29 de set. de 2013

Museu da Imigração Italiana e Museu da Agricultura de Quiririm Realizam a 7ª Primavera dos Museus - 23 a 29/09/13



Circolo Italiano di Taubaté - MUSEU DA IMIGRAÇÃO ITALIANA
Avenida Líbero Indiani, 550 - Quiririm, 12043-320 Taubaté

CLIQUE NO BANNER/VIDEO ABAIXO, ASSIM VC AJUDA A AGENDA CULTURAL EM UM SEGUNDO!
Ajude a Divulgar!! Curta!!!

 Para a edição de 2013 o IBRAM Instituto Brasileiro de Museus propôs as entidades museais refletirem e expressarem dentro de suas realidades, o tema Museus, Memória e Cultura Afro-Brasileira. A proposta tem como objetivo valorizar e divulgar o patrimônio cultural afrobrasileiro, de modo a ampliar e reverberar as contribuições da África e de suas culturas para a sociedade brasileira, além de enfatizar a importância do papel social desempenhado pelos museus na disseminação do conhecimento e da reflexão crítica acerca da realidade afrodescendente.

Ao pensar Museus, Memória e Cultura Afro-Brasileira, questiona-se a ampliação dos olhares e das atitudes para a eliminação dos preconceitos e das discriminações raciais; a geração de conhecimentos para eliminação do desconhecido; a contribuição da preservação da memória para a musealização da cultura afro seja ela material ou imaterial.

Ao pensar na programação buscamos estabelecer links com a história da imigração italiana na região, dentre elas a Mesa com Historiadores irá debater a temática do Ciclo do Café e as relações entre negros e italianos no Vale do Paraíba, as influências afro em nossa cultura serão abordadas na palestra Identidade Cultural Afro-Brasileira, a exposição Impressões da Cultura Afro-Brasileira tem como ponto de partida trabalhos de artistas de nossa região que irão desenvolver a temática em um papel feito especialmente para o evento a partir da fibra da palha do arroz de plantações do Distrito de Quiririm, a importância da diversidade e da construção democrática da história estará presente no bate papo “Quem conta um conto, aumenta um ponto”. O público também terá oportunidade de assistir a apresentações de grupos folclóricos tradicionais de nossa região: o Moçambique do Mestre Paizinho, o Maracatu Baque do Vale, a Escola de Curimba Caboclo Girassol e a Capoeira do Mestre Quebrinha. Valorizando as ações culturais que aconteceram dentro do Projeto Museu Dinâmico serão apresentados trabalhos de alunos  com a exposição de Cerâmica Artística Mãos Transformam o Barro e apresentação do Grupo de Dança Tarantela que vem sendo formado pelos museus de Quirirm. A arte da xilogravura também fará parte da programação com uma oficina gratuita que será realizada no último dia do evento sendo necessário fazer inscrição, as vagas são limitadas.

A semana irá acontecer no período de 23 a 29 de setembro, todas as atividades serão abertas ao público e gratuitas. A realização do evento é da Associação Cultural Circolo Italiano di Taubaté responsável pela gestão dos museus. O Museu da Imigração Italiana e Museu da Agricultura estão localizados no Distrito de Quiririm em Taubaté-SP, Av. Libero Indiani, 550.

Maiores informações pelos telefones (12) 3686-5494 / 9749-6978, pelo email circoloitalianotaubate@gmail.com e pela fanpage www.facebook.com/circoloitalianoditaubate.

PROGRAMAÇÃO DO EVENTO:

Data: 23/09

19h - Abertura da 7ª Primavera
Inauguração das Exposições:
. Impressões da Cultura Afro-Brasileira
. Mãos Transformam o Barro
(exposições ficarão abertas para visitação de 23 a 29/09 das 9h às 16h)
. Entrega Certificados aos artistas
Apresentação do Grupo de Capoeira Mestre Quebrinha

Data: 28/09

09h - Mesa com historiadores com o tema: Ciclo do Café: as relações entre negros e italianos no Vale do Paraíba
Debatedores:
Profº Luiz Paulo Alves da Cruz - Mestrando no Programa de História Social PUC-SP
Profª Ms. Renata M. Pistilli Eberhard - Doutoranda em História da Historiografia pela Universidade de Frankfurt
Mediadora:
Profª Ms. Regina Kátia Rico S. Mendonça - Programa de História Social FFLCH/USP, Coordenadora do Instituto de Estudos Valeparaibanos Núcleo Taubaté

11h - Palestra Identidade Cultural Afro-Brasileira
com Maria Dalila L. Ferreira de Paula - Artista Plástica com Especialidade em História da Educação
11:30h - Apresentação Dança Tarantela
12:00h - Apresentação Grupo de Moçambique Parque Bandeirante Mestre Paizinho
14h - Apresentação do Ciclo de Palestras “Histórias da Imigração” com a Profª Ms. Renata M. Pistilli Eberhard
14:30h - Bate Papo: “Quem conta um conto aumenta um ponto” com o Cientista Social Diego Valladares
15h - Apresentação do Grupo de Maracatu Baque do Vale
16h - Apresentação da Escola de Curimba Caboclo Girassol

Data: 29/09

09h ás 15h - Oficina Gratuita de Xilogravura com o Grupo Arte Raiz

Responsável:
Alexandre Malosti
Gestor Cultural
Circolo Italiano di Taubaté




"Os Eventos são de inteira responsabilidade dos envolvidos (estabelecimento, artistas...), a Agenda Cultural apenas divulga o que nos é passado. Eventos sujeitos a alteração de data, horário e local. Mais informações favor confirmar com o local indicado. Muito Obrigada."  


PARCEIROS:






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito Obrigado por comentar! Ficamos muito felizes com sua participação!!!