10 de abr. de 2014

Malhação de Judas será encenada no Espaço Piraquara nesta quinta - 10/04/14



O Projeto Piraquara, da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, vai fazer a representação da Malhação de Judas no espaço do projeto (Av. Olivo Gomes, 100 – Pq. Da Cidade), em Santana, nesta quinta-feira (10), às 20h. Essa é uma das atividades do Ciclo de Quaresma. A entrada é gratuita.  


CLIQUE NO BANNER/VIDEO ABAIXO, ASSIM VC AJUDA A AGENDA CULTURAL EM UM SEGUNDO!
Ajude a Divulgar!! Curta!!!
A Malhação de Judas é um costume trazido pelos portugueses e espanhóis para toda a América Latina, desde os primeiros séculos da colonização europeia. A brincadeira é realizada no sábado de Aleluia. 

O costume tem diferentes interpretações. Alguns pesquisadores dizem é fruto de um resíduo folclórico transfigurado das perseguições aos judeus que se desencadeou na Idade Média, na época da Inquisição; já outros dizem que o Judas queimado seria uma personalização das forças do mal, vestígio de cultos para obter bons resultados, no início e no fim das colheitas. 

Diante de tantas interpretações, o Grupo Piraquara vai encenar e contar a história desta prática que, apesar de estar desaparecendo nas grandes cidades do Brasil, ainda é muito comum em vários municípios do interior, onde continuam preservando a cultura e a tradição popular.

Assombrações - Está programada ainda uma contação de histórias com o tema “assombrações” na sexta-feira (11), às 9h30 e às 14h30, também no espaço do projeto. As contadoras Lucilene Dias e Regiane Silveiras relatarão contos populares que fazem parte do imaginário do Vale do Paraíba. O evento é recomendado para crianças a partir de sete anos.

O Projeto Piraquara foi criado pela Fundação Cultural Cassiano Ricardo em 1988 e tem o objetivo de colaborar com a transformação da sociedade, por meio da informação, da formação e da divulgação das manifestações folclóricas em São José dos Campos e região.

Informações através do telefone (12) 3924-7357 

Fonte: FCCR

"Os Eventos são de inteira responsabilidade dos envolvidos (estabelecimento, artistas...), a Agenda Cultural apenas divulga o que nos é passado. Eventos sujeitos a alteração de data, horário e local. Mais informações favor confirmar com o local indicado. Muito Obrigada."  


PARCEIROS:






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito Obrigado por comentar! Ficamos muito felizes com sua participação!!!