#ad

20 de ago de 2015

[15 a 23/08/15] Programação da 55ª Festa do Folclore de Taubaté



Prefeitura de Taubaté divulga programação completa da 55ª Festa do Folclore da Rua Imaculada

A Prefeitura de Taubaté divulga a programação completa da 55ª Festa do Folclore da Rua Imaculada. A festa vai de 19 a 23 de agosto e no sábado, dia 15, vai acontecer um cortejo de divulgação da festa. Grupos de maracatu, capoeira, folia de reis e congada sairão da praça Santa Terezinha, às 9h, e irão com destino a praça Dom Epaminondas.


Ajude a Divulgar!! Curta!!!
Um dos eventos mais tradicionais na cidade tem como proposta este ano destacar as raízes que deram origem a comemoração no bairro, evidenciando em suas atrações o artesanato com as Figureiras, vendendo seus produtos em barracas montadas na Rua Imaculada, a culinária e a música regional. Serão cinco dias de shows, apresentações de grupos folclóricos e oficinas culturais.

Entre os destaques estão às atrações da Casa do Figureiro, que a partir do dia 15 oferece oficinas de modelagem e atividades recreativas para crianças. A proposta é oferecer uma festa para a família, com segurança, policiamento e monitoramento do COI móvel.

A abertura no dia 19 acontece com o corte da fita do portal em frente à Igreja e cortejo dos Grupos Folclóricos até o Palco Principal. Em seguida no palco acontece a Sessão Solene da Câmara Municipal.

Outros destaques na programação da festa são: Famuta, BAMUQ (Banda Musical de Quiririm), BAMUF (Banda Músicos do Futuro), Turma do Sítio do Picapau Amarelo e apresentação de Dança da Fita com alunos do Centro Educacional Municipal Terapêutico Especializado (CEMTE) Madre Cecília.

No domingo dia 23, a programação tradicional começa com a alvorada festiva e após café da manhã na Casa do Figureiro. A tarde haverá concentração do Cortejo de Grupos Folclóricos com saída da Praça do Cristo Redentor em direção ao palco principal na Rua Imaculada seguido de procissão do mastro e missa na Igreja Imaculada Conceição.

O cantor Renato Teixeira será o grande homenageado da festa. O cantor que viveu 24 anos em Taubaté e na canção "Morro da Imaculada" ajudou a eternizar a Imaculada como grande referência do artesanato popular de São Paulo.

Confira a programação completa:

CORTEJO DE DIVULGAÇÃO

15/08 – Sábado

09h00 – Cortejo de divulgação da Festa do Folclore com concentração às 09h00 na Praça Santa Terezinha, em direção à Praça Dom Epaminondas. Participação dos Grupos Folclóricos: N’Golo Brasil Capoeira, Maracacongo São Benedito, Maracatu Baque do Vale, Cia de Moçambique do Parque São Cristóvão, Escola de Congo São Benedito do Erê Banda do Quintino e Folia de Reis Mineira do Bairro Água Quente.

PROGRAMAÇÃO – CASA DO FIGUREIRO

Dia 15/08 – Sábado

09h30 – Contação de Histórias com Edu Lobo
15h00 – Brincadeiras Folclóricas com Molinha e Cia

Dia 16/08 – Domingo

09h30 – Contação de Histórias com Tia Violeta
15h00 – Oficinas de Fantoche com Cia do Xuxu

De 17 a 21/08 (Segunda-feira – Sexta-feira)

09h00 – Oficina de modelagem com os Figureiros
14h00 – Oficina de modelagem com os Figureiros

Dia 22/08 – Sábado

09h00 – Brincadeiras Folclóricas com Psiu e Cia
13h00 – Brincadeiras Folclóricas com Cia Philaderpho
15h00 – Dança da Fita com alunos do CEMTE
15h00 – Contação de Histórias com Tia Regi

Dia 23/08 – Domingo

09h00 – Brincadeiras Folclóricas com Tio Energia
10h00 – BAMUF – Banda Músico do Futuro
13h00 – Brincadeiras Folclóricas com Fabricando Arte
15h00 – Contação de História com Tia Ciça

