Com uma festa em homenagem a São Benedito, a Fundação Cassiano Ricardo vai realizar neste sábado, a partir das 9h, a entrega do I Prêmio Culturas Populares na Igreja São Benedito (Largo São Benedito, s/n – Centro). A participação é aberta ao público e gratuita.
Ajude a Divulgar!! Curta!!!
Por meio de um edital lançado em novembro de 2013, o I Prêmio de Culturas Populares selecionou 10 grupos de São José dos Campos responsáveis pela manutenção e pelo fortalecimento das tradições culturais de São José dos Campos.
Entre os premiados estão a Banda de Santana, que foi fundada por João Pistão em 1949, é formada 21 músicos de sopro e percussão, que aprenderam a tocar seus instrumentos de forma espontânea. O Grupo de Moçambique da Vila Esperança também foi prestigiado, pelos seus 70 anos de existência e manutenção do culto a São Benedito, assim como o Grupo de Jongo Mistura da Raça, que toca, dança e conta histórias juntos, mantendo viva a essência de seus descendentes.
Além desses grupos, foram premiados o Grupo São Gonçalo, a Família Barbosa, o Grupo Folia de Reis Três Reis Estrela do Oriente, a Companhia Irmandade de Santos Reis, a Folia de Reis do Mestre Zé Mira, Cia. De Moçambique da Vila Tesouro e de Eugênio de Melo.
Esse prêmio está sendo oferecido pela Prefeitura de São José dos Campos, por meio da Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR), que teve como missão identificar a originalidade de cada grupo e seus legados, selecionar, premiar e ainda documentar as suas existências.
Cada grupo vai receber R$ 10 mil para continuar a manifestar riqueza cultural através de apresentações espontâneas, além de placa e diploma.
A distribuição do prêmio vai ser em uma festa para São Benedito, porque o santo é um dos mais populares do Brasil, prestigiado pelos escravos por ser negro. A celebração ao santo é realizada entre os meses de abril e maio em várias cidades do Vale do Paraíba.
Noite de Jongo – as homenagens prossenguem com a Noite dos Tambores, às 19h, no Centro Cultural Clemente Gomes (Av. Olivo Gomes, 100 – Pq. Da Cidade). No evento haverá rodas de jongo com a participação de representante do IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e dos grupos Mistura da Raça, “Sementes da África” de Barra do Piraí/RJ; e Congada Filhos de N’Zambi, do mestre Lourenço.
Programação:
7h às 8h – Distribuição de café com leite e biscoito de polvilho à comunidade presente
7h30 – Chegada dos Cavaleiros à igreja São Benedito para o levantamento do mastro em homenagem a São Benedito. A instalação do mastro se dará pelos próprios cavaleiros e a família Barbosa “Muladeiros e Seleiros”
8h – Cortejo de entrada da Irmandade de São Benedito e celebração da missa de abertura do evento
9h – Cortejo seguindo a Banda de Santana até a tenda ao lado da igreja para a Entrega do Prêmio “Culturas Populares” aos grupos selecionados na edição de 2013.
Apresentações dos grupos folclóricos:
9h30 - Moçambique de Eugênio de Melo
9h50 - Grupo de São Gonçalo
10h10 - Grupo Folia Três Reis Estrela do Oriente
10h30 - Cia Irmandade de Santos Reis
10h50 - Folia de Reis Mestre Zé Mira
11h10 - Moçambique da Vila Esperança
11h30 - Moçambique do Mestre Antônio - Vila Tesouro
11h50 - Grupo de Jongo Mistura da Raça com lançamento do CD “Jongo do Sudeste”
12h10 – Encerramento com a Participação Especial Jongo “Sementes da África” de Barra do Piraí/RJ
19h – Noite dos Tambores - Roda de Jongo no Centro Cultural Clemente Gomes da Fundação Cultural Cassiano Ricardo com participação de representante do IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e dos grupos:
- Mistura da Raça de São José dos Campos/SP;
- Grupo de Jongo “Sementes da África” de Barra do Piraí/RJ;
- Presença dos Mestres do Recife/PE: Zé Maria, Zé Negão e Maria com suas memórias ancestrais e do meio rural.
- Congada Filhos de N’Zambi – Mestre Seo Lourenço
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Muito Obrigado por comentar! Ficamos muito felizes com sua participação!!!