#ad

9 de fev de 2017

[07 a 12/02/17] Programação semanal do Vicentina Aranha


Manfredini Blues Band

Leitura Guiada, Cine Qualidade de Vida: Eu Maior, Yoga para Adultos e Crianças, Antes do Pôr do Sol com Manfredini Blues Band, Cinema ao Ar Livre: A Chegada, Música no Parque: de Tom à Pixinguinha, com Diogo Oliveira

Fazer a Agenda Cultural me toma tempo e hoje faço sem ganhar nada dos artistas e estabelecimentos! Se você gosta da Agenda Cultural, qualquer ajuda será muito bem vinda!!




Ajude a Divulgar!! Curta!!!
Às terças-feiras das 15h às 17h, e aos domingos das 09h às 12h, o Parque Vicentina Aranha abre as portas da Biblioteca ao Ar Livre, uma biblioteca passeante repleta de livros infantis e infanto-juvenis, para uma gostosa leitura no Parque. Como parte da programação deste projeto, na terça-feira (07) às 15h, será realizada uma leitura guiada da obra Poeminhas da Terra (Ed. Pulo do Gato) de Márcia Leite, com ilustrações de Tatiana Móes. O livro apresenta singelos poemas sobre o cotidiano da vida na aldeia daqueles que são os primeiros habitantes do Brasil. A predominância de palavras de origem tupi-guarani, associadas às poéticas ilustrações em nanquim e aquarela, evocam uma profunda harmonia entre os seres e a natureza, aproximando o leitor da cultura dos povos indígenas. A Biblioteca ao Ar Livre e a leitura guiada são livres para todas as idades e requerem o acompanhamento do responsável durante a atividade.

O Projeto Vicentina Qualidade de Vida exibe na terça-feira (07) às 19h o documentário nacional Eu maior (2013), uma reflexão coletiva através de entrevistas com pessoas de diferentes áreas de atuação, incluindo atores, líderes espirituais e teóricos, sobre questões da sociedade contemporânea e a busca pela felicidade. Visando o exercício de autoconhecimento, os entrevistados dão depoimentos sobre impressões pessoais de conceitos enraizados na sociedade. A produção do documentário é uma iniciativa da ONG DoBem, produzido pela Catalisadora Audiovisual. Seu financiamento foi alcançado por meio de uma iniciativa inédita de crowdfunding com incentivo fiscal, somando mais de 600 patrocinadores pessoa-física ao apoio de marcas e da Ancine.

Na quinta-feira (09) às 09h30, o Projeto Vicentina Qualidade de Vida recebe o fisioterapeuta osteopata Dr. Marcel Andrade que conduzirá uma palestra seguida de uma conversar aberta sobre Como o uso crônico de anti-inflamatórios afeta a saúde. Ao longo da história, a medicina tradicional vem buscando como aliada a farmacologia para o tratamento da maioria das doenças. Principalmente nos casos de alterações ortopédicas, sobretudo em condições traumáticas, o uso de anti-inflamatórios é necessário. Entretanto, quando aparecem disfunções sem causa traumática, ou ainda degenerações estruturais crônicas, o uso desses medicamentos como forma de reduzir o nível da dor pode trazer prejuízos à saúde. Compreender melhor esse tema e evitar a hiper-medicalização pode prevenir muitas doenças ou ainda impedir o agravamento de outras.

Sábado (11), adultos e crianças poderão aproveitar os benefícios da Yoga no Parque Vicentina Aranha. Para crianças de 04 a 10 anos, a atividade será em dois horários: às 09h30 e às 11h, com o atendimento de 15 crianças por turma. Direcionada para crianças, a prática é feita de forma lúdica, estimulando as sensações do movimento, estabilidade e o envolvimento com as emoções. Serão aplicados exercícios de Yoga que utilizam a criatividade e a imaginação infantil através de mímicas, histórias, desenhos, jogos e teatro, com o intuito de proporcionar uma melhor qualidade de vida às crianças. Já os adultos são convidados a participar de uma Aula Aberta de Yoga ao ar livre às 09h30, no Bambuzal do Parque. Para ambas as atividades, adulto e infantil, não é necessário o conhecimento prévio da prática, basta comparecer com um tapete de yoga, canga ou toalhas.

