7 de nov. de 2014

[30/10 a 09/11/14] Programação da Semana Cassiano Ricardo - 120 anos



No ano em que o poeta joseense completaria 120 anos de nascimento, a Prefeitura Municipal de São José dos Campos, por meio da Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR), vai realizar a 48ª Semana Cassiano Ricardo, de 30 de outubro a 9 de novembro, com o apoio da Academia Joseense de Letras.

QUER AJUDAR A AGENDA CULTURAL? CLIQUE NO BANNER! É UM SEGUNDO!
Ajude a Divulgar!! Curta!!!
30/10 - Quinta

20h - Espaço Mario Covas

Abertura da Semana Cassiano Ricardo

A 48º Semana em homenagem ao poeta joseense começa com a entrega do troféu Cassiano Ricardo ao renomado artista plástico José Maria Ramis Melquizo, que receberá o título de Cidadão Joseense por sua notável contribuição à cultura de São José dos Campos.

Durante a abertura, a poeta e produtora cultural Zenilda Lua, vai declamar poemas de Cassiano Ricardo, acompanhada pelo violinista Diogo de Oliveira, que vai apresentar obras de Tom Jobim, Antônio Madureira, Dilermando Reis dentre outros.

31/10 - Sexta

19h30 - Casa de Cultura Tim Lopes

Palestra: Vida e Memória do Jornalista Tim Lopes, com o jornalista Bruno Quintella

Para promover os 10 anos de aniversário da Casa de Cultura Tim Lopes, o jornalista Bruno Quintella, filho de Tim Lopes, estará pela primeira vez em São José dos campos para falar sobre a vida e as memórias de seu pai, enquanto os alunos das diversas oficinas culturais apresentam um histórico do trabalho da casa de cultura ao longo desses dez anos. A ação será realizada em parceria com o Programa Memórias e contará com a participação especial do grupo Balaio das Artes

19h30 - Espaço Mário Covas

Palestra: Meu Convívio com Cassiano - Com o jornalista e escritor Roberto Wagner de Almeida

O jornalista e escritor Roberto Wagner vai contar como um artigo seu, publicado pelo jornal "O Valeparaibano" em 15 de outubro de 1965 ("A Cidade Esquece o Poeta"), acabou por promover o reencontro de Cassiano Ricardo com São José dos Campos, pois até então corria a lenda de que o poeta não gostava de sua cidade natal. Isso os aproximou, tornaram-se amigos, conviveram por muitos anos, e Roberto Wagner foi um dos criadores da semana Cassiano Ricardo em 27 de julho de 1967.

03/11 - Segunda

19h - Auditório do Laboratório Oswaldo Cruz

Palestra: Poeta Cordial. Com o jornalista Julio Ottoboni

O jornalista vai falar sobre "Homem Plural", biografia que lançará em breve, com depoimentos e fatos narrads por terceiros sobre o homem Cassiano Ricardo Leite, com fatos inéditos sobre seu comportamento na vida soxial e familiar. Júlio Ottoboni é jornalista e estuda a obra de Cassiano Ricardo desde 1984.

04/11 - Terça

10h30 - Centro de São José dos Campos

Intervenção Poética: Poesia sob o Sol

Intervenção poética itinerante na qual atores e poetas caminham com guarda-sóis coloridos oferecendo poemas de Cassiano Ricardo pelas ruas e praças centrais de São José dos Campos.

05/11 - Quarta

15h e 19h30 - Cine Santana

Teatro: A Maior Flor e Outras Histórias Segundo José

Inspirado na obra de José Saramago e tendo como base de trabalho dramaturgico o seu livro para crianças "A Maior Flor do Mundo", o Teatro Art'Imagem, grupo português do Porto, apresenta uma peça de teatro para ser vista por adultos e crianças. Uma boa oportunidade para homenagear e divulgar o autor e a sua obra, na esteira do Teatro Art'Imagem, cujo lema tem sido apresentar os grandes autores e textos da literatura universal, transformando-os em teatro.

19h30 - Espaço Mário Covas

Lançamento do caderno: Cassiano Ricardo 120 anos.
Palestra: Cassiano - fragmentos para uma biografia. Com o pesquisador Amilton Monteiro Maciel e o escritor Pedro Paulo Teixeira Pinto

Amilton Maciel Monteiro discorrerá sobre seu livro "Cassiano-fragmentos para uma biografis", o que o motivou a fazer a pesquisa, a metodologia usada, suas descobertas a respeito da biografia do poesta, fazendo também a exposição de trechos de seu livro e de algumas obras de Cassiano Ricardo.

19h30 - Feira Noturna do Parque da Cidade

Intervenções Poéticas: Poesia sob o Sol

Intervenção poética itinerante na qual atores e poetas caminham com guarda-sóis coloridos oferecendo poemas de Cassiano Ricardo

19h - Auditório do Laboratório Oswaldo Cruz

Palestra: Cassiano, o Advogado. Com o advogado, jornalista e escritor Rodrigo Cabrera.

Rodrigo Cabrera contará histórias da fase em que o poeta Cassiano Ricardo advogou para clientes. Comenta casos que defendeu e suas qualidades como tribuno e causídico.

06/11 - Quinta

18h - Cine Santana

Documentário: O Sarau (Ponto Mis)

Dirigido por Marcelo Machado e Gilmar Moretti, o documentário narra o papel transformador da poesia no cotidiano de cidadãos comuns, mais especificamente os habitantes da cidade de Dois Córregos, no interior de SP, onde a ONG Usina de Sonhos estimula o gosto e o interesse pela arte em geral, desenvolvendo habilidades específicas em vários ramos, especialmente em relação à poesia e à literatura.

19h30 - Cine Santana

Sarau Cassiano Ricardo

Os alunos das ofinas de literatura das casas de cultura da FCCR vão realizar uma confraternização poética com trabalhos porduzidos nas aulas, além de trabalharem poemas de Cassiano Ricardo e de outros poetas.

19h - Auditório do Laboratório Oswaldo Cruz

Palestra: "Sou poeta porque nasci em São José dos Campos". Com o jornalista e escritor Luiz Paulo Costa.

O jornalista vai narrar episódios sobre a relação de Cassiano Ricardo com sua SJCampos. Costa pretende dissipar, de uma vez por todas, a idéia infame de que o poeta joseense detestava sua terra natal.

07/11 - Sexta

19h - Auditório do Laboratório Oswaldo Cruz

Literatura: Declamação de poemas de Cassiano Ricardo. Com a poeta Myrthes Masiero Massa acompanhada do músico Joca Freire.

Poeta, especialista em educação, declamadora, Myrthes é membro fundadora da Academia de Letras de Lorena, membro da Academia Joseense de Letras e membro da União Brasileira de Trovadores, sessão SJCampos. Joca Freire é compositor, violinista e cantor.

19h30 - Espaço Mário Covas

Literatura: Narrativas Sociais na Perspectiva de Jovens Autores. Com o escritor e compositor João Batista Magalhães e o professor Charles Lima. Mediação do músico Leo Mandi.

Encontro de escritores que abordam o contexto social nas narrativas literárias. JB Magalhães falará sobre seu livro: "Santa Cruz: uma favela no coração da capital da tecnologia", onde narra sua vida na favela Santa Cruz. Charles lima vai apresentar seu livro "Mundo da Vida", com 16 contos de ficção que retratam com ironia situações corriqueiras da vida cotidiana.

08/11 - Sábado

10h - Largo da Igreja São Benedito

Música: Martim Cererê. Com a Bateria da Escola de Samba Imperatriz Leopoldinense do RJ

Parte da famosa escola carioca vem apresentar o samba "Martim Cererê", além de outros sucessos do carnaval brasileiro. Composta por Zé Catima e Gibi para o carnaval de 1970, inspirado na obra de Cassiano Ricardo, o samba exalta o povo brasileiro, híbrido da união das raças branca, negra e indígena.

13h - Casa de Cultura Flávio Craveiro

Literatura: Feira de troca de livros

Os participantes poderão emprestar e trocar livros, oferecer e receber livros em doação, conversar sobre as obras que já leram e trocar outras experiências literárias.

15h - Vicentina Aranha - Sala Reginaldo Poeta

Sarau 120 anos Cassiano Ricardo

Apresentações de poemas de Cassiano Ricardo musicados por Nando Luz (voz e violão), Mael Souza (violão) e Tamara Cardoso (voz e interpretação). No show Cassianando, eles foram retirados dos livros "Martim Cererê", "Jeremias Sem-Chorar", "Os sobreviventes", "A Face Perdida" e "Um Dia Depois do Outro". Com a participação de escritores e poetas da cidade.

