10 de set. de 2009

Antigo Fórum

antigo forum sao jose dos campos camara municipal cadeia posto fiscal do estado de sao paulo
Até o século XIX, a Câmara, forum e Cadeia funcionavam no mesmo prédio. Suas funções administrativas se revezavam e até muitas vezes se confundiam. A partir deste século, as estruturas administrativas concorrem para uma diviSão e reorganização de seus quadros. Este prédio representa ainda testemunho desta reorganização administrativa. Em 1926, o governo municipal propôs um novo prédio para o forum, na Praça Afonso Pena, 74, no Centro, ainda coligado à cadeia, mas separado da Câmara, já em outro local. O objetivo era demolir o antigo edifício, pois onde este se localizava pretendia-se criar o jardim da Praça Afonso Pena. No entanto, este prédio só seria construído em 1936. Abrigou o forum durante anos. Depois do mesmo ser transferido para a Rua Paulo Setúbal, passou a ser utilizado pela Coletoria Estadual e pelo Posto Fiscal do Estado, em 1979.
Com características arquitetônicas em estilo art-deco, ainda hoje mantém suas características originais, possuindo obras feitas pelo artista plástico taubateano Anderson Fabiano. É preservado pela lei Municipal n° 4633/94, de 26 de outubro de 1994.

Antigo Fórum (Atual posto fiscal do Estado)
Praça Afonso Pena, 74 - Centro
Tel: (12) 3921.2055
2ª a 6ª das 9h às 16h30

Um povo sem memória é um povo sem historia. Em nossas cidades há lugares tão marcantes que não imaginamos. São referencias que nos caracterizam e portanto fazem parte das nossas vidas e da nossa história.

Mande um email com os eventos para andreaquila@eletroaquila.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito Obrigado por comentar! Ficamos muito felizes com sua participação!!!