#ad

31 de jan de 2017

[04 e 05/02/17] Programação do Parque Vicentina Aranha



Biblioteca ao Ar Livre, Aula Aberta de Yoga, Oficina Infantil de Percussão, Música no Parque: Ana Moreno canta Pixinguinha.




Fazer a Agenda Cultural me toma tempo e hoje faço sem ganhar nada dos artistas e estabelecimentos! Se você gosta da Agenda Cultural, qualquer ajuda será muito bem vinda!!




Ajude a Divulgar!! Curta!!!
No mês de fevereiro, o Parque Vicentina Aranha abre as portas da Biblioteca ao Ar Livre, uma biblioteca passeante, réplica do Pavilhão Alfredo Galvão, repleta de livros infantis e infanto-juvenis. A Biblioteca estará aberta às terças-feiras das 15h às 17h, e aos domingos das 09h às 12h, para uma gostosa leitura no Parque. Lembramos que é necessário do acompanhamento do responsável durante a atividade.

No sábado (04) às 09h30, o Projeto Vicentina Qualidade de Vida, em parceria com o Centro de Soluções em Saúde, realiza uma Aula Aberta de Yoga. O Yoga, quando praticado com regularidade, além dos benefícios físicos é capaz de melhorar a qualidade de vida provendo bem estar, serenidade e paz interior. Para participar da aula não é necessário conhecimento prévio da prática, basta comparecer com um mat de yoga, canga, esteira ou toalha de banho.

Para integrar os preparativos para o Carnaval, aos domingos 05, 12 e 19/02 a partir das 09h30, o Parque Vicentina Aranha realiza uma Oficina Infantil de Percussão feita com materiais recicláveis. Quem comanda e atividade é Almir Mello, músico, compositor, produtor cultural, arte-educador e pesquisador da cultura musical brasileira, com trabalhos reconhecidos no Brasil e exterior. Além de aprender a importância da percussão, um dos principais elementos da música, a atividade também propõe o reaproveitamento de materiais, despertando a consciência ecológica das crianças. A Oficina atenderá até 40 crianças sem restrição de faixa etária, por ordem de chegada.

No domingo (05) às 10h30, o Projeto Música no Parque apresenta o show Choro Cantado, com a cantora Ana Morena interpretando sucessos de Pixinguinha. Num formato de trio: voz, violão e flauta, Ana Morena apresenta ao público um espetáculo que passeia por composições hoje consideradas clássicos da música brasileira, como Rosa, Fala Baixinho, Lamentos e Carinhoso, sua peça mais famosa que completa 100 anos em 2017.  Pixinguinha criou sua melodia quase 20 anos antes de Braguinha fazer a letra e dar o passo decisivo para a música virar um clássico e ostentar o mérito de ser uma das composições mais gravadas de nossa música popular. Por muito tempo ela ficou inédita porque era um choro fora dos padrões, uma música inovadora.

Ainda no domingo (05), das 09h às 13h30, ocorre a Feira de Artesanato Mãos e Arte e a Feira Agroecológica, parte integrante do Projeto Vicentina Qualidade de Vida, com a venda de produtos agroecológicos cultivados por produtores regionais, como hortaliças, frutas, pães, geleias e derivados do leite.

SERVIÇO

BIBLIOTECA AO AR LIVRE
Data: 01/02 a 21/02
Local: Biblioteca Itinerante
Todas as terças-feiras | Das 15h às 17h
Todos os domingos| Das 09h às 12h00
Entrada Franca.

YOGA NO PARQUE 
04/02 – Sábado | 09h30
Local: Bambuzal
Realização: Círculo Saudável
Entrada Franca.

CURSOS E OFICINAS: OFICINA INFANTIL DE PERCUSSÃO
Datas: 05, 12 e 19/02 | Domingos
Horário: 09h30
Faixa etária: Livre
Local: Biblioteca ao Ar Livre
Atendimento de 40 crianças, por ordem de chegada.
Entrada Franca.

MÚSICA NO PARQUE: CHORO CANTADO COM ANA MORENA 
Data: 05/02 – Domingo
Horário: 10h30
Local: Bambuzal, ao lado da Capela Sagrado Coração de Jesus
Entrada Franca.

FEIRA DE ARTESANATO “MÃOS E ARTE”  
Todos os domingos.
Horário: 09h às 14h
Local: ao lado da Capela
Entrada Franca.

FEIRA AGROECOLÓGICA
Todos os domingos.
Horário: 09h às 14h | *Entrada pelo portão da Avenida São João
Alimentos e produtos agroecológicos, cultivados por produtores regionais. Traga a sua sacola ecológica.
Entrada Franca.

Sobre o Parque Vicentina Aranha

Foi inaugurado pela Santa Casa de Misericórdia em 1924 como Sanatório Vicentina Aranha, um dos maiores centros para tratamento de tuberculose da América Latina. É tombado como patrimônio histórico pelo COMPHAC (Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Artístico, Paisagístico e Cultural do Município de São José dos Campos) e Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e turístico). Desde 2006, funciona como Parque Vicentina Aranha e é gerido pela Prefeitura Municipal de São José dos Campos, tendo desde 2011 a AFAC - Associação para o Fomento da Arte e da Cultura – como Organização Social de Cultura, a qual desenvolve atividades culturais no espaço e promove a recuperação das edificações com obras de manutenção e restauro.

O Projeto Vicentina Qualidade de Vida conta com o apoio do Grupo Sabin e do Instituto de Oncologia do Vale.

O Parque Vicentina Aranha conta com o patrocínio do Instituto de Oncologia do Vale, Degraus, Hospital e Maternidade Policlin, Gráfica Copcentro, e a promoção do Jornal O Vale, Portal Meon e Rádio Jovem Pan.

Rua Eng. Prudente Meireles de Moraes, 302, Vila Adyana – São José dos Campos/SP
Telefone: 12 3911-7090
Instagram: @Parque_Vicentina
www.facebook.com/parquevicentinaaranha
www.pqvicentinaaranha.org.br



"Os Eventos são de inteira responsabilidade dos envolvidos (estabelecimento, artistas...), a Agenda Cultural apenas divulga o que nos é passado. Eventos sujeitos a alteração de data, horário e local. Mais informações favor confirmar com o local indicado. Muito Obrigada."  


PARCEIROS: