9 de out. de 2013

Programação da 1ª Semaninha Chico Triste - 07 a 09/10/13



ESPAÇO CULTURAL CHICO TRISTE - R. Milton Cruz, s/nº - Jd. São Jorge (Vl. Tesouro - em frente ao 5º DP) - SJCampos - (12) 3929-7559 - 3ª a 6ª feira, das 8h às 21h, e aos sábados, das 8h às 17h - ctriste@fccr.org.br - O Espaço Cultural Chico Triste atende cerca de mil alunos em 43 oficinas e trabalha, incessantemente, para valorizar a cultura popular da região e divulgar a obra de seu patrono: Francisco Pereira da Silva, o Chico Triste, jornalista, escritor e folclorista.

CLIQUE NO BANNER/VIDEO ABAIXO, ASSIM VC AJUDA A AGENDA CULTURAL EM UM SEGUNDO!
Ajude a Divulgar!! Curta!!!

Pular corda, rodar pião, brincar de cantigas de roda, jogar ioiô, fazer bolinhas de sabão. Todas essas brincadeiras fazem parte da programação da “1ª Semaninha Chico Triste”, que começa nesta segunda-feira (7), a partir das 9h, na Casa de Cultura Chico Triste (Rua Milton Cruz, s/n°, no Jardim São Jorge).

A abertura da programação será às 9h com a oficina de brincadeiras, ministrada pela oficineira Fátima Santos. Durante duas horas, as crianças vão participar de brincadeiras que fazem parte da cultura infantil como pular corda, rodar pião, vai e vem, entre outras. Esse também será um momento de reviver a infância por meio de cantigas de roda, música, arte visual e teatro.

As atividades continuam durante toda a semana com as oficinas de jongo e bonecas em tranças, além de um encontro com a figureira Lúcia Quintal para a confecção de figuras com a técnica de empapelamento.

Outro destaque da programação é o Projeto Brinquedoteca Viva, na quinta-feira (10), quando serão confeccionados brinquedos como cata-ventos, bilboquês, ioiô, bolinha de sabão, telefone de lata e peteca, utilizando material reaproveitável.

O encerramento da semana será com um encontro e bate-papo com dona Lili Figureira, que vai falar sobre as experiências e vivências dela na arte do bordado rococó, aprendido na infância.

A Primeira Semaninha Chico Triste presta homenagem ao patrono da Casa, o Professor Francisco Pereira da Silva, e foi pensada tendo como foco principal o público infantil. Durante os encontros as crianças serão convidadas a apreciar, reconhecer e brincar com a cultura popular brasileira.

Durante todo o mês de outubro a casa de cultura também oferecerá diversas atividades do Projeto Vem Brincar Comigo. Serão quatro exposições entre artigos de empapelamento, brinquedos artesanais, figuras em biscuit e também sobre a vida e obra de Chico Triste.

Antes das apresentações, haverá esquetes teatrais produzidas pelos alunos da Oficina Jogos Teatrais, oferecida na Casa de Cultura Chico Triste, durante o primeiro semestre do ano.

Programação

Segunda-feira (7)
Das 9h às 11h
Oficina de brincadeiras com Fátima Santos.

Terça-feira (8)
Das 9h às 11h
Oficina de jongo para crianças com o mestre Laudeni e de danças brasileiras com a cirandeira Ana Carvalho.
A cirandeira Ana Carvalho e mestre Laudeni do Grupo de Jongo Mistura das Raças, convidam as crianças e demais interessados para conhecerem as Danças Brasileiras, tendo como destaque nesta semana, a Roda de Jongo.

Quarta-feira (9)
Das 10 às 11hs e das 14h às 15h
Projeto Café com a Figureira, do Ponto de Cultura Montanha Encantada.
Durante o mês de setembro, a monitora Tina Lemos desenvolveu um trabalho voltado ao universo das figureiras, seus saberes e fazeres, dando destaque especial à uma figura que é referência nesta região,  Dona Lili figureira. Neste dia, os participantes da Oficina de Modelagem serão os convidados especiais para o Projeto do Ponto de Cultura  Montanha Encantada e  poderão vivenciar a figureira em sua própria casa, espaço familiar onde são confeccionadas a  maioria de suas peças. 



"Os Eventos são de inteira responsabilidade dos envolvidos (estabelecimento, artistas...), a Agenda Cultural apenas divulga o que nos é passado. Eventos sujeitos a alteração de data, horário e local. Mais informações favor confirmar com o local indicado. Muito Obrigada."  


PARCEIROS:






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito Obrigado por comentar! Ficamos muito felizes com sua participação!!!