17 de mai. de 2013

Museu de Antropologia em Jacareí Apresenta Uma Noite no Museu com Ditinho Joana - 17/05/13



MUSEU DE ANTROPOLOGIA DO VALE DO PARAÍBA - rua Quinze de Novembro 143, centro de Jacareí, em um edifício histórico tombado conhecido como Solar Gomes Leitão.

QUE TAL CLICAR NO BANNER/VIDEO ABAIXO? ASSIM VC AJUDA A AGENDA CULTURAL EM UM CLIQUE!
Ajude a Divulgar!! Curta!!!

Ditinho Joana é o convidado do programa Uma Noite no Museu desta sexta-feira (17), que acontece em duas sessões: 20h e 22h. É a primeira vez que Ditinho Joana, escultor e contador de causos, participa do programa. Modesto, ele diz que não é muito bom para contar 'causos de assombração'. “Gosto mesmo é dos causos de humor, de uma boa piada. Mas mesmo assim vou contar uns dois de assombração, pra não ficar sem chumbo”, diz.

Ditinho conta que aprendeu a contar 'causos' com os avós. “Era uma época em que a televisão não era tão popular. Então, era costume reunir a família à noite para contar causos. Também era um meio de educar a criançada. Todo causo tinha uma mensagem educativa, que ajudava na convivência das pessoas.”

Para ele, “hoje a cultura está se perdendo”, e elogia programas como Uma Noite no Museu que resgatam a cultura popular. “Fico feliz quando vejo cidades como Jacareí que investem em programas que valorizam a cultura popular. É uma forma de resgatar a história e o modo de vida das pessoas de uma determinada época. Não é só lazer, é cultura mesmo.”

Benedito da Silva Santos, o Ditinho Joana, nasceu em São Bento do Sapucaí. É famoso em todo o país por fazer esculturas em uma única peça de madeira -- por conta disso já concedeu várias entrevistas, inclusive no Programa do Jô.

O programa - O programa Uma Noite no Museu estreou em 2009 com o objetivo de valorizar a cultura popular por meio da contação de causos. “A nossa proposta é resgatar a história contada oralmente, uma atividade que vem sendo esquecida, e passar adiante um pouco esse costume de aconchego, integração e união que no passado reunia crianças, adultos e idosos para contarem e ouvirem histórias”, diz o diretor da Fundação Cultural de Jacarehy, Alberto Capucci.

Serviço: Museu de Antropologia do Vale do Paraíba – rua XV de Novembro, 143, Centro. Informações pelo telefone (12) 3953-3574.

(Secretaria de Comunicação Social) 

***


"Os Eventos são de inteira responsabilidade dos envolvidos (estabelecimento, artistas...), a Agenda Cultural apenas divulga o que nos é passado. Eventos sujeitos a alteração de data, horário e local. Mais informações favor confirmar com o local indicado. Muito Obrigada."  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito Obrigado por comentar! Ficamos muito felizes com sua participação!!!