#ad

26 de jan de 2017

[24 a 29/01/17] Programação semanal do Vicentina Aranha


Benoit Jazz Quartet
Aula-espetáculo de mágica, Cinemas: Aquarius, Esquadrão Suicida e Guardiões da Galáxia, Vivência Plantar, Cineminha de Férias: Kung Fu Panda 3, Palestra: O que é agroecologia?, Espetáculo Circense e Música no Parque com Benoit Jazz Quartet




Fazer a Agenda Cultural me toma tempo e hoje faço sem ganhar nada dos artistas e estabelecimentos! Se você gosta da Agenda Cultural, qualquer ajuda será muito bem vinda!!




Ajude a Divulgar!! Curta!!!
Essa é a última semana da Programação de Férias no Vicentina! Na terça-feira (24) às 16h, a Cia dos Homens de Palha de Circo e Teatro de São José dos Campos, apresenta a aula-espetáculo Os Mágicos e suas Histórias, uma atividade inspirada livremente no livro Abracadabra (2014, Ed. Clube dos Autores), de Rossini. O espetáculo fala sobre a história da mágica e da ilusão, que estão presentes nas civilizações desde à pré-história, mas nem sempre foram sinônimo de encantamento. Os mágicos, como Leonardo da Vinci, guardavam conhecimentos científicos secretos e foram responsáveis por importantes invenções que transformaram o mundo. Precedendo a aula-espetáculo, na mesma data às 15h, ocorrerá a abertura de uma exposição fotográfica que compartilha os resultados colhidos durante a circulação do espetáculo O Sumiço do Mágico Abracadabrus em feiras livres da cidade de São José dos Campos. Uma parceria da Cia dos Homens de Palha de Circo e Teatro com a Odarah Fotografia.

Na terça-feira (24) às 19h, o Projeto Cinema no Parque, que tem o propósito de difundir o cinema nacional e filmes excluídos do circuito de salas comerciais ao público adulto; exibe o comentado drama nacional Aquarius, que trouxe de volta as telas do cinema brasileiro depois de 15 anos a atriz Sonia Braga, que teve sua atuação premiada na categoria Melhor Atriz no prêmio Cannes Awards 2016. O longa recebeu diversas indicações e premiações, incluindo a de Melhor Filme no Festival de Sydney, Festival World Cinema Amsterdam e o Troféu APCA. Recentemente, o filme também foi eleito pelos críticos brasileiros, através da Abraccine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema), o melhor filme brasileiro de 2016.

O Projeto Vicentina Qualidade de Vida realiza nesta quarta-feira (25) às 09h, a última atividade de Programação de Férias no Vicentina, a Vivência Plantar. Crianças de 04 à 10 anos, sob orientação do Pupa Permacultura, são convidadas a colocar a mão na terra para um plantio de mudas no Parque Vicentina Aranha, conectando os sentidos e a natureza para construção de memórias longe dos tablets e celulares.

Devido as chuvas da última semana, a sessão de Cinema ao Ar Livre Especial Marvel vs DC Comics foi remarcada para esta semana, desta vez com duas exibições dentro da Sala de Leitura Réginaldo Poeta. Na quarta-feira (25) às 19h, será exibido o filme Esquadrão Suicida (2016), uma aventura com os super vilões da editora americana de quadrinhos DC Comics que foi recorde de bilheteria em 2016. E na quinta-feira (26), também às 19h, será exibido o longa-metragem Guardiões da Galáxia, com personagens da editora Marvel.

O Cineminha de Férias chega a sua última edição com a exibição da animação Kung Fu Panda 3  (2016) na quarta-feira (26) às 15h30 na Sala de Leitura. O filme, uma produção Americano-Chinês de animação computadorizada criado pela DreamWorks Animation e Oriental DreamWorks, foi sucesso de bilheteria em todo mundo em 2016.  Para deixar o Projeto Cinema no Parque ainda melhor, a AFAC foi contemplada com recursos do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FUMDICAD) por meio do CMDCA.

Sendo a alimentação um dos temas centrais do Projeto Vicentina Qualidade de Vida, o Parque Vicentina Aranha convida o engenheiro agrônomo João Marcelino para uma palestra na quinta-feira (26) às 19h30 com o tema O que é agroecologia? Qual a diferença entre agroecologia, agricultura orgânica e agricultura convencional? Após a palestra, o engenheiro participa de uma roda de conversa aberta, esclarecendo dúvidas sobre o tema e propondo uma reflexão sobre quais tipos de produtos que levamos à mesa.

