10 de nov. de 2016

[16 a 18/11/16] Ópera Studio Vale promove uma semana de Ópera em Taubaté



As récitas acontecerão nos dias 16, 17 e 18, às19h30, no Teatro Metrópole, em Taubaté.

A entrada é gratuita.
Ajude a Divulgar!! Curta!!!
O projeto social de música erudita, Ópera Studio Vale (conveniado ao Núcleo FUNAC UNITAU), em parceria com a Secretaria de Turismo e Cultura do município de Taubaté realizam na terceira semana de novembro, a montagem de uma grande obra escrita pelo compositor italiano, Gaetano Donizetti, a ópera O Elixir do Amor.

Produzida pela Orfeo Produções Artísticas, a montagem desta peça cômica é toda ambientada nos cenários da região do Vale do Paraíba e Serra da Mantiqueira, trazendo aos espectadores alguns dos principais elementos da cultura caipira, como por exemplo, a tradicional dança de fitas com a Cia Lua Bailarina, além dos figurinos criados por Hiago Correa e Patrícia Teixeira, alunos do Ópera Studio, e inspirados nos conhecidos trajes de chita, habitualmente usados pelos antigos habitantes da região.

Três grandes painéis de papel formarão o fundo do cenário, e neles os artistas plásticos do Grupo dos 10 vão pintar o casario, a venda e a igreja da vila, e a plateia poderá ver no primeiro dia de apresentação, ao vivo, a conclusão da obra plástica do cenário. Os adereços feitos à mão refletem o colorido da região e do seu povo, que, no caminhar dos dias, cuida para que sua cultura se mantenha viva.

A montagem conta com um quarteto de cordas e o pianista convidado Renan Branco, do Theatro São Pedro, além de contar, no segundo ato,com alunos da Famutre (Fanfarra Municipal de Tremembé), preparados pelo Prof. e trompetista Cesar Pimenta para comporem a Banda de cena. Yuri Jaruskevicius, barítono de reconhecido talento é o convidado especial para o papel do charlatão Dulcamara. A regência está a cargo da Prof. Me Juliana Christmann, que responde pela direção musical do Opera Studio do Vale.

Em 2016 foram realizados oito concertos de música erudita no Museu Histórico de Taubaté, e no Teatro Metrópole, onde acontecerão as apresentações deste mês. Atualmente o OSV atende a cantores e estudantes de canto lírico que vem de toda a região do Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira e Litoral Norte.

O projeto social completa no mês de novembro 40 apresentações em dois anos de existência. A principal meta da equipe é proporcionar aos estudantes experiência de palco, bem como aulas de interpretação, fonética e técnica vocal, aplicadas á ópera. “Junto com o canto, o aluno deve dominar muitas outras coisas, como a composição e interpretação de um personagem, a fonética de outros idiomas, entre outros detalhes”, destaca Mere Oliveira, Diretora do OSV. O Elixir do Amor será a ultima produção operística deste ano. Todas as récitas realizadas este ano foram apoiadas e patrocinadas pela Fundação de Arte e Cultura da Universidade de Taubaté (FUNAC-UNITAU), Secretaria de Turismo e Cultura de Taubaté e Orfeo Produções Artísticas.

Contatos: operastudiovale@gmail.com (12) 997875994

www.operastudiovale.com


"Os Eventos são de inteira responsabilidade dos envolvidos (estabelecimento, artistas...), a Agenda Cultural apenas divulga o que nos é passado. Eventos sujeitos a alteração de data, horário e local. Mais informações favor confirmar com o local indicado. Muito Obrigada."  


PARCEIROS:





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito Obrigado por comentar! Ficamos muito felizes com sua participação!!!