14 de out. de 2013

Espaço Cultural Eugênia da Silva promove a Festa das Crianaças neste domingo - 20/10/13



ESPAÇO CULTURAL EUGENIA DA SILVA - Rua dos Carteiros, 110 – Novo Horizonte - SJCampos - (12) 3907-0912 - eugeniadasilva@fccr.org.br - O Espaço Cultural Eugênia da Silva começou a funcionar em 2005, numa casa pequena no bairro Paraíso do Sol, enquanto era construída uma nova sede no Parque Novo Horizonte. Um ano depois, o novo Espaço foi inaugurado e, em dezembro de 2006, numa homenagem a todas as figureiras da região, recebeu o nome de Espaço Cultural Eugênia da Silva. Um dos eventos de grande destaque do Espaço é o Sarau das Artes, que envolve diversas expressões artísticas como poesia, dança, declamação e interpretação de poemas e música, promovendo também, a interação dos alunos. O Espaço atende cerca de 1.200 alunos e oferece 37 oficinas.

CLIQUE NO BANNER/VIDEO ABAIXO, ASSIM VC AJUDA A AGENDA CULTURAL EM UM SEGUNDO!
Ajude a Divulgar!! Curta!!!

Festa das crianças resgata brincadeiras antigas e folclore brasileiro

As brincadeiras tradicionais e o folclore são cada vez menos aproveitados pelas crianças atualmente. Com objetivo de resgatar essa cultura e em comemoração ao Dia das Crianças, a Casa de Cultura Eugênia da Silva (Rua dos Carteiros, 110, no Novo Horizonte) promove uma festa cheia de diversão e aprendizado sobre a cultura popular. O evento será no próximo dia 20, das 14h às 17h, com entrada gratuita.

Durante a comemoração, serão realizadas brincadeiras e atividades antigas como boca do palhaço, pescaria, dança da cadeira, entre outras. Também haverá contação de histórias e apresentação teatral com alunos da oficina da Casa de Cultura Eugênia da Silva.

A contação de histórias ficará a cargo da Cia do Griot, que vai trazer “A Lenda do Guapuruvu”, que relata a lenda do grande guerreiro Guapuruvu e sua amada. Deste amor, surgiu a árvore de mesmo nome, que é abundante no Vale do Paraíba.

Para contar essa lenda, o grupo vai utilizar elementos da cultura popular como cantigas, danças e brincadeiras e irá interagir com o público. Ao fim do espetáculo, as crianças vão ser chamadas para aprender e participar de danças do folclore brasileiro como o Cacuriá e o Coco.

Haverá ainda o lançamento da 2ª edição do Zine, que terá como tema o João de Barro, elaborado pelas oficinas de Modelagem em Argila e História em Quadrinhos. Essas publicações denominadas “fanzines” são de pequena tiragem e feitas para grupos de interesses específicos e fornecem uma ligação física as comunidades.

Estarão sendo entregues durante a festa, os cartões postais temáticos elaborados com desenhos dos alunos de Historia em Quadrinhos sob orientação do professor Carlos Rodrigo da Silva, a partir da observação de figuras de barro dos figureiros de São José dos Campos.

Os alunos da oficina teatral vão realizar uma intervenção com o público por meio das técnicas de palhaço, sob orientação do monitor Julio Suñé. Além disso, eles vão fazer uma pré-estreia com trechos e chamadas do espetáculo “O Palhacinho Triste e a Rosa”, que vem sendo ensaiado durante as oficinas teatrais.

Dia das Crianças

Em 1920, um deputado federal chamado Galdino do Valle Filho teve a idéia de "criar" o dia das crianças. Os deputados aprovaram e o dia 12 de outubro foi oficializado como Dia da Criança, por meio do decreto 4867, de 5 de novembro de 1924. 



"Os Eventos são de inteira responsabilidade dos envolvidos (estabelecimento, artistas...), a Agenda Cultural apenas divulga o que nos é passado. Eventos sujeitos a alteração de data, horário e local. Mais informações favor confirmar com o local indicado. Muito Obrigada."  


PARCEIROS:






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito Obrigado por comentar! Ficamos muito felizes com sua participação!!!