11 de dez. de 2009

Corais animam o Pátio dos Trilhos em Jacareí a partir de domingo

Nesses 15 dias que antecedem as Festas de Fim de Ano, as noites em Jacareí, além de mais iluminadas e coloridas pela decoração natalina, prometem mexer com a emoção das pessoas. A partir do próximo domingo (13), no Pátio dos Trilhos, começa a apresentação de corais -- as tradicionais canções de Natal podem ser apreciadas em cantatas, sinfonia, samba, choro e até rock progressivo.

“A música é uma forma de transmitir o sentimento de amor e solidariedade que o Natal desperta nas pessoas. E, se uma bela canção natalina sem dúvida mexe com a emoção das pessoas, agora imagine várias delas interpretadas por dezenas de vozes. Vai ser uma momento muito bonito para toda a população”, destaca a presidente da Fundação Cultural de Jacarehy, Sonia Regina Ferraz.

O Coral Coperarte abre a programação, às 20h, no domingo. Fundado há três anos, o coral é formado por 30 vozes de adultos e mais três crianças, que serão acompanhadas pela regente Marli Siqueira Ferreira Santos e mais a regente pianista Edith Raquel. O repertório de nove músicas inclui duas de autoria do próprio Coral Coperarte.

Na segunda-feira, dia 14, é a vez do Coral infanto-juvenil Maria Imaculada se apresentar no Pátio dos Trilhos. Formado por 15 integrantes, com idades entre 9 e 12 anos, o coral vai apresentar canções natalinas sob a regência de Cristiane Celly Teixeira, que também fará o acompanhamento com violão. 

Confira a programação:
13/12, 20h – Coral Adulto – Coperarte 
14/12, 19h – Coral Colégio Maria Imaculada
15/12, 19h – Teatro Sacra Folia - Cia Balaio
16/12, 19h - Memórias do Choro Paulista - Chorando na Sombra
17/12, 20h – Coral Centro de Convivência de Idosos Viva Vida 
18/12, 19 – Projeto Tocando o Futuro – Secretaria de Segurança e Defesa do Cidadão
19/12, 19h – Coral Igreja Batista
19/12, 20h – Renovados em Cristo - Banda Force de Rock Progressivo
20/12, 19h - Coral Brincanto Infanto-Juvenil (Oficina Fundação Cultural de Jacarehy)
21/12, 20h – Orquestra e Coral da Assembleia de Deus Ministério Belém
22/12, 19h – Coral - Comunidade Evangélica Bebel
22/12, 20h – Coral Infantil - Mantenedora Vicente Decária
23/12, 19h – Coral Louvores - Igreja Santíssima Trindade
23/12, 20h - Sinfônica Jovem - Secretaria Municipal de Educação 

Canções natalinas ganham novas versões de rock

As canções natalinas ganham arranjos mais potentes nas versões e estilos variados de rock na edição especial de Natal do projeto Som de Garagem que acontece nos dias 19 e 20 de dezembro, das 14h às 20h, no Parque dos Eucaliptos. O evento tem o apoio da Fundação Cultural de Jacarehy José Maria de Abreu e a entrada é um quilo de alimento não-perecível. As doações serão entregues a entidades beneficentes do município.

Batizada de Show Natalino de Rock, a edição especial de Natal do Som de Garagem vai contar com a participação de 18 bandas independentes de Jacareí e região. E além de mostrar a criatividade e talento das bandas em versões ousadas para as tradicionais canções natalinas, o projeto também entra no clima de solidariedade. “Este mês teremos o rock solidário, onde o público do Som de Garagem e as próprias bandas também vão colaborar doando alimentos”, comenta a idealizadora do projeto Samara Mendes.  “Queremos mostrar que o rock pode ser um estilo diferente, mas também é solidário e entra no espírito de Natal”, completa.

O Show Natalino de Rock tem a particiapção das seguintes bandas: There’s no face, Rotatividade, Syne, Sweet Side, Debutantes, Mr Duffy, Ellite, Enama, Beer Class, Rock Fusion, Rage of time, Bandits, Infighting, E.N.A.T.H., No More, Sanset, Fixx.

Projeto - O Som de Garagem teve início em agosto como estímulo a bandas independentes da cidade e região. O projeto e acontece uma vez por mês, sempre aos sábados, em locais alternativos como Sala Mário Lago, Pátios dos Trilhos ou Parque dos Eucaliptos.

A ideia de criar o projeto Som de Garagem partiu da guitarrista e contrabaixista, Samara Mendes. Ela conta que fez parte de uma banda independente e que pode perceber a dificuldade que as bandas têm para apresentar o seu trabalho ao público: “a banda em que eu tocava tinha três anos e não conseguia se apresentar na cidade. Então surgiu a iniciativa de criar um projeto para abrir espaço para as bandas na cidade”.