Aproveitando os últimos raios do horário de verão, o projeto musical Antes do Pôr do Sol está de volta e apresenta Manfredini Blues Band no sábado (11) a partir das 17h30. Antes da Sessão de Cinema ao Ar Livre, a banda apresenta um repertório com clássicos do blues e releituras que transcendem as gerações de ouvintes e apaixonados pelo gênero. Após o show, no mesmo local às 20h, será exibido ao ar livre o comentado filme A Chegada. Lançado em setembro de 2016 no Festival de Veneza, o longa metragem já é considerado uma mistura perfeita entre ficção científica e drama, mais que uma produção única, uma verdadeira experiência. É baseado no conto Story of Your Life (1999) de Ted Chiang e recebeu oito indicações ao Oscar 2017, entre elas Melhor Filme e Melhor Diretor. Para deixar o sábado ainda melhor, o Parque contará com a presença de food trucks e bike foods das 16h às 21h30.

No domingo (12), os frequentadores são convidados há chegar um pouco mais cedo para aproveitar a tranquilidade do Parque, fundamental para a atividade Observatório de Pássaros. Ás 08h, um grupo de até 10 pessoas por ordem de chegada, poderá participar de uma caminhada guiada pelo médico veterinário Vagner Luis Camilotti, para observar as diversas espécies de aves que habitam o Parque Vicentina Aranha.  O projeto objetiva conectar as pessoas com a biodiversidade do meio urbano através da observação de aves, desenvolvendo nessas o espírito de conservação da natureza.

Para integrar os preparativos para o Carnaval no Vicentina, no domingo (12) às 09h30, ocorre o segundo encontro da Oficina Infantil de Percussão feita com materiais recicláveis, que terá o seu terceiro e último encontro no dia 19/02, no mesmo horário. Quem comanda e atividade é Almir Mello, músico, compositor, produtor cultural, arte-educador e pesquisador da cultura musical brasileira, com trabalhos reconhecidos no Brasil e exterior. Além de confeccionar seus próprios instrumentos, o grupo irá ensaiar o Bloquinho D’Angolinha para brincar a Matinê D’Angolinha no dia 26 de fevereiro.

No domingo (12) às 10h30, o violonista Diogo Oliveira apresenta um repertório variado da produção musical de dois gênios da música brasileira homenageados na Programação Cultural de Fevereiro do Parque: Tom Jobim e Pixinguinha. Se ainda vivos, em 2017 Tom Jobim completaria 90 anos e Pixinguinha 120 anos. No show, Diogo Oliveira executa composições dos mestres e suas parcerias, não podendo ficar de fora Vinicius de Moraes, que foi amigo e parceiro de composição de ambos, além de Chico Buarque, Donga, João de Barro e outros. Para acompanhar o evento, o Parque contará com a presença de food trucks e bike foods na mesma data, das 10h às 16h.

SERVIÇO

BIBLIOTECA AO AR LIVRE
Data: 01/02 a 21/02
Local: Biblioteca Itinerante
Todas as terças-feiras | Das 15h às 17h
Todos os domingos | Das 09h às 12h00
Faixa etária: Livre
Entrada franca.

LEITURA AO PÉ DA ÁRVORE: POEMINHAS DA TERRA
Data: 07/02 | Terça-feira
Horário: 15h
Faixa etária: Livre
Entrada franca.

CINE QUALIDADE DE VIDA: EU MAIOR 
Data: 07/02 – Terça-feira
Horário: 19h
Local: Sala de Leitura Réginaldo Poeta
Direção: Fernando Schultz, Paulo Schultz| Gênero: Documentário| Ano: 2013 | Duração: 1h 30min | Classificação: Livre
Entrada Franca

PROMOÇÃO E PREVENÇÃO DA SAÚDE
PALESTRA: COMO O USO CRÔNICO DE ANTI-INFLAMATÓRIOS AFETA SUA SAÚDE?
Data: 09/02 | Quinta-feira
Horário: 09h30
Local: Sala de Leitura Réginaldo Poeta
Realização: Centro de Soluções em Saúde – CSS
Parceria: Nibs Juice Bar
Entrada Franca.

