21 de set. de 2013

Programação do Encontro Regional dos Figureiros - 19 a 21/09/13



ESPAÇO CULTURAL EUGENIA DA SILVA - Rua dos Carteiros, 110 – Novo Horizonte - SJCampos - (12) 3907-0912 - eugeniadasilva@fccr.org.br - O Espaço Cultural Eugênia da Silva começou a funcionar em 2005, numa casa pequena no bairro Paraíso do Sol, enquanto era construída uma nova sede no Parque Novo Horizonte. Um ano depois, o novo Espaço foi inaugurado e, em dezembro de 2006, numa homenagem a todas as figureiras da região, recebeu o nome de Espaço Cultural Eugênia da Silva. Um dos eventos de grande destaque do Espaço é o Sarau das Artes, que envolve diversas expressões artísticas como poesia, dança, declamação e interpretação de poemas e música, promovendo também, a interação dos alunos. O Espaço atende cerca de 1.200 alunos e oferece 37 oficinas.

CLIQUE NO BANNER/VIDEO ABAIXO, ASSIM VC AJUDA A AGENDA CULTURAL EM UM SEGUNDO!
Ajude a Divulgar!! Curta!!!

O Dia Municipal do Figureiro é comemorado no dia 20 de setembro, para celebrar a data, a Casa de Cultura Eugênia da Silva vai promover várias atividades no 2º Encontro Regional de Figureiros. Toda a programação é gratuita. Para a abertura, a casa de cultura recebe o historiador Fábio Martins na quinta-feira (19), às 9h e às 14h, para um bate papo sobre a importância da arte de fazer figuras e também sobre o processo de pesquisa que foi, e continua sendo feito para a composição do 22º Caderno de Folclore “O saber e o fazer no Museu do Folclore”. As atividades seguem na sexta-feira (20), às 20h, com uma homenagem à dona Lili Figureira, em parceria com o Ponto de Cultura Montanha Encantada. No sábado (21), a partir das 13h, o público vai se concentrar na Praça 1º de Maio para participar do Cortejo que reunirá também o Grupo Folclórico Filhos de N’Zambi - 1ª Congada de São Benedito e Nossa Senhora do Rosário e Grupo Piracema. Serão feitas ainda apresentações de dança livre, sapateado, violão e viola caipira. Haverá ainda um momento de interação, conversa e troca de experiências entre os figureiros e quem quiser conhecer um pouco mais dessa arte. Também vão participar representantes da Casa do Figureiro de Taubaté e também o projeto Santo de Casa, de São José dos Campos. Neste dia, também serão inauguradas as exposições “O pavão e seus encantos”, “Desenhando figuras” e “Lugares de memória”, além do lançamento da 1ª edição do Zine, que terá como tema o João de Barro. Essas publicações denominadas “fanzines” são de pequena-tiragem e feitas para grupos de interesses específicos e fornecem uma ligação física as comunidades. O Dia do Figureiro foi incluído no calendário municipal de São José dos Campos pelo Projeto de Lei nº 253/11 em dezembro de 2011. A Casa de Cultura Eugênia da Silva fica na Rua dos Carteiros nº 110, Parque Novo Horizonte. Programação 19.09 – 9h e 14h Roda de conversa – participação do historiador Fábio Martins Bueno e parceria com Museu do Folclore. 20.09 – 19h Homenagem à dona Lili Figureira – parceria com o Ponto de Cultura Montanha Encantada 21.09 – a partir das 13h Exposição “O pavão e seus encantos” – de figureiros de São José e convidados Exposição “Desenhando figuras” – elaborados pelos alunos de História em Quadrinhos. Exposição “Lugares de memória” – presépio de dona Eugênia recuperado pelo figureiro Luiz Paulo Ragazini. Vivenciando a cultura popular: Troca de saberes entre os figureiros Lançamento do Zine: João de Barro Cortejo – com concentração na Praça 1º de Maio e participação do Grupo Folclórico Filhos de N´Zambi - e Grupo Piracema Apresentações de dança livre, sapateado, violão e viola caipira Café caipira 



"Os Eventos são de inteira responsabilidade dos envolvidos (estabelecimento, artistas...), a Agenda Cultural apenas divulga o que nos é passado. Eventos sujeitos a alteração de data, horário e local. Mais informações favor confirmar com o local indicado. Muito Obrigada."  


PARCEIROS:






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito Obrigado por comentar! Ficamos muito felizes com sua participação!!!