9 de mar. de 2010

Cinema de graça: projeto "Curta o Final de Tarde" começa neste domingo em São José


Socorro Nobre', de Walter Salles, é destaque no Sesc de São JoséO Sesc de São José dos Campos realiza neste mês de março o Projeto "Curta o Final de Tarde", com projeções de obras marcantes na história do Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo, que integram a Coleção 20 Anos - Curta Konoforum.

As exibições acontecerão sempre aos domingos, a partir das 18h, no Auditório do SESC São José. A entrada é gratuita e os ingressos devem ser retirados na Central de Atendimento no dia da sessão, a partir das 17h.

Neste primeiro domingo do mês serão exibidos três curtas:

O primeiro é "El Heroe", uma animação mexicana com duração de cinco minutos. O curta dirigido por Carlos Carrera narra a história de um homem que repara a aproximação perigosa de uma jovem da linha do trem. Ao tentar protegê-la, acontece uma desagradável surpresa.

A segunda projeção será do filme "Amor!", de José Roberto Torero. O curta com duração de 13 minutos, mostra o divertido e amargo panorama das diferentes visões que se pode ter deste sentimento que ocupa corações e mentes.

Torero é formado em Letras e Jornalismo pela Universidade de São Paulo - USP. Iniciou, sem terminar, cursos de pós-graduação em Cinema e Roteiro. Sua carreira de cronista começou no "Jornal da Tarde", de São Paulo, e posteriormente passou a escrever textos sobre futebol para a revista "Placar" e o jornal "Folha de S. Paulo", com a qual colabora desde 1998. É autor do best-seller "O Chalaça", Prêmio Jabuti em 1995, e de "Terra Papagalli", entre outros. Como cineasta, dirigiu e escreveu curtas-metragens - dentre os quais se destaca o premiado "Amor!" - e trabalhou como roteirista nos longas "A Felicidade É" e "Pequeno Dicionário Amoroso".

Walter Salles

A primeira sessão do projeto "Curta o Final de Tarde" se encerra com a exibição do curta "Socorro Nobre", do aclamado diretor Walter Salles.
O documentário retrata a história de Socorro. Em 1986, ela foi acusada e condenada como cúmplice no assassinato do próprio irmão, morto a tiros por um amante dela. Socorro passou sete de seus 46 anos na cadeia, em Ilhéus, Itabuna e Salvador. Ali ela ajudava as detentas analfabetas a escrever cartas. Em 1993, leu uma reportagem numa revista sobre o escultor polonês radicado no Brasil Frans Krajcberg. Enviou a ele uma carta. Trocaram intensa correspondência. Uma dessas missivas caiu nas mãos de Walter Salles. O diretor decidiu transformar a história num documentário - Socorro Nobre, de 1995.

Walter Salles cursou economia na PUC/RJ e mestrado em Comunicação Audiovisual na Universidade da Califórnia (EUA). Dedicou especial atenção ao escultor de origem polonesa Franz Krajcberg com dois documentários: "Krajcberg - O Poeta dos Vestígios" (1987) e "Socorro Nobre". Seu début cinematográfico acontece à frente de uma produção baseada no livro de Rubem Fonseca, "A Grande Arte". Lança, em 1995, em co-direção com Daniela Thomas, "Terra Estrangeira". Baseado no argumento de Salles, o roteiro de "Central do Brasil" ganha em 1996, o prêmio de incentivo à realização do Sundance Institute, coordenado pelo ator e diretor americano Robert Redford. Em 2002 produz "Cidade de Deus" dirigido por Fernando Meirelles e Kátia Lund. Em 2004, dirige "Diários de Motocicleta", filme baseado no livro de viagem do jovem e futuro revolucionário Che Guevara. Em 2005 estréia como diretor hollywoodiano em "Dark Water", estrelado por Jennifer Connely, John C. Reilly, Dougray Scott, Pete Postlethwaite e Tim Roth.

O SESC fica na Av. Dr. Adhemar de Barros, 999 - Jd. São Dimas. Mais informações pelo telefone 12.3904.2000.

FONTE: VNEWS


"Eventos sujeitos a alteração de data, horário e local. Favor confirmar com o local indicado. Muito Obrigado."
Clique aqui para ver a Agenda.
Mande um email com os eventos para agendacultural@eletroaquila.com.br
AGENDA CULTURAL SÃO JOSÉ DOS CAMPOS E REGIÃO
Clique aqui e faça uma pesquisa para ajudar a AGENDA CULTURAL sempre existir. Muito Obrigado.