo e Como você me quer, com o apoio dos prêmios Funarte de Teatro Myriam Muniz e PAC de incentivo ao teatro.
O espetáculo O Animal na Sala, dirigido por Renata Melo, recebeu o Prêmio Paulista de Incentivo a Dança 2008 da SEC. No ano passado, finalizou o projeto Linhas Aéreas – 10 Anos, selecionado pela sexta edição do Programa Municipal de Fomento à Dança (2009). Criou e estreou o número aéreo PIN-UP, contemplada com o Prêmio Funarte Carequinha de Estímulo ao Circo.    

Ficha Técnica:
Texto: Paulo Rogério Lopes
Direção: Carla Candiotto
Cenários e Figurinos: Daniela Garcia
Desenho de Luz: Miló Martins
Trilha Original: Hélio Ziskind
Elenco: Chris Belluomini e Ziza Brisola.
Elenco stand-in: Isabella Graeff e Célia Borges Cardoso
Assistente de produção: Priscila Carrara
Produção e Realização: Companhia Linhas Aéreas

SERVIÇO:
Viagem Teatral 2011 – 1ª Temporada
Espetáculo: Galinhas Aéreas
Local: SESI São José dos Campos - Av. Cidade Jardim, 4389 – Bosque dos Eucaliptos
Datas e horários: dia 19/03 (sábado), às 16h.
Entrada: Franca – os ingressos serão distribuídos meia hora antes de cada apresentação.
Capacidade: 380 lugares
Gênero: comédia
Duração: 50 minutos
Recomendação etária: Livre – indicado para crianças a partir de 3 anos.
Informações: (12) 3936-2611



"Eventos sujeitos a alteração de data, horário e local. Favor confirmar com o local indicado. Muito Obrigado." Clique aqui para ver a Agenda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito Obrigado por comentar! Ficamos muito felizes com sua participação!!!