No domingo (29) a partir das 09h30, nos despedimos da Programação de Férias no Vicentina com a Charanguinha com a Banda de Circo, uma charanga em uma divertida vivência musical que será um aquecimento para a apresentação circense O Sumiço do Mágico Abracadabrus, com a Cia dos Homens de Palha. O espetáculo narra a história do mágico Abracadabrus, que desapareceu misteriosamente durante um número de escapismo sem deixar rastros. Alguns disseram que ele continua preso dentro do cofre no fundo do rio, mas o que poucos sabem é que talvez o mágico Abracadabrus esteja mais próximo do que se imagina.

Também no domingo (29) às 10h30, o Projeto Música no Parque recebe o guitarrista Benoit Decharneux. O show Benoit Jazz Quartet é uma fusão de jazz, rock e música brasileira ao lado dos músicos Henrique Macedo (baixo), Elias Pontes (bateria) e Raul de Sá (teclados). Benoit é belga, mas adotou o Brasil há mais de 40 anos. O guitarrista, que tem uma longa carreira na música instrumental, lançou em 2004 seu primeiro trabalho autoral, o CD Amizade. No show no Parque Vicentina Aranha, o quarteto apresenta temas autorais, standards, bossa nova, blues e jazz fusion.

Ainda no domingo (29), das 09h às 13h30, ocorre a Feira de Artesanato Mãos e Arte e a Feira Agroecológica, parte integrante do Projeto Vicentina Qualidade de Vida, com a venda de produtos agroecológicos cultivados por produtores regionais, como hortaliças, frutas, pães, geleias e derivados do leite.

FÉRIAS NO VICENTINA
EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA: O CIRCO NO OLHO DA RUA
Data: 24/01 – Terça-feira
Horário: 15h00
Local: Sala de Leitura Réginaldo Poeta
Entrada Franca.

FÉRIAS NO VICENTINA
AULA-ESPETÁCULO: OS MÁGICOS E SUAS HISTÓRIAS
Data: 24/01 – Terça-feira
Horário: 16h00
Local: Sala de Leitura Réginaldo Poeta
Entrada Franca.
Estas atividades foram beneficiadas pelo Fundo Municipal de Cultura, ano de 2016.

CINEMA NO PARQUE: AQUARIUS
Data: 24/01 – Terça-feira
Horário: 19h00
Local: Sala de Leitura Réginaldo Poeta
Direção: Kleber Mendonça Filho| Gênero: Drama, Suspense| Ano: 2016 | Duração: 2h 25min | Classificação: 16 anos
Entrada Franca.
Sinopse: Clara (Sonia Braga) tem 65 anos, é jornalista aposentada, viúva e mãe de três adultos. Ela mora em um apartamento localizado na Av. Boa Viagem, no Recife, onde criou seus filhos e viveu boa parte de sua vida. Interessada em construir um novo prédio no espaço, os responsáveis por uma construtora conseguiram adquirir quase todos os apartamentos do prédio, menos o dela. Por mais que tenha deixado bem claro que não pretende vendê-lo, Clara sofre todo tipo de assédio e ameaça para que mude de ideia.

VICENTINA QUALIDADE DE VIDA ESPECIAL: VIVÊNCIA PLANTAR
Datas: 25/01 – Quarta-feira
Horário: às 09h
Faixa etárias: 04 aos 10 anos
Atendimento de 15 crianças por ordem de chegada.
Local: Quiosque Cia Paulista
Realização: Pupa Permacultura
Entrada Franca.

ESPECIAL CINEMA DE FÉRIAS: ESQUADRÃO SUICIDA 
Data: 25/01 – Quarta-feira
Horário: 19h00
Local: Sala de Leitura Réginaldo Poeta
150 Lugares por ordem de chegada.
Direção: David Ayer | Gêneros Ação, Fantasia | Ano: 2016 | Duração: 2h03min | Classificação: 12 anos | Legendado
Entrada Franca.
Sinopse: Um time dos mais perigosos e encarcerados supervilões são contratados por uma agência secreta do governo, para combater uma poderosa entidade. No entanto, quando eles percebem que não foram escolhidos apenas para ter sucesso, mas também por sua óbvia culpa quando inevitavelmente falharem, terão que decidir se vale a pena ou não continuar correndo risco de morte.

