27 de fev. de 2014

Bloco Pirô-Piraquara abre carnaval em São José dos Campos - 27/02/2014



O tradicional Pirô-Piraquara vai levar diversão pelas ruas da região central de São José dos Campos nesta quinta-feira (27), abrindo oficialmente o Carnaval da cidade. A concentração do bloco será às 18h na Praça Afonso Pena e a saída às 19h. Essa é uma das mais de 50 atrações da “Folia em Todos os Cantos”, da Prefeitura de São José dos Campos. Confira no site a programação completa.

CLIQUE NO BANNER/VIDEO ABAIXO, ASSIM VC AJUDA A AGENDA CULTURAL EM UM SEGUNDO!
Ajude a Divulgar!! Curta!!!
Os foliões brincarão ao som da Banda de Santana, que tocará marchinhas consagradas do carnaval de rua, incluindo a tradicional “Marchinha do Pirô”. O bloco percorrerá a Avenida São José, Rua Dolzani Ricardo, Avenida Nelson D’Ávila, Rua XV de Novembro, Rua Sebastião Humel, Rua Francisco Rafael, Rua Carvalho de Araújo, Rua 23 de Maio. A dispersão será na Praça Nenê Cursino. A estimativa dos organizadores é que o desfile dure uma hora.

O bloco tem um pouco de tudo: as tradicionais figuras que caracterizam a cultura popular, como os conhecidos ‘pereirões’ e as ‘cabeçorras’; cavalinhos e boizinhos (produzidos com técnica de empapelamento pela equipe do Grupo Piraquara e pessoas da comunidade); pessoas fantasiadas e mascaradas (algumas criticando assuntos polêmicos ou alguém) e homens vestidos de mulher.

Neste ano, alguns integrantes do Grupo Piraquara estudaram alguns personagens clássicos do Carnaval (Pierrô, Colombina e Arlequim) e elaboraram uma esquete teatral para ser encenada na concentração e em alguns pontos do percurso. Até um boneco retratando o ‘fuleco’, mascote da Copa do Mundo, faz parte do grupo. E durante todo o trajeto novos foliões se juntam ao bloco para brincar o Carnaval.

O Pirô Piraquara existe há 26 anos e abraça todos os foliões que quiserem brincar. “Não é um desfile para assistir, é para participar”, afirma Flávia Diamante, gestora do Projeto Piraquara, que tem como objetivo resgatar as raízes do folclore regional.

Os bonecos do Grupo Piraquara foram reformados e novos foram confeccionados para deixar a festa ainda mais animada. Desde o início de fevereiro integrantes do projeto vem ministrando oficinas de máscaras, adereços e percussão. Os interessados em desfilar com os adereços produzidos pelo Projeto Piraquara devem fazer a retirada antes do desfile, no Espaço Piraquara, que fica na Avenida Olivo Gomes, 100 – Santana.

Neste sábado (1º de março), às 10h, o bloco voltará às ruas para participar de um desfile de bonecões. A concentração será no calçadão ao lado do Mercado Municipal (em frente ao Museu de Arte Sacra).

Fonte: FCCR



"Os Eventos são de inteira responsabilidade dos envolvidos (estabelecimento, artistas...), a Agenda Cultural apenas divulga o que nos é passado. Eventos sujeitos a alteração de data, horário e local. Mais informações favor confirmar com o local indicado. Muito Obrigada."  


PARCEIROS:






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito Obrigado por comentar! Ficamos muito felizes com sua participação!!!