13 de dez. de 2012

Espaço das Artes Helena Calil - São José dos Campos


Foto do Antigo Local
O Espaço


O Espaço Cultural Eugênia da Silva começou a funcionar em 2005,  numa casa pequena no bairro Paraíso do Sol, enquanto era construída uma nova sede no Parque Novo Horizonte. Um ano depois, o novo Espaço foi inaugurado e, em dezembro de 2006, numa homenagem a todas as figureiras da região,  recebeu o nome de Espaço Cultural Eugênia da Silva.

Um dos eventos de grande destaque do Espaço é o Sarau das Artes, que envolve diversas expressões artísticas como poesia, dança, declamação e interpretação de poemas e música, promovendo também, a interação dos alunos.

O Espaço atende cerca de 1.200 alunos e oferece 37 oficinas.



Quem foi Helena Calil  

Helena Calil era uma mulher à frente do seu tempo, uma poeta que pintou quadros, escreveu livros e participou, nos anos 50, do movimento literário “desagregacionismo”, que pregava a nacionalização das artes brasileiras e o fim das influências européias.

A artista nasceu em 2 de abril de 1932, em São José dos Campos. Aos 18 anos, foi para a França estudar literatura e civilização francesa. Quando voltou ao Brasil, transformou sua casa em um ponto de encontro de artistas.

Helena Calil foi uma das artistas mais atuantes da cidade. Com suas pinturas e poemas, influenciou gerações e se tornou admirada por artistas e apreciadores da cultura. Helena faleceu em dezembro de 2002.

O Espaço presta uma homenagem a Helena Calil, mantendo uma exposição permanente formada por quadros, recortes de jornais que contam sua trajetória e uma estante com um acervo de livros que pertenciam à artista.


Oficinas:

Aquarela, Gravura, Desenho, Iniciação em Artes, Plásticas, Pintura Primitivista.


ESPAÇO DAS ARTES HELENA CALIL - Espaço Cultural São Benedito - Largo São Benedito, s/nº - Centro (próximo à Praça Afonso Pena). Informações: (12) 3924-7206 - hcalil@fccr.org.br - 2ª a 6ª, das 9h às 18h, aos sábados, das 9h às 13h

Fonte: FCCR






QUE TAL CLICAR NO BANNER/VIDEO ABAIXO? ASSIM VC AJUDA A AGENDA CULTURAL EM UM CLIQUE!
Ajude a Divulgar!! Curta!!!
" Para maiores informações sobre os eventos, favor entrar em contato com o Estabelecimento, infelizmente nem sempre consigo todas as informações possíveis sobre os eventos, se os estabelecimento me passasse sem dúvidas estaria aqui, mas se não há o interesse deles, não tem como fornecer essas informações, como valores e sinópses por exemplo. A Agenda Cultural é atualizada diariamente por uma única pessoa, que não recebe nada por isso, então, conto com a compreensão de todos"



Clique e Saiba como! 



"Os Eventos são de inteira responsabilidade dos envolvidos, a Agenda Cultural apenas divulga o que nos é passado. Eventos sujeitos a alteração de data, horário e local. Favor confirmar com o local indicado. Muito Obrigada."  

Se você quer divulgar seu evento aqui, mande-nos um e-mail com todos os dados que publicaremos o quanto antes!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito Obrigado por comentar! Ficamos muito felizes com sua participação!!!