14 de jul. de 2016

[11 a 17/07/16] Programação semanal do Parque Vicentina Aranha



Oficina da Memória e Literatura, Palestra sobre Pilates, Homem Refluxo, Cinema ao Ar Livre e The Beatles Unplugged
Ajude a Divulgar!! Curta!!!
Nesta terça-feira (11) às 18h30 o Parque Vicentina Aranha terá a honra de receber o escritor e produtor cultural José Santos, um dos fundadores do Museu da Pessoa, onde foi Diretor de Organização por mais de 15 anos. José publicou mais de 30 títulos para crianças e jovens, atingindo uma tiragem de 370 mil exemplares e já foi finalista do Prêmio Jabuti de Literatura. Atualmente dedica-se a projetos especiais de memória e literatura, entre eles a Oficina Memória e Literatura: Biografias em 140 toques, que será ministrada ao longo de três encontros nos dias 11/07, 31/08 e 01/09. José traz aos amantes da literatura o desafio de escrever uma biografia em um microconto, utilizando apenas 140 toques. Os participantes irão pesquisar, redigir, editar e publicar microcontos a partir de histórias de vida que fazem parte do acervo de 16 mil relatos do  Museu da Pessoa. Essa atividade faz parte da programação do Projeto Biblioteca ao Ar Livre, que tem o apoio do Hotel Ema Palace, FUNDICAD e PROAC.

O Projeto Vicentina Qualidade de Vida, em parceria com o Centro de Soluções em Saúde, realiza na quinta-feira (14) uma palestra sobre o Pilates no Tratamento e Prevenção das Dores Lombares. A dor lombar atinge mais de 80% da população mundial, segundo dados da OMS (Organização Mundial da Saúde). O Pilates tem se mostrado um grande aliado na prevenção e tratamento dessas dores. Com princípios que visam o fortalecimento da musculatura estabilizadora para a melhoria da postura e a consciência corporal. Nesse encontro falaremos sobre os benefícios do Pilates e realizaremos uma dinâmica para conhecermos seus princípios básicos. A atividade será ministrada pela fisioterapeuta Thainá Eurich, especialista em Pilates, e pela fisioterapeuta e osteopata Louriane Maurutto, especializada no método Pilates Clínico. O Projeto Vicentina Qualidade de Vida conta com o apoio do Instituto Sabin e Instituto de Oncologia do Vale.

No sábado (16) às 19h o Cinema ao Ar Livre exibe o emocionante drama nacional Tudo que aprendemos juntos (2015), protagonizado por Lázaro Ramos. O filme é inspirado na peça Acorda Brasil, escrita por Antônio Ermírio de Moraes a partir da experiência do Instituto Baccarelli, projeto que oferece formação musical e artística para jovens da comunidade de Heliópolis.
Buscando ampliar suas práticas sustentáveis, o Parque Vicentina Aranha realiza neste domingo (17) às 10h o lançamento da campanha educativa para a correta separação dos resíduos orgânicos e recicláveis. Com a nova identificação das lixeiras, ficou mais fácil destinar o lixo corretamente. O lançamento da campanha será marcado pela visita do Homem Refluxo, um habitante comum dos centros urbanos que ficou sete dias sem jogar seu lixo fora. Todos os resíduos foram guardados em uma roupa especial, transformando-se em partes do seu corpo. A cada passo, o lixo revelava seus hábitos e escolhas materiais, ou seja, seu lugar na sociedade. Com o diário “refluxo” de seu consumo intermitente, já não era possível esquecer o volume, a forma, o cheiro e, principalmente, o peso de seu próprio lixo acumulado por sete dias. Passado o tempo, o homem se converte naquilo que consome. Mais que uma intervenção, uma experiência poética e impactante.

Ainda no domingo (17), os músicos Raoni Brascher e Rodrigo Masiero apresentam no Projeto Música no Parque o show The Beatles Unplugged tocando grandes clássicos da banda que revolucionou a música pop mundial na década de 60 e influencia o cenário musical até os dias atuais. O repertório traz um panorama da carreira do quarteto inglês com canções como “Help”, “Hey Jude”, “Yesterday” e muitas outras desde a fase iê iê iê à fase psicodélica da banda.

SERVIÇO

Oficina Memória e Literatura: Biografias em 140 toques
Data: 12/07 – Terça-feira
Horário: 18h30
Local: Centro de Formação Profissional Artes e Ofícios
Classificação: A partir de 16 anos.
Vagas Limitadas. Inscrições: (12) 3911 7090
Continuação: 31/08 e 01/09
Entrada Franca.

PALESTRA: PILATES NO TRATAMENTO E PREVENÇÃO DE DORES LOMBARES, COM THAINÁ EURICH E LOURIANE MAURUTTO
Data: 14/07 – Quinta-feira
Horário: 09h30
Local: Sala de Leitura Réginaldo Poeta
Realização: Centro de Soluções em Saúde
Entrada Franca.

CINEMA AO AR LIVRE: TUDO QUE APRENDEMOS JUNTOS
Data: 16/07 – Sábado
Horário: 19h – Telão de Cinema ao Ar Livre atrás do Pavilhão Marina Crespi
Direção: Sérgio Machado | Gênero: Drama, Musical | Ano: 2015 |Duração: 1h 40min | Classificação: 14 anos
Presença de Food Trucks.
Entrada Franca.
Sinopse: Tudo que aprendemos juntos conta a história de Laerte, um talentoso violinista que após frustradas tentativas de integrar a OSESP, se vê obrigado a dar aulas de música para uma turma de adolescentes em uma comunidade carente de São Paulo. Neste encontro, conhecemos histórias de coragem e transformação daqueles que se propuseram à entrega de ensinar e aprender.

INTERVENÇÃO: O HOMEM REFLUXO
Data: 17/07 – Domingo
Horário: 10h00
Local: Parque Vicentina Aranha
Entrada Franca.

THE BEATLES UNPLUGGED
Data: 17/07 – Domingo
Horário: 10h30
Local: Bambuzal, ao lado da Capela Sagrado Coração de Jesus
Entrada Franca.

Sobre o Parque Vicentina Aranha

Foi inaugurado pela Santa Casa de Misericórdia em 1924 como Sanatório Vicentina Aranha, um dos maiores centros para tratamento de tuberculose da América Latina. É tombado como patrimônio histórico pelo COMPHAC (Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Artístico, Paisagístico e Cultural do Município de São José dos Campos) e Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e turístico). Desde 2006, funciona como Parque Vicentina Aranha