PROGRAMAÇÃO – RUA E PALCO PRINCIPAL

Dia 19/08 – Quarta-feira

RUA IMACULADA

19h00 – Abertura Oficial no Portal da Rua Imaculada com a presença dos Grupos Folclóricos: Folia de Reis Mineira do Bairro Água Quente, Grupo Orgulho Caipira, Academia de Capoeira Ginga Brasil, N’Golo Brasil Capoeira, Folia de Reis Estrela da Mantiqueira, Grupo de Capoeira Negro de Sinhá e Grupo de Jongo Amigos da Senzala.

PALCO PRINCIPAL

21h00 – Show com Paranga

Dia 20/08 – Quinta-feira

RUA IMACULADA

19h00 – Grupo de Maculelê e Banda Santa Cecília

PALCO PRINCIPAL

19h00 – Dupla Sandromar e Silvinha
21h00 – Orquestra de Violas e Violões Itaboaté

Dia 21/08 – Sexta-feira

RUA IMACULADA

19h00 – Maracacongo São Benedito
21h00 – Folia de Reis Estrela da Mantiqueira

PALCO PRINCIPAL

20h00 – Quadrilha de Bonecões da Mantiqueira
21h00 – Grupo Raiz de Lagoinha, de Lagoinha – SP
22h00 – Dupla Tamaré e Tagauari

Dia 22/08 – Sábado

RUA IMACULADA

15h00 – Grupo de Capoeira Negro de Sinhá
16h00 – FAMUTA
17h30 – Grupo Orgulho Caipira
19h30 – Folia de Reis Mineira do Bairro Água Quente
21h30 – Academia de Capoeira Ginga Brasil

PALCO PRINCIPAL

15h00 – Dupla Adão e Jociano
17h00 – Dupla Ivan e Edu Vale
19h00 – Dupla Valmir e Vandinho
21h00 – Show de Homenagem ao Renato Teixeira

Dia 23/08 – Domingo

RUA IMACULADA

06h00 – Alvorada Festiva com a Escola de Congo São Benedito do Erê
12h30 – Capoeira N’Golo Brasil
14h00 – Moçambique do Parque Bandeirantes
15h00 – BAMUQ – Banda Musical de Quiririm
16h00 – Concentração do Cortejo de Grupos Folclóricos com saída da Praça do Cristo Redentor em direção ao Palco Principal na Rua Imaculada. Participação dos Grupos Folclóricos: Folia de Reis Mineira do Bairro Água Quente, Maracatu Baque do Vale, Maculelê N’Golo Brasil, Grupo de Maculelê, Maracacongo São Benedito, Folia de Reis Estrela da Mantiqueira e Congada Filhos de N’Zambi, de São José dos Campos – SP.
18h30 – Procissão do Mastro na Rua Imaculada, seguida de Santa Missa na Igreja Imaculada Conceição.

PALCO PRINCIPAL

10h00 – Chorinho Melindroso
12h30 – Dupla Oliveira e Zé Neri
14h00 – Dupla Adeli e Guaraí
16h00 – Dupla Tamiro e Zé da Viola
19h00 – Sessão Solone da Câmara Municipal.
20h00 – Show com Renato Teixeira

O palco principal na Rua Imaculada vai receber, a cada noite, shows de artistas como:

DIA 19 – Grupo Paranga - O grupo nasceu nos anos 1970, em São Luiz do Paraitinga, tornando-se a autêntica síntese da obra do mestre da música caipira Elpídio dos Santos. Formado por Negão dos Santos, Renata Marques, Lia Marques e João Gaspar, o grupo é responsável pelo resgate da tradição das marchinhas de carnaval, o que fez de São Luiz do Paraitinga a dona de um dos dez melhores carnavais de rua do Brasil. Em fevereiro deste ano, o Paranga lançou o álbum “Essa festa é pra você” que traz doze faixas com arranjos modernos e quebra rítmicas que remodelam sem descaracterizar as marchinhas de carnaval.