CINEMINHA DE FÉRIAS: KUNG FU PANDA 3 
Data: 26/01 – Quinta-feira
Horário: 15h30
Local: Sala de Leitura Réginaldo Poeta
Direção: Jennifer Yuh, Alessandro Carloni| Gênero: Animação, Aventura, Comédia | Ano: 2016 | Duração: 1h 35min | Classificação: Livre
Entrada Franca.
Sinopse: Desta vez, Mestre Shifu tem como principal ensinamento fazer com que Po aprenda a técnica de dominação do Chi, uma espécie de energia vital. Porém, o atrapalhado panda acaba se desconcentrando com a chegada do pai de sangue, o panda Li, que o carrega para a vila secreta dos pandas – aguçando o ciúme do Sr Ping, o pai ganso de Po. Em paralelo, o poderoso touro Kai, O Coletor, um centenário inimigo do Mestre Oogway, reúne forças para voltar para o mundo dos vivos e tomar o que ele acha que é dele por direito. Caberá a Po e seus amigos impedir o maléfico plano do vilão.

ESPECIAL DE FÉRIAS: GUARDIÕES DA GALÁXIA
Data: 26/01 – Quinta-feira
Horário: 19h00
Local: Sala de Leitura Réginaldo Poeta
150 Lugares por ordem de chegada.
Direção: James Gunn | Gêneros Ação, Fantasia | Ano: 2014 | Duração: 2h01min | Classificação: 12 anos | Legendado
Entrada Franca.
Sinopse: Guardiões da Galáxia da Marvel expande o Universo Cinemático Marvel para o cosmo, onde o impetuoso aventureiro Peter Quill se vê como objeto de uma caçada implacável após roubar uma misteriosa esfera cobiçada por Ronan, um vilão poderoso com ambição que ameaça todo o universo.

VICENTINA QUALIDADE DE VIDA: DIÁLOGOS E DEBATES
O QUE É AGROECOLOGIA?
QUAL A DIFERENÇA ENTRE AGROECOLOGIA, AGRICULTURA ORGÂNCIA E AGRICULTURA CONVENCIONAL?
Data: 26/01 – Quinta-feira
Horário: 19h30
Local: Pavilhão São José
Entrada Franca.

FÉRIAS NO VICENTINA
CHARANGUINHA COM A BANDA DE CIRCO
Data: 29/01 – Domingo
Horário: 09h30
Local: Biblioteca ao Ar Livre, no Quiosque Cia Paulista
Entrada Franca.

FÉRIAS NO VICENTINA
APRESENTAÇÃO CIRCENSE: O SUMIÇO DO MÁGICO ABRACADABRUS
Data: 29/01 – Domingo
Horário: 10h00
Local: Biblioteca ao Ar Livre, no Quiosque Cia Paulista
Entrada Franca.

MÚSICA NO PARQUE: BENOIT JAZZ QUARTET
Data: 29/01 – Domingo
Horário: 10h30
Local: Bambuzal, ao lado da Capela Sagrado Coração de Jesus
Entrada Franca.

FEIRA DE ARTESANATO “MÃOS E ARTE”  
Todos os domingos.
Horário: 09h às 14h
Local: ao lado da Capela
Entrada Franca.

FEIRA AGROECOLÓGICA
Todos os domingos.
Horário: 09h às 14h | *Entrada pelo portão da Avenida São João
Alimentos e produtos agroecológicos, cultivados por produtores regionais. Não esqueça de trazer a sua sacola ecológica.
Entrada Franca.

Sobre o Parque Vicentina Aranha
Foi inaugurado pela Santa Casa de Misericórdia em 1924 como Sanatório Vicentina Aranha, um dos maiores centros para tratamento de tuberculose da América Latina. É tombado como patrimônio histórico pelo COMPHAC (Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Artístico, Paisagístico e Cultural do Município de São José dos Campos) e Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e turístico). Desde 2006, funciona como Parque Vicentina Aranha e é gerido pela Prefeitura Municipal de São José dos Campos, tendo desde 2011 a AFAC - Associação para o Fomento da Arte e da Cultura – como Organização Social de Cultura, a qual desenvolve atividades culturais no espaço e promove a recuperação das edificações com obras de manutenção e restauro.

O Projeto Vicentina Qualidade de Vida conta com o apoio do Grupo Sabin e do Instituto de Oncologia do Vale.

O Parque Vicentina Aranha conta com o patrocínio do Instituto de Oncologia do Vale, Degraus, Hospital e Maternidade Policlin, Gráfica Copcentro, e a promoção do Jornal O Vale, Portal Meon e Rádio Jovem Pan.

Rua Eng. Prudente Meireles de Moraes, 302, Vila Adyana – São José dos Campos/SP
Telefone: 12 3911-7090
Instagram: @Parque_Vicentina
www.facebook.com/parquevicentinaaranha
www.pqvicentinaaranha.org.br



"Os Eventos são de inteira responsabilidade dos envolvidos (estabelecimento, artistas...), a Agenda Cultural apenas divulga o que nos é passado. Eventos sujeitos a alteração de data, horário e local. Mais informações favor confirmar com o local indicado. Muito Obrigada."  


PARCEIROS: