15 de set. de 2013

Programação do 4º Festival de Literatura Infantil - Monteiro Lobato - 12 a 15/09/13




Celebrar a literatura e formar novos leitores! Assim chegamos ao 4º Festival de Literatura Infantil de Monteiro Lobato. Você e sua família são convidados a entrar neste mundo, por meio de contação de histórias, exposição de livros, bate-papo com escritores, apresentações teatrais e musicais, além de outras inúmeras formas de estimular o prazer da leitura entre crianças, jovens e adultos.

CLIQUE NO BANNER/VIDEO ABAIXO, ASSIM VC AJUDA A AGENDA CULTURAL EM UM SEGUNDO!
Ajude a Divulgar!! Curta!!!


De 12 a 15 de Setembro de 2013

PROGRAMAÇÃO GRATUÍTA

12/09 - Quinta-Feira

8h - Contação de Histórias com Roberval Rodolfo

O ator Roberval Rodolfo do Ponto de Cultura Montanha Encantada, vai contar histórias e lendas de Monteiro Lobato, recriando um cenário de sons e cores.

Local: Escola do Taquari

10h e 14h - Contação de Histórias "Cadê Kika"

As atrizes Glauce Carvalho e Karina Muller darão vida a Duda e Lola, que partem para uma aventura em busca de Kika, sua irmã perdida. Nessa fabulosa viagem elas terão que cumprir tarefas e encontrar personagens fantásticos, guiadas pela intuição e imaginação.

Local: Escola Micheletto

10h e 15h - Espetáculo "O Mendigo"

A Cia. dos 7 em cena apresentam uma comédia que retrata o encontro de uma mulher de classe média com um mendigo, que na verdade guarda um misterioso segredo. Trata das relações pessoais, preconceitos de classe, esperteza, vida de aparências e sucessos a qualquer custo. Um desfecho que supreenderá a todos.

Local: Escola Sonnewend

16h - Oficina de Criação Literária com Cristina Hernandes

Cristina Hernandes é escritora de dezesseis livros infantis. Sua obra é baseada em fundamentos ético-moral e inclusão. A escritora possui uma cadeira na Academia Joseense de Letras. A sua oficina é destina a estudantes do 5º e 6º ano.

Local: Biblioteca Monteiro Lobato

19h - Sarau Poético "Tributo a Vinícius de Moraes"

Os alunos da escola Maria Ferreira Sonnewend celebram os 100 anos do poeta Vinícius de Moraes em um Sarau Poético composto por músicas, luzes e clássicos da poesia brasileira. Simplesmente imperdível.

Local: Escola Sonnewend

**Aberto ao publico. Os ingressos são limitados e devem ser retirados na Secretaria da Escola com antecedência de 3 dias.

13/09 - Sexta-Feira

20h - Espetáculo Musica Infantil "Pinóquio"

Era uma vez um bondoso carpinteiro, chamado Gepeto, que solitário constrói um boneco de madeira batizado de Pinóquio. Numa noite estrelada, a fada Azul dá vida a sua criação, começando então uma fantástica aventura que vai testar a coragem, lealdade e honestidade do boneco, virtudes que ele tem que aprender para se tornar um menino de verdade. Um clássico da literatura infantil italiana, repleta de efeitos especiais de encher os olhos e o coração.

Com a Cia. Teatral Cultura Mix.

Local: Clube Poliesportivo

9h as 16h - Exposição "Reinações" - Uma releitura poética e artística da obra e personagens de Monteiro Lobato.

A ilustradora Gabi Andrade e a escritora Adriana Soares apresentam uma exposição de poesias ilustradas em homenagem ao escritor Monteiro Lobato. Um convite para as crianças que desejam produzir desenhos, através de dinâmicas e a partir da exploração da memória, observação e intervenção.

Local: Biblioteca Monteiro Lobato

14/09 - Sábado

9h as 18h - Exposição e Venda de Livros / Oficina de lazer para Crianças

Local: Praça Cunha Bueno

9h30 - Cerimônia de Abertura do Festival de Literatura Infantil

Presença de autoridades, homenagens e abertura oficial do 4º Festuval de Literatura Infantil.

Local: Tenda Principal

13h30 - Roda de Leitura com Mara Gerbelli

Um baú de histórias com os clássicos da literatura infantil brasileira: Monteiro Lobato, Ruth Rocha, Eva Funari, Ana Maria Machado, entre muitos outros. A educadora Mara Gerbelli promove a leitura desses contos em uma roda de leitura interativa com as crianças.