DIA 20 - Orquestra de Violas e Violões Itaboaté, que é composta por 30 integrantes entre 10 e 80 anos de idade e divulga a cultura regional do Vale do Paraíba, por meio de composições próprias como: “Picumã”, “Paçoca de Pilão”, “Saudade de São Luiz”, “Amanhecer do Meu Sertão”, “Serra da Mantiqueira”, “Felicidade na Roça”, “Festa da Imaculada”, “Taubaterra” e “Fogão de Lenha”. A orquestra apresenta também temas da MPB, música regional e de raiz.

Dia 21 – Quadrilha de Bonecões da Mantiqueira e Grupo Raiz de Lagoinha – A Quadrilha de Bonecões da Mantiqueira é formada pelos noivos Bastião Bomba e Terezona, o padre Raimundão e a mãe da noiva, Filó, vai colocar todo mundo para dançar com as coreografias do Vale do Paraíba. Além dos personagens principais, a quadrilha apresenta, como convidados, Bonifácio e Valentina, Jacaré e Dercida, Tonho Mandi e Cida Capim, Dorfa do Colar e Demos Zabumbeiro. Completam o grupo tocadores de zabumba, triângulo e sanfona. Inspirados em personagens dessa região, os bonecões foram criados pela artista Ana Sales, que utiliza materiais sustentáveis, como o papel e o bambu.

O grupo Raiz da cidade de Lagoinha existe há doze anos. Começou com o incentivo de um dos participantes que havia aprendido com um mestre de Folia do Divino, conhecido como seu “Dito Geraldo”, que deixou de herança várias manifestações folclóricas e, junto com algumas pessoas amantes da cultura, formou um grupo que tem como principal objetivo preservar e resgatar as tradições da cultura caipira. Sua característica é diversificada e atinge todas as idades apresentando desde danças religiosas como Folias de Reis e do Divino e Dança de São Gonçalo até danças mais interativas como Dança do Sabão, Dança do Caranguejo, Catira e Jongo.

Dia 22 - Tributo Musical a Renato Teixeira - A homenagem acontecerá em forma de tributo musical com repertório selecionado por Toninho Mattos e interpretado por um talentoso time de cantores regionais formado por Luana Camarah, Twylla Correia, Kika, Camilo Frade, Teteco dos Anjos, João de Oliveira, Rafinha Acústico, Pedro Freire, Lucas Bernoldi, Sérgio Ricardo, Léo Chaves, Gustavo Lessa, Fábio Machado e Diego Luz.

Dia 23 – Renato Teixeira – O grande homenageado sobe ao palco para encerrar a festa. Renato Teixeira nasceu em 20 de maio de 1945 em Santos, litoral paulista. Passou a infância em Ubatuba, vindo aos 14 anos para Taubaté, onde viveu até os 24 anos. No início dos anos 1960 trabalhou como radialista na Rádio Difusora de Taubaté, onde, através do discotecário Theodoro Arrael, tomou conhecimento da música sertaneja. Mudou-se para São Paulo em 1967 e no mesmo ano estreou sua carreira artística ao lado do também novato Milton Nascimento. Ao lado de Almir Satter, Rolando Boldrim e Sergio Reis é considerado um dos pilares da Música Caipira nacional. É autor de clássicos da música brasileira como "Romaria", "Frete", "Amanheceu", "Morro da Imaculada" e "Tocando em Frente", entre outras. O cantor também é um dos idealizadores do projeto "Trilha de Imaculada", roteiro ecológico e turístico que pretende posicionar estrategicamente o bairro das figureiras como polo cultural e turístico.


"Os Eventos são de inteira responsabilidade dos envolvidos (estabelecimento, artistas...), a Agenda Cultural apenas divulga o que nos é passado. Eventos sujeitos a alteração de data, horário e local. Mais informações favor confirmar com o local indicado. Muito Obrigada."  


PARCEIROS: