20 de ago. de 2015

[20 a 22/08/15] Programação da Mostra de Música Erudita do SESI SJCampos



São quatro séries temáticas, entre elas a de História da Música, que pode ser conferida nas unidades de Campinas Amoreiras, Piracicaba e São José dos Campos. As apresentações são precedidas por 30 minutos de bate-papo entre os músicos e o público. A entrada é gratuita.


Ajude a Divulgar!! Curta!!!
Em sua primeira edição, a Mostra SESI-SP de Música Erudita acontece simultaneamente em 13 unidades do SESI-SP, nos dias 20, 21 e 22 de agosto, a partir das 19h30. Nas cidades de Campinas, Piracicaba e São José dos Campos, as apresentações de grandes grupos irão integrar a série História da Música. A entrada é gratuita.
5!, Conjunto de Música Antiga da USP e Coro Audi Coelum e Quarteto Zimmer sobem aos palcos para apresentar a série que traça uma linha do tempo por meio dos repertórios e períodos pesquisados pelos grupos, dando um panorama geral da música erudita e seus paralelos com a história da arte e da cultura ocidental.
Os espetáculos serão precedidos em 30 minutos por um bate-papo entre o público e os grupos, sendo abordados tanto os processos de composição, repertório, estilos, período histórico, instrumentação, quanto outros temas inerentes ao trabalho artístico.
Os grupos participantes da Mostra foram selecionados e distribuídos em quatro séries temáticas: Compositores Nacionais, História da Música, A Música pelo Mundo e Crossover. Essa divisão organiza as atrações por períodos da história da música nos quais seus repertórios estão inseridos e afinidades estéticas ou linhas de pesquisa afins entre si.
A programação completa e a lista das unidades participantes podem ser conferidas em: www.sesisp.org.br/cultura

Série História da Música
5!
O violão é considerado o instrumento que melhor traduz a Música Popular Brasileira. Por sua vez, o quarteto de cordas – dois violinos, viola e violoncelo – é a formação mais representativa da música de câmara. O 5! une esses dois elementos e apresenta obras originais para quinteto. Os compositores homenageados pelo quarteto são: Luigi Boccherini (1743-1805), Máximo Diego Pujol (1957) e Leo Brouwer (1939).

Conjunto de Música Antiga da USP e Coro Audi Coelum
A interpretação do conjunto usa a retórica barroca para abrir um espaço para novas possibilidades rítmicas, para o fraseado intuitivo, dos contrastes e das sutilezas sonoras. O grupo vem se alinhando com intérpretes nacionais e internacionais que compartilham a proposta de unir teoria e prática. O Audi Coelum, criado em 2004, possui formação flexível que varia conforme o programa a ser executado, e dedica-se à música sacra e ao resgate de um vasto acervo não litúrgico. Os compositores homenageados pelo conjunto são: Padre José Maurício Nunes Garcia (1767-1830), Damião Barbosa de Araújo (1778-1856), Johann Sebastian Bach (1685-1750), Antonio Vivaldi (1678-1741) e Claudio Monteverdi (1567-1643).

Quarteto Zimmer
Composições contrastantes, cheias de convergências e dissonâncias, interpretadas por um grupo de apaixonados pela música de câmara. O quarteto de cordas é uma das formações camerísticas mais tradicionais, muito utilizado para divulgar peças eruditas brasileiras. O grupo, formado por jovens instrumentistas, homenageia o alemão Hans Zimmer (1957), um dos maiores compositores de trilhas sonoras cinematográficas. Os compositores homenageados pelo grupo são: Alberto Nepomuceno (1864-1920) e Ludwig van Beethoven (1770-1827).

Mostra SESI-SP de Música Erudita
A Mostra SESI-SP de Música Erudita apresenta grandes instrumentistas e formações da atualidade, mas também revela detalhes interessantes, circunstâncias curiosas ligadas à produção musical. A programação diversificada mescla várias vertentes eruditas, do tradicional ao contemporâneo, em diferentes formações instrumentais da música de concerto.

Serviço
Mostra SESI-SP de Música Erudita – Série História da Música
20 a 22 de agosto
SESI São José dos Campos
Teatro do SESI-SP | Av. Cidade Jardim, 4.389 | 12 3919 2000
Alvará 436071201517, válido até 29/6/2016 | AVCB 124174, válido até 8/9/2016 | Lotação máxima de 380 lugares + 8 lugares para cadeirantes

20 de agosto | quinta, às 19h30
Quarteto Zimmer

21 de agosto | sexta, às 19h30
Conjunto de Música Antiga da USP e Coro Audi Coelum

22 de agosto | sábado, às 19h30
5!


"Os Eventos são de inteira responsabilidade dos envolvidos (estabelecimento, artistas...), a Agenda Cultural apenas divulga o que nos é passado. Eventos sujeitos a alteração de data, horário e local. Mais informações favor confirmar com o local indicado. Muito Obrigada."  


PARCEIROS:



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito Obrigado por comentar! Ficamos muito felizes com sua participação!!!