27 de abr. de 2016

[29/04/16] Sesc Taubaté apresenta a peça "Planejamento Familiar"



O Sincovat - Sindicato do Comércio Varejista de Taubaté e Região convida o público para a apresentação didática do espetáculo teatral “PLANEJAMENTO FAMILIAR - A SOLUÇÃO BRASILEIRA”, no dia 29 de abril de 2016, às 20 horas no SESC de Taubaté, com entrada franca.
Ajude a Divulgar!! Curta!!!
Escrita por João Bethencourt em meados de 1980 tem como enredo a seguinte história: numa cidade do interior, Padre Firmino é ameaçado de morte por Zebedeu, pai de 22 crianças, que culpa o pároco por incentivar a mulher, Conceição, a não usar métodos contraceptivos que vão contra o dogma religioso. O espetáculo teatral foi publicado na revista “O Tablado” e encenado várias vezes no Rio de Janeiro e em São Paulo. A peça tem quatro atores, um só cenário, é muito engraçada, e a duração do espetáculo é de mais ou menos 45 minutos.

O espetáculo será apresentado pela Cia. Noname de Teatro que tem como atores Marinara Oliveira, Cássia Novisk, Felipe Martins e Luiz Fernando Gil, grupo de teatro formado a partir do Curso de Prática Teatral, promovido pelo Sincovat para comerciários e comunidade em geral. O curso em sua primeira edição começou em 21 de novembro de 2015 e carga horária de 96 horas, aos sábados e domingos das 14 às 18 horas, ensinando na parte teórica as técnicas de interpretação cênica, dramaturgia, maquinaria teatral, expressão corporal subjetiva ao teatro e produção de espetáculos teatrais. Finalizado no dia 17 de abril de 2016, sua parte prática é a montagem de um espetáculo teatral com os participantes, em uma apresentação didática aberta ao público na forma de um trabalho de conclusão do curso. A realização é do Sincovat, com o apoio cultural do SESC, da Vale Clean e Lú Calçados de Caçapava.

Sobre o autor
O autor do espetáculo, João Bethencourt, ator, diretor e autor de teatro, nasceu em Budapeste, na Hungria, em 1924, e muda-se com a família para o Rio de Janeiro. Em 1953, forma-se na Universidade de Yale, nos Estados Unidos, e recebe o diploma de Mestre em Artes (Master of Fine Arts, MFA). Ao voltar ao Rio de Janeiro, em 1954, dirige o espetáculo "Nossa Cidade", de Thornton Wilder, no grupo O Tablado, revelando-se um dos mais promissores encenadores de sua geração.

Em 1957, dirige no Teatro Nacional de Comédia (TNC), no Rio de Janeiro, a peça de sua autoria, "Jogo de Crianças", ao mesmo tempo em que "Provas de Amor", também escrita por ele é montada no Teatro Brasileiro de Comédia (TBC), em São Paulo. A partir de então, passa a ser o autor de teatro brasileiro que escreve mais peças, lançando cerca de 30 comédias de sua autoria, sendo muitas delas dirigidas por ele. Entre seus textos mais conhecidos, destacam-se: "Dois Fragas e um Destino", "Como Matar um Playboy", "Frank Sinatra 4815", "O Crime Roubado", "Mister Sexo", "A Cinderela do Petróleo", "Tem um Psicanalista na Nossa Cama", "A Venerável Mme. Goneau", "O Dia em que Raptaram o Papa" e "Bonifácio Bilhões". Estas duas últimas chegaram a ter mais de 30 encenações estrangeiras, dando o ele o título de autor brasileiro mais montado no exterior.

Dirige também peças de outros autores, como "Um Elefante no Caos", de Millôr Fernandes, premiado pela Associação Nacional de Críticos Teatrais (APCT) como melhor diretor de 1960; "As Feiticeiras de Salém", de Arthur Miller, em 1965; "Os Pais Abstratos", de Pedro Bloch, em 1966; e "O Doente Imaginário", de Molière, ganhando o Prêmio Governador do Estado, em 1978.

No dia 31 de dezembro de 2006, aos 82 anos morre de infecção generalizada devido a problemas intestinais.

SERVIÇO
ESPETÁCULO TEATRAL - Planejamento Familiar - A Solução Brasileira, comédia de João Bethencourt
QUEM - Cia. Noname de Teatro, e os atores Marinara Oliveira, Cássia Novisk, Felipe Martins e Luiz Fernando Gil
QUANDO - 29 de abril de 2016 às 20 horas
ONDE - SESC de Taubaté - Avenida Engenheiro Milton de Alvarenga Peixoto, 1.264, Esplanada Santa Terezinha
INGRESSO - Entrada franca
INDICAÇÃO CLASSIFICATÓRIA - maiores de 10 anos
REALIZAÇÃO - SINCOVAT - Sindicato do Comércio Varejista de Taubaté e Região
APOIO CULTURAL - SESC Taubaté, Vale Clean e Lú Calçados de Caçapava


"Os Eventos são de inteira responsabilidade dos envolvidos (estabelecimento, artistas...), a Agenda Cultural apenas divulga o que nos é passado. Eventos sujeitos a alteração de data, horário e local. Mais informações favor confirmar com o local indicado. Muito Obrigada."  


PARCEIROS:





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito Obrigado por comentar! Ficamos muito felizes com sua participação!!!