30 de jun. de 2017

[29/06 a 02/07/17] Programação semanal do Vicentina Aranha



A terceira edição de A Cidade em 4 Tempos, que ocorrerá na quinta-feira (29) às 19h,  apresenta um diálogo sobre a identidade de São José dos Campos. Considerando que o espaço urbano é um universo em constante movimento, o encontro coloca em pauta os elementos que presumem a identidade da nossa cidade. Sob mediação da Diretora Geral da AFAC e do Parque Vicentina Aranha, Angela Tornelli, as convidadas Ângela Savastano, cientista social e folclorista, idealizadora do Centro de Estudos da Cultura Popular, diretora do Museu do Folclore de São José dos Campos e supervisora do Projeto Ecomuseu Campos de São José; Valéria Regina Zanetti, doutora em História coordenadora do Núcleo de Pesquisa Pro-Memória São José dos Campos e Jacareí, autora de "Cidade e Identidade: São José dos Campos e dos Ares" e membro do Conselho Municipal de Turismo de São José dos Campos; e o Prof. Dr. Pedro Ribeiro, etnógrafo e fotógrafo, lançando o livro "Vida Caipira", uma versão reescrita de sua tese de doutorado, defendida no Departamento de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP; resultado de uma pesquisa de cinco anos acompanhando uma família caipira da cidade de Cunha no seu dia a dia. Ao longo de 4 encontros, que serão realizados até o aniversário de 250 anos de São José dos Campos (comemorado em 27 de julho), A Cidade em 4 Tempo têm traçado um panorama sobre a formação do munícipio e reflexões sobre a cidade do futuro, através de diálogos construtivos com especialistas e convidados.



Fazer a Agenda Cultural me toma tempo e hoje faço sem ganhar nada dos artistas e estabelecimentos! Se você gosta da Agenda Cultural, qualquer ajuda será muito bem vinda!!




Ajude a Divulgar!! Curta!!!
Atendendo a pedidos dos frequentadores do Parque Vicentina Aranha, a partir do mês de julho, a atividade Treinamento Caminha e Corrida ampliou seus horários, passando a ocorrer todos os sábados às 07h30. Nestes encontros vamos preparar os músculos para o treinamento mais intenso com exercícios funcionais, posturais e de alongamento.  Além de aprender o gesto técnico correto da caminhada e da corrida, os participantes irão aprender a fazer a monitoração da frequência cardíaca para dosar adequadamente a intensidade do exercício.

Ainda no sábado (01) a partir das 08h30, o projeto Vicentina Qualidade de Vida apresenta a Manhã Saudável, um convite às pessoas que buscam qualidade de vida aliada ao bem-estar, saúde, alimentação e boas práticas. A manhã começa com uma aula aberta de Artes Corporais da Medicina Tradicional Chinesa, seguida de uma Prática de Relaxamento, um Piquenique Comunitário Saudável e, para finalizar a manhã, uma Roda de Conversa: Você vive o que acredita. Para participar basta comparecer com um tapete de yoga ou canga. Traga sua contribuição para o piquenique comunitário.

A Roda de Conversa, parte das atividades da Manhã Saudável, propõe uma reflexão sobre a existência, decisões e escolhas, levantando questionamentos como: Qual o propósito da minha existência? Quem sou EU? Quais são os MEUS sonhos? O que eu realmente quero? Qual o real motivo das minhas decisões? A atividade objetiva auxiliar as pessoas a resgatarem seu propósito de vida, sua individualidade, pois a falta de respostas a  esses questionamentos podem trazer problemas como a depressão, stress e ansiedade. Com Karine Honório Formada pelo Instituto Brasileiro de Coaching em Professional & Self Coach, atua com Propósito de vida, trabalhando conflitos e relacionamentos pessoais.

No domingo (02) às 10h, o Vicentina Qualidade de Vida apresenta uma Aula de Yoga para Crianças de 04 à 10anos. A atividade é feita de forma lúdica, estimulando as sensações de movimento, estabilidade e o envolvimento com as emoções, que são trabalhadas pela união de mente, corpo e espírito. Serão aplicados exercícios de Yoga que utilizam a criatividade e a imaginação infantil através de mímicas, histórias, desenhos, jogos e teatro, com o intuito de proporcionar uma melhor qualidade de vida às crianças.

