29 de set. de 2013

Veja a programação da 7ª Primavera dos Museus em SJCampos - 21 a 29/09/13



‘Museus, Memória e Cultura Afro-Brasileira’, é o tema sugerido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) para a 7ª Primavera dos Museus, que será realizada de 23 a 29 de setembro em parceria com vários museus do Brasil, entre eles o Museu do Folclore de São José dos Campos, ligado à Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR).

CLIQUE NO BANNER/VIDEO ABAIXO, ASSIM VC AJUDA A AGENDA CULTURAL EM UM SEGUNDO!
Ajude a Divulgar!! Curta!!!

Com base no tema, cada museu participante define sua programação. No Museu do Folclore as atividades começam dois dias antes e englobam roda de capoeira, palestras com especialistas sobre o tema, encontro de museus da região, atendimento a alunos e idosos; e uma programação especial do ‘Museu Vivo’ (confira abaixo). Segundo o Ibram, o desafio do tema da 7ª Primavera dos Museus se afirma a partir da percepção das contribuições da África, dos africanos escravizados e dos afrodescendentes para a formação do Brasil e da brasilidade. Ao pensar o tema, o instituto quis ampliar os olhares e as atitudes para a eliminação dos preconceitos e das discriminações raciais; a geração de conhecimentos para a eliminação do desconhecido; a contribuição da preservação da memória para a musealização da cultura afro, seja ela material ou imaterial. Programação Dia 21 (sábado) Às 14h30: Roda de Capoeira com o Grupo Raízes do Ponto de Cultura Oca. Dia 22 (domingo) Das 14h às 17h: Projeto Museu Vivo Especial. Dia 23 (segunda) Das 9h às 17h30: II Encontro de Museus do Vale do Paraíba e Litoral, no Museu Felícia Lerner, em Campos do Jordão. Inscrições pelo blog: www.valemuseus.blogspot.com.br Dia 24 (terça) Das 9h30 às 11h e das 14h30 às 16h: Atendimento de alunos do Projeto Cultura é Currículo, com programação ligada ao tema. Às 19h: Palestra, com o Nelson de Oxun (babalorixá) – Simbologias do Candomblé. Inscrições pelo telefone 3924-7318. Dia 25 (quarta) Das 9h30 às 11h e das 14h30 às 16h: Atendimento de alunos do Projeto Cultura é Currículo, com programação ligada ao tema. Dia 26 (quinta) Às 9h30 e às 14h: Atendimento do Grupo Cativa (idosos), com roda de capoeira. Às 19h: Palestra com Thiago Sapede – Realeza e Resistência: Reis Congos de África e Brasil, na Biblioteca Cassiano Ricardo. Inscrições pelo telefone 3924-7318. Dia 27 (sexta) Às 14h: Atendimento de alunos do Colégio Evolução, com programação ligada ao tema. Dia 29 (domingo) Das 14h às 17h: Projeto Museu Vivo Especial.  Museu do Folclore e Espaço Piraquara: Avenida Olivo Gomes, 100, Parque da Cidade, Santana. Biblioteca Cassiano Ricardo: Rua XV de Novembro, 99, Centro. Informações: 3924-7318.  



"Os Eventos são de inteira responsabilidade dos envolvidos (estabelecimento, artistas...), a Agenda Cultural apenas divulga o que nos é passado. Eventos sujeitos a alteração de data, horário e local. Mais informações favor confirmar com o local indicado. Muito Obrigada."  


PARCEIROS:






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito Obrigado por comentar! Ficamos muito felizes com sua participação!!!