#ad

5 de abr de 2016

[10/04/16] Orquestra Paulistana de Viola Caipira se apresenta no SESI SJC


Foto: Edi Souza

Com um repertório eclético, o show apresenta uma formação orquestral à base de violas caipiras de dez cordas, no dia 10 de abril, às 19h. A entrada é gratuita.








Ajude a Divulgar!! Curta!!!
São Paulo, junho de 2015 - O SESI São José dos Campos recebe no dia 10 de abril, domingo, às 19h, a Orquestra Paulistana de Viola Caipira, uma das mais atuantes do gênero no território nacional, cuja missão é a formação de plateia para o instrumento. A entrada é gratuita.

O vasto repertório da orquestra inclui desde a música tradicional caipira de raiz aos grandes clássicos da música erudita universal, passando pela world music, new age e MPB, diversidade que  atrai  diferentes gerações.

Neste show serão interpretadas obras tradicionais de Tião Carreiro, Caetano Erba, Tião do Carro, passando pelo regionalismo de Zé Geraldo e Renato Teixeira, incluindo inusitadas pinceladas por autores como Strauss, Schubert e Albinoni.

Sobre o grupo

Criada em 1997 pelo maestro Rui Torneze, a corporação musical é constituída por pessoas de diversas faixas etárias e formações, onde o aprimoramento ostensivo de seus músicos, além de necessário devido à abordagem diversa de seu repertório, tornou-se o grande diferencial em suas interpretações.

Uma orquestra, nos moldes e acepção do termo, formada exclusivamente por violas caipiras (dez cordas). O apoio didático e organizacional se dá pelo Instituto São Gonçalo de Estudos Caipiras, sede da mesma, ao qual recorrem violeiros e corporações de todo o estado e Brasil, em busca de instrução e aprendizado do instrumento, sendo a instituição formadora de diversos violeiros e corporações semelhantes espalhadas em todo o território nacional.

 Em 2010 a orquestra iniciou sua carreira internacional. Por meio de vídeos divulgados por fãs na rede mundial da internet a orquestra excursionou por diversas cidades portuguesas, com o projeto “Viola Sem Fronteiras - Portugal 2010”, cujo tema foi a “devolução da viola caipira ao seu berço de origem”, mostrando o que foi feito desse legado aqui deixado pelos irmãos portugueses, principalmente os ritmos e toques aqui plasmados nesta nossa miscigenação cultural.

Ficha Técnica 

Regência: Rui Torneze | Orquestra: 19 violas de dez cordas e 01 instrumento de percussão.

Repertório 

Hino Nacional Brasileiro (Osório Duque Estrada / Francisco Manoel da Silva)

Assim falava Zarathustra (Richard Strauss)

Nove e nove (Tião Carreiro / Lourival dos Santos / Teddy Vieira)

Ave Maria – Schubert (Franz Schubert)

Ameno (Era)

Porta do Mundo (Peão Carreiro/Ze Paulo)

Adágio Albinoni (Tomaso Albinoni)

Fogão de lenha (C. Colla?M.Duboc/Xororó)

Meu Sítio, meu paraíso (Zé do Rancho)

Serenata (Franz Schubert)

Meu recanto, meu paraíso (Goiano/João Miranda)

Francisco de Assis (Caetano Erba/Tião do Carro)

Reciclagem (Zé Geraldo)

Libertango (Astor Piazzolla)

Romaria (Renato Teixeira / Almir Sater)

Saudades do Brasil em Portugal (Vinicius de Moreas)

El Humahuaqueño (Edmundo P. Saldivar)

El Condor Pasa (Daniel Alomia Robles)

The eye of the Tiger (Frankie M. / Iii Sullivan / James Michael Peterik)

Chora Viola Lourival dos Santos/Tião Carreiro)

Saudades da Minha Terra (Belmonte /Biá)

Disparada (Geraldo Vandré/Théo de Barros)

SESI Música - Criado em 2006, o projeto SESI-SP Música oferece ao público apresentações gratuitas de música erudita, popular, nacional e internacional, em todo o Estado de São Paulo.  A programação inclui variadas formações musicais como duos, trios, quartetos, orquestras de câmara e grupos instrumentais, de diversos gêneros - blues, jazz, choro, rock, samba, reggae, hip-hop, soul, world music - promovendo o acesso do trabalhador da indústria e da comunidade às diferentes linguagens para a formação de público e difusão da cultura e da arte musical.

SERVIÇO

Local: SESI São José dos Campos – Av. Cidade Jardim, 4389 – Bosque dos Eucaliptos

AVCB: 345812201415 - validade: 08/09/2016
Alvará: 124174 - validade: 29/06/2016

Datas e horários: 10 de abril, domingo, 19h
Capacidade: 380 lugares 08 para cadeirantes
Duração: 90 minutos
Classificação indicativa: livre
Gênero: Música popular
Informações: 3919-2000

Entrada gratuita – os ingressos podem ser reservados pelo site www.sesisp.org.br/meu-sesi. As reservas são liberadas para as apresentações que acontecem na mesma semana, a partir de segunda, às 08h, e até quinta, ao meio-dia. 

Os ingressos remanescentes serão distribuídos na bilheteria do Teatro 45 minutos

antes do início da apresentação.

_______________________________________________________

SESI-SP Cultura www.sesisp.org.br/cultura

Jornalistas: Arlete Rodrigues Vasconcelos e Emanuel Galdino

Apoio de atendimento: Fernanda Viana

comunicacao@sesisp.org.br

 (11) 3146-7401 / 7385

Acompanhe o SESI-SP nas mídias sociais

http://www.sesisp.org.br/redessociais


"Os Eventos são de inteira responsabilidade dos envolvidos (estabelecimento, artistas...), a Agenda Cultural apenas divulga o que nos é passado. Eventos sujeitos a alteração de data, horário e local. Mais informações favor confirmar com o local indicado. Muito Obrigada."  


PARCEIROS: