12 de nov. de 2014

[Se Liga!] Ingressos para o Concerto da OSSJC do dia 19/11/14 já estão sendo distribuidos!



A Orquestra Sinfônica de São José dos Campos (OSSJC) comemora o encerramento da Temporada Artística 2014 com obras de Marco Antonio Machado, compositor joseense, Richard Wagner e Mozart. O último concerto no Teatro Municipal será no dia 19/11 (quarta-feira), às 20h, sob regência do maestro Marcello Stasi e com a participação dos solistas Ana de Oliveira (violino) e Gabriel Marin (viola), do Duo Angá.
Ajude a Divulgar!! Curta!!!
A violinista Ana de Oliveira e o violista Gabriel Marin se conheceram em 2007 na Orquestra Sinfônica Brasileira. Ana de Oliveira era spalla e Gabriel Marin solista de viola. Participaram juntos de concertos de câmara e logo a afinidade musical deles ficou evidente. Em 2011, o Duo foi convidado pelo Maestro Gil Jardim para atuar como solistas do Concerto Duplo de Benjamin Britten com a Orquestra de Câmara da USP, na primeira execução no Brasil desta obra. O Duo Angá apresenta obras contemporâneas, principalmente brasileiras.

“A OSSJC tem excelentes músicos em sua formação, e considero o trabalho que vem sendo desenvolvido na orquestra de extrema importância para o público e para a vida cultural de São José dos Campos. Através de repertório variado, composto por obras tradicionais, contemporâneas e brasileiras, o público da cidade tem acesso ao melhor do repertório sinfônico durante a temporada de concertos”, disse a solista Ana de Oliveira, que se apresentou em alguns concertos da OSSJC em 2014 como spalla convidada e foi solista da obra de Guerra-Peixe no concerto de junho.

Gabriel Marin também já se apresentou com a OSSJC em 2013 e ficou gratificado com o convite para retornar este ano. “Eu conheci a OSSJC quando fiz um programa como Principal Viola convidado. Para mim, retornar agora como solista será um prazer”, conta o violista.

Outro destaque da noite é a peça “Os 12 Obstinados”, de Marco Antonio Machado, músico contemporâneo joseense, que pela primeira vez terá sua obra executada pela OSSJC. Autodidata na juventude, Marco Antonio começou a se interessar por música erudita na graduação de Guitarra Popular. Com apenas 30 anos, o músico é doutorando em Composição na UNICAMP e possui composições sendo executadas por orquestras e grupos instrumentais em todo o Brasil. Sua primeira estreia internacional será no dia 11 de novembro, no México, com a obra “Guitar”. A música “Os 12 Obstinados” foi premiada pela Secretaria de Estado da Cultura do Rio de Janeiro em 2012.

“É importante que a Orquestra sirva a cidade do ponto de vista criativo estimulando os compositores atuais a escreverem. Estive no ensaio da minha obra e pude acompanhar o trabalho e a dedicação dos músicos explorando a riqueza e a complexidade de música contemporânea que difere da linguagem da música popular ou folclórica. Espero que oportunidades como esta se tornem cada vez mais frequentes”, disse Marco Antonio.

O maestro Marcello Stasi complementa que a OSSJC tem um histórico de encomendas de obras inéditas focadas na aproximação entre a linguagem popular e a música de concerto, como no caso das obras para viola caipira e orquestra encomendadas aos compositores Neymar Dias e Jayme Allen. “Já a música do Marco Antonio Machado situa-se dentro do âmbito da música de concerto contemporânea e é estimulante saber que podemos servir como canal de comunicação entre um compositor joseense e o público da  nossa cidade”, ressaltou o maestro.

O concerto do dia 19 será o último da temporada de apresentações realizadas pela Orquestra no Teatro Municipal em 2014. Nesta noite será feito o lançamento da campanha para captação de recursos através dos benefícios fiscais concedidos pela Lei Rouanet (lei federal de incentivo à cultura). Além de conhecer os projetos da Orquestra, o público será informado sobre como fazer para apoiar a temporada em 2015, destinando parte do seu imposto de renda devido.

O concerto é gratuito e aberto ao público. Os ingressos começam a ser distribuídos no dia 12/11 (quarta-feira), na portaria do Parque Vicentina Aranha. Podem ser retirados até dois ingressos por pessoa. No dia da apresentação serão distribuídos 120 ingressos no Teatro Municipal, uma hora antes do espetáculo.

Ainda em novembro, dia 30, a Orquestra se apresenta com a Orquestra Jovem de Guarulhos no Centro da Juventude e em dezembro tem concerto com o Coro Jovem de São José dos Campos. No dia 14 ao ar livre, no Parque Vicentina Aranha, e no dia 17 na Catedral São Dimas.

A Orquestra Sinfônica de São José dos Campos foi criada em 2004 e, atualmente, é mantida pela Prefeitura Municipal de São José dos Campos, através da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, tendo a AJFAC (Associação Joseense para o Fomento da Arte e da Cultura) como entidade gestora. Conta também com o apoio das empresas Huesker, Laboratório Oswaldo Cruz, Gráfica Copcentro e com a promoção do Jornal O Vale e da Rádio Jovem Pan. Informações: www.orquestrasjc.org.br e facebook.com/orquestrasjc.


"Os Eventos são de inteira responsabilidade dos envolvidos (estabelecimento, artistas...), a Agenda Cultural apenas divulga o que nos é passado. Eventos sujeitos a alteração de data, horário e local. Mais informações favor confirmar com o local indicado. Muito Obrigada."  


PARCEIROS:



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito Obrigado por comentar! Ficamos muito felizes com sua participação!!!