O projeto Música no Parque recebe no domingo (02) às 10h30, a banda Circo Motel, apresentando seu segundo álbum, Auê, certa vez definido por rock soul tropical. Estão lá as raízes do álbum de estreia (Sobre Coiotes e Pássaros, 2011), mas dançando. Lançado em 2016 em São Paulo, o disco é a base do grupo ao vivo, em faixas como Feijoada, Bom Camarada e Coração Tropical.

SERVIÇO

A CIDADE EM 4 TEMPOS: A IDENTIDADE DA CIDADE
Data: 29/06 | Quinta-feira
Horário: 19h
Local: Atrium Pavilhão São José
Convidadas: Ângela Savastano, Valéria Regina Zanetti e Pedro Ribeiro
Medição: Angela Tornelli
Entrada Franca.

VICENTINA QUALIDADE DE VIDA
TREINAMENTO CAMINHADA E CORRIDA
Todos os sábados | Horário: 7h30
Local: Quiosque São João
Parceria: Cia. Athletica Unidade São José dos Campos
Entrada Franca.

VICENTINA QUALIDADE DE VIDA: MANHÃ SAUDÁVEL
Data: 01/07 | Sábado
Horário: 08h30
Local: Bambuzal, ao lado da Capela Sagrado Coração de Jesus
Parcerias: PRAXIS – Estudo e Prática das Arte Corporais Terapêuticas Chinesas, Circulo Saudável, It Greens – Sucos Prensados, Café sem Culpa , Giovana Shiatsu – Mãos que cuidam.
Entrada Franca.

Programação:
08h30 Artes Corporais da Medicina Tradicional Chinesa
09h30 Práticas de Relaxamento
10h30 Piquenique Comunitário Saudável
10h45 Roda de Conversa: Você vive o que acredita!

YOGA PARA CRIANÇAS
Data: 02/07 | Domingo
Horário: 10h
Local: Quiosque Alfredo Galvão
Idade: 04 a 10 anos
Entrada Franca. Atendimento de 15 crianças por ordem de chegada.
Necessário trazer tapete de yoga.
Parceria: Canto da Yoga

MÚSICA NO PARQUE
O AUÊ DO CIRCO MOTEL
Data: 02/07 | Domingo
Horário: 10h30
Local: Bambuzal, ao lado da Capela Sagrado Coração de Jesus
Entrada Franca.

Sobre o Parque Vicentina Aranha

Foi inaugurado pela Santa Casa de Misericórdia em 1924 como Sanatório Vicentina Aranha, um dos maiores centros para tratamento de tuberculose da América Latina. É tombado como patrimônio histórico pelo COMPHAC (Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Artístico, Paisagístico e Cultural do Município de São José dos Campos) e Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e turístico). Desde 2006, funciona como Parque Vicentina Aranha e é gerido pela Prefeitura Municipal de São José dos Campos, tendo desde 2011 a AFAC - Associação para o Fomento da Arte e da Cultura – como Organização Social de Cultura, a qual desenvolve atividades culturais no espaço e promove a recuperação das edificações com obras de manutenção e restauro.

O Projeto Vicentina Qualidade de Vida conta com o apoio do Grupo Sabin e do Instituto de Oncologia do Vale.
O Parque Vicentina Aranha conta com o patrocínio do Instituto de Oncologia do Vale, Gerdau, Degraus, Hospital e Maternidade Policlin, Gráfica Copcentro, e a promoção do Jornal O Vale e Rádio Jovem Pan.

Rua Eng. Prudente Meireles de Moraes, 302, Vila Adyana – São José dos Campos/SP
Telefone: 12 3911-7090 | Instagram: @Parque_Vicentina | Spotify: @Parque_Vicentina
www.facebook.com/parquevicentinaaranha
www.pqvicentinaaranha.org.br


"Os Eventos são de inteira responsabilidade dos envolvidos (estabelecimento, artistas...), a Agenda Cultural apenas divulga o que nos é passado. Eventos sujeitos a alteração de data, horário e local. Mais informações favor confirmar com o local indicado. Muito Obrigada."  


PARCEIROS:



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito Obrigado por comentar! Ficamos muito felizes com sua participação!!!