15h - Lançamento do Livro "Os Sobreviventes"

Após 43 anos, é relançado, em 2ª edição, o último livro de Cassiano Ricardo. Nele, o poeta aprofunda seus experimentos com linossigno - a poesia sem verso - e exprime, em plena Guerra Fria, toda a sua perplexidade diante de um mundo sob constante ameaça atômica, "onde o homem não vive: sobrevive"

O lançamento será em grande festa durante o Sarau 120 anos de Cassiano Ricardo com a presença de poetas e músicos da regiãio sob o comando de Nando Luz, que vai apresentar poemas musicados do escritor joseense.

18h - Casa de Cultura Flávio Craveiro

Sarau Poético Musical

Encontro para interação de todos os alunos das oficinas culturais de 2014, com declamações, canções, improvisos, jogos, causos e performances, entre outras ações, envolvendo poemas de Cassiano Ricardo. Microfone livre para quem quiser declamar.

09/11 - Domingo

9h30 às 14h - Parque Vicentina Aranha

Encontro e venda de livros dos escritores joseenses com intervenções poéticas.

10h - Parque Vicentina Aranha

Intervenções Poéticas: Poesia sob o Sol

Intervenção poética itinerante na qual atores e poetas caminham com guarda-sois coloridos oferecento poemas de Cassiano Ricardo.

OFICINAS

Trocando Palavras

A escritora Rita Elisa Seda, membro da Academia Joseense de Letras, visita as casas de cultura que trabalham com literatura para troca de informações sobre poesia, criação literária e Cassiano Ricardo.

04/11 - 9h e 14h - Casa de Cultura Eugênia da Silva
05/11 - 19h - Casa de Cultura Tim Lopes
07/11 - 19h - Casa de Cultura Chico Triste
08/11 - 10h - Casa de Cultura Flávio Craveiro

Conhecendo Cassiano Ricardo

06 e 09/11 - 9h - Biblioteca Cassiano Ricardo

Encontro com Cassiano - Martim Cererê"
Com a professora e escritora Dyrce Araújo.
Uma viagem pelo universo mítico de Matim Cererê, a narrativa rica e maravilhosa da criação das três raças que compõem o povo brasileiro, a marcha dos bandeirantes para o oeste, a imigração italiana, o apogeu e a derrocada da cultura cafeeira e o surgimento das cidades.

EXPOSIÇÕES

Ramis
30/10 a 14/11 - Espaço Mário Covas
Seg a Sex - 8h30 as 17h / Sáb - 8h30 as 13h

Cassiano Ricardo - Vida e Obra
30/10 a 08/11 - Espaço Mário Covas
Seg a Sex - 8h30 as 17h / Sáb - 8h30 as 13h

Cassiano Ricardo
30/10 a 09/11 - Biblioteca Cassiano Ricardo
Seg a Sex - 8h15 as 17h / Sáb - 8h15 as 13h


ENDEREÇOS

BIBLIOTECA MUNICIPAL CASSIANO RICARDO - Rua XV de Novembro, 99 - Centro - SJCampos/SP (12) 3921-6330

ESPAÇO CULTURAL CINE SANTANA: Av. Rui Barbosa, 2005 – Santana - (12) 3942-1227 / 1226

ESPAÇO CULTURAL CHICO TRISTE - R. Milton Cruz, s/nº - Jd. São Jorge (Vl. Tesouro - em frente ao 5º DP) - SJCampos - (12) 3929-7559

ESPAÇO CULTURAL FLÁVIO CRAVEIRO - Av. Lênin, 200 - Dom Pedro I - SJCampos - (12) 3966-1136

ESPAÇO CULTURAL TIM LOPES - Av Ouro Fino, 2520 – Bosque dos Eucaliptos - SJCampos - (12) 3917-1612

ESPAÇO MARIO COVAS - Praça Afonso Pena, 29 - Centro - SJCampos/SP (12) 3921-7587

FCCR - Av. Olivo Gomes, 100 - Santana (entrada pelo Parque da Cidade) - (12) 3924-7358 - São José dos Campos

LABORATÓRIO OSWALDO CRUZ - Praça Candida Maria C Sawaya Giano, 128 - Jardim Nova América - São José dos Campos - SP

Fonte - Fundação Cultural Cassiano Ricardo


"Os Eventos são de inteira responsabilidade dos envolvidos (estabelecimento, artistas...), a Agenda Cultural apenas divulga o que nos é passado. Eventos sujeitos a alteração de data, horário e local. Mais informações favor confirmar com o local indicado. Muito Obrigada."  


PARCEIROS:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito Obrigado por comentar! Ficamos muito felizes com sua participação!!!