Local: Tenda Principal

14h - Emília no Mundo da Literatura

Apresentação de dança e música, onde a boneca mais tagarela do mundo é homenageada por jovens ginastas da Escola Elizabeth Coelho Micheletto. Texto de Adriana Soares e coreografia de Cristina Monteiro. Magia Pura!

Local: Tenda Principal

15h - Show com Fofão

Um dos mais importantes personagens do universo infantil brasileiro interpretado pelo ator Orival Pessini. Fofão ficou conhecido entre o publico no programa "Balão Mágico" da TV Globo nos anos 80, como um ser alienígena oriundo de um planeta chamado "Fofolândia". Era o amigo inseparável da pequena Simony e sua turma. Em sua apresentação, descobriremos por onde ele anda e ouviremos alguns clássicos musicais, entre eles Superfantástico, É tão Lindo e Ursinho Pimpão.

Local: Tenda Principal

16h30 - Sonho de Palhaço - Carambas e Carambolas

Uma mistura de circo, poesia e rock. Para evitar que um tradicional circo desmonte sua lona para sempre, dois palhaços assistentes decidem realizar o sonho de reerguê-lo. Mas não sem antes entrarem em várias situações engraçadas, embaladas pelo ritmo da Banda Evolua.

Local: Tenda Principal

18h30 - Exibição do Filme "3 Amigos"

Curta-metragem em stopmotion produzido pelo grupo coletivo de animação em cinema "Centopéia Piá", criado no bairro do Souza em Monteiro Lobato.

Local: Tenda Principal

20h - Apresentação Musical - Filhos da Terra

Clássicos da MPB em um repertório batizado "De Juazeiro a Monteiro". O grupo surgiu em Monteiro Lobato e é composto por Cuique Bonsucesso, Marcio Procópio, Heraldo Moura, Carlos Mota e Valter Junior.

Local: Coreto da Praça Comendador Freire

15/09 - Domingo

9h as 18h - Exposição e Venda de Livros / Oficina de lazer para Crianças

Local: Praça Cunha Bueno

9h30 - Lançamento do Livro: O Pequeno Grande Doador de Fabrício Correa

Escrito pelo jornalista Fabricio Correia, foi ilustrado por Maurício de Sousa, criador da Turma da Mônica. O livro conta a história de um bebê prematuro que vem ao mundo para ajudar sua irmazinha a superar um grave problema de saúde, um câncer, "Amor traz vida em abundancia". Toda renda será revertida ao GACC (Grupo de opoio as crianças com Câncer)

Local: Tenda Principal

11h - Contação de Histórias com João Acaiabe

O ator João Acaiabe, que atualmente está no ar na novela "Chiquititas" do sBT, onde interpreta "Chefe Chico", dará vida as histórias e lendas do folclore brasileiro. Venha conferir!

Local: Tenda Principal

12h30 - Coral Infantil do Instituto Pandavas

Cantigas que marcaram a infância de milhões de brasileiros na voz dos pequenos alunos do Instituto Pandavas.

13h - Música: Bola de Meia

O grupo Bola de Meia, formado por músicos e atores, apresentam uma seleção especial de cantigas, advinhas, trava-linguas e histórias cantadas, bonecos e situações cênicas. com uma proposta interativa, a platéia é convidada a participar de diferentes maneiras, inclusive, recitando versos.

Local: Tenda Principal

14h - Intervenção Literária: As Tecedeiras - A Menina e as Libélulas

Havia algo diferente com aquela menina... Era uma menina triste... Onde estaria a solução para tanta tristeza? Talvez no céu, talvez nas asas delicadas das libéluças! Quem sabe você descubra! Venha desvendar esse mistério!

Local: Praça Cunha Bueno

15h - Bate-Papo com Adriana Calcanhotto

Cantora e compositora, possui lugar de destaque no cenário musical brasileiro. Ampliou sua atuação em um álbum para crianças e dedicado a literatura infantil, o Adriana Partimpim (2004), com o qual ganhou o prêmio Grammy Latino de melhor album infantil. Adriana participa de um agradável bate-papo com as crianças, onde falará sobre o mundo da leitura e apresentará algumas de suas principais canções.

Local: Tenda Principal

Informações: (12) 3979-1314 ou e-mail cultura@monteirolobato.sp.gov.br

"Os Eventos são de inteira responsabilidade dos envolvidos (estabelecimento, artistas...), a Agenda Cultural apenas divulga o que nos é passado. Eventos sujeitos a alteração de data, horário e local. Mais informações favor confirmar com o local indicado. Muito Obrigada."  


PARCEIROS:






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito Obrigado por comentar! Ficamos muito felizes com sua participação!!!