YOGA PARA CRIANÇAS
Data: 11/02 | Sábado
Horário: 09h30 Turma I | 11h Turma II
Local: Quiosque Pavilhão Paulista
Idade: 04 a 10 anos
Atendimento de 15 crianças por turma, por ordem de chegada. Necessário trazer tapete de yoga, canga ou toalha.
Realização: Canto da Yoga
Entrada Franca.

YOGA NO PARQUE         
11/02 – Sábado
Horário: 09h30
Local: Bambuzal
Necessário trazer tapete de yoga, canga ou toalha.
Realização: Eduardo Pereira e Cris Tomita
Entrada franca.

ANTES DO PÔR DO SOL com MANFREDINI BLUES BAND 
Data: 11/02 – Sábado
Horário: 17h30
Local: ao lado do Cinema ao Ar Livre.
Presença de Food Trucks e Bike Foods das 16h às 21h30.
Entrada Franca.

CINEMA AO AR LIVRE: A CHEGADA 
Data: 11/02 – Sábado
Horário: 20h
Local: Telão de Cinema ao Ar Livre atrás do Pavilhão Marina Crespi
Direção: Denis Villeneuve | Gênero: Ficção Científica| Ano: 2016 | Duração: 1h56min | Classificação: 12 anos | Legendado
Em caso de chuva a exibição será cancelada.
Presença de Food Trucks e Bike Foods das 16h às 21h30.
Entrada franca.
Sinopse: Quando seres interplanetários deixam marcas na Terra, a Dra. Louise Banks, uma linguista especialista no assunto, é procurada por militares para traduzir os sinais e desvendar se os alienígenas representam uma ameaça ou não. No entanto, resposta para todas as perguntas e mistérios pode ameaçar a vida de Louise e a existência de toda a humanidade.

VICENTINA QUALIDADE DE VIDA: OBSERVATÓRIO DE PÁSSAROS
12/02 | Domingo
Horário: 08h
Saída do Quiosque Alfredo Galvão
Médico veterinário responsável: Vagner Luis Camilotti.
Grupos de até 10 pessoas por ordem de chegada.
Entrada franca.

OFICINA DE PERCUSSÃO PARA O D’ANGOLINHA
Datas: 12 e 19/02 | Domingos
Horário: 09h30
Faixa etária: Livre
Local: Biblioteca ao Ar Livre
Entrada Franca.

MÚSICA NO PARQUE: DE TOM À PIXINGUINHA, COM DIOGO OLIVEIRA 
Data: 12/02 | Domingo
Horário: 10h30
Local: Bambuzal, ao lado da Capela Sagrado Coração de Jesus
Entrada Franca.

Sobre o Parque Vicentina Aranha

Foi inaugurado pela Santa Casa de Misericórdia em 1924 como Sanatório Vicentina Aranha, um dos maiores centros para tratamento de tuberculose da América Latina. É tombado como patrimônio histórico pelo COMPHAC (Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Artístico, Paisagístico e Cultural do Município de São José dos Campos) e Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e turístico). Desde 2006, funciona como Parque Vicentina Aranha e é gerido pela Prefeitura Municipal de São José dos Campos, tendo desde 2011 a AFAC - Associação para o Fomento da Arte e da Cultura – como Organização Social de Cultura, a qual desenvolve atividades culturais no espaço e promove a recuperação das edificações com obras de manutenção e restauro.

O Projeto Vicentina Qualidade de Vida conta com o apoio do Grupo Sabin e do Instituto de Oncologia do Vale.

O Parque Vicentina Aranha conta com o patrocínio do Instituto de Oncologia do Vale, Degraus, Hospital e Maternidade Policlin, Gráfica Copcentro, e a promoção do Jornal O Vale, Portal Meon e Rádio Jovem Pan.

Rua Eng. Prudente Meireles de Moraes, 302, Vila Adyana – São José dos Campos/SP
Telefone: 12 3911-7090 | Instagram: @Parque_Vicentina 


"Os Eventos são de inteira responsabilidade dos envolvidos (estabelecimento, artistas...), a Agenda Cultural apenas divulga o que nos é passado. Eventos sujeitos a alteração de data, horário e local. Mais informações favor confirmar com o local indicado. Muito Obrigada."  


PARCEIROS: