20 de out. de 2010

DEMÔNIOS DA GAROA NO SESI SJC - DOMINGO 24/10/10


SESI SÃO JOSÉ DOS CAMPOS APRESENTA
DEMÔNIOS DA GAROA

O consagrado grupo homenageará o sambista paulista Adoniran Barbosa, cantando seus sucessos no show que será realizado nesse domingo, dia 24, às 10h.

O tradicional e veterano grupo de samba paulista Demônios da Garoa fará única apresentação no domingo (24/10), às 10h, no teatro do SESI São José dos Campos.
O repertório do premiado grupo, cuja carreira beira sete décadas, contemplará a obra do sambista Adoniran Barbosa. As canções Tiro ao Álvaro,
Apaga o fogo Mané, As Mariposa, Trem das Onze, Saudosa Maloca e Samba do Arnesto são apenas alguns dos sucessos do compositor relembrado em show memorável.


Histórico do grupo


No princípio da década de 40, quatro garotos - entre 12 e 14 anos – se reuniam para ensaiar. Com o nome de Grupo do Luar, eles se apresentavam em clubes, festinhas de amigos e serenatas, já sob o comando de Arnaldo Rosa. De boca em boca, o grupo ia ficando conhecido, pessoas vinham de longe para ouvi-los e sua fama corria pelos bairros da Mooca, Brás e Belém onde moravam.
Seu valor começou a ser reconhecido quando os garotos resolveram participar do programa de calouros A Hora da Bomba, comandado por J.Antônio D’Ávila, na Rádio Bandeirantes. Na ocasião, eles levaram o primeiro prêmio do programa: um contrato para duas apresentações semanais nas Emissoras Unidas (Bandeirantes, Record, Panamericana e São Paulo). Era dado o primeiro passo da longa carreira que completa 67 anos neste ano.
O nome Demônios da Garoa foi escolhido, em 1943, por meio de um concurso entre os ouvintes de um programa de Vicente Leporace, sugerido por um ouvinte, que se justificou assim: Demônios por causa do modo como Leoporace chamava os garotos (endiabrados) e garoa por serem paulistas, numa alusão à expressão “São Paulo, terra da garoa”.
Em sua obra, o grupo, de um modo humorístico, canta as dores e as alegrias de uma metrópole, o que o fez merecer o título de A Cara de São Paulo, numa pesquisa feita pela Folha On-line, com 28% dos votos. Também está no Livro dos Recordes (Guiness Book) como o conjunto musical que mais tempo permaneceu em atuação, tendo inclusive se apresentado no exterior: Uruguai, Angola e Argentina, onde gravou um LP especial para aquele país.
Em todos estes anos, o grupo recebeu prêmios e honrarias, dos quais destacam-se os troféus Roquette Pinto e Chico Viola, o Prêmio Sharp de música (1995), o Prêmio Ary Barroso (1998) e a Medalha Anchieta da Câmara Municipal de São Paulo, bem como a instituição da Semana Demônios da Garoa, pela Lei Municipal nº 1430, de 25 de Outubro de 1993.
Durante as gravações do filme O Cangaceiro, os músicos conheceram Adoniran Barbosa. Imortalizados na história da música popular brasileira interpretam como ninguém os sucessos de Tom Jobim, Vinicius de Moraes, Dorival Caymmi, Zé Kéti e Frank Sinatra.


Músicos

Sérgio Rosa (filho de Arnaldo Rosa – falecido em 2000), pandeiro e afochê
Roberto Barbosa ( Canhoto ), cavaquinho
Izael Caldeira da Silva, timba
Ricardo C. Rosa (Ricardinho - filho de Sergio Rosa), percussão
Dedé Paraizo, violão


Repertório:

1 – Tiro ao Alvaro
2 – Apaga o fogo Mané
3 – Morro da Casa Verde
4 - Izidora
5 – Vou Caminhando
6 - Iracema
7 – Samba Italiano
8 – As Mariposa
9 – Saudosa Maloca
10 – Um samba no Bixiga
11 – Torresmo à Milanesa
12 - Amélia
13 - Carinhoso
14 – Bêbado Minerin
15 – Coral dos Anjos
16 – Amores do Metrô
17 – Samba do Arnesto
18 – Trem das Onze

 

SERVIÇO:

SESI Música  Demônios da Garoa
Local: SESI São José dos Campos - Av. Cidade Jardim, 4389 – Bosque dos Eucaliptos
Data e horário: dia 24 de outubro (domingo), às 10h.
Capacidade: 2.000 lugares
Entrada: franca
Recomendação etária: Livre
Informações: (12) 3936-2611


"Eventos sujeitos a alteração de data, horário e local. Favor confirmar com o local indicado. Muito Obrigado." Clique aqui para ver a Agenda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito Obrigado por comentar! Ficamos muito felizes com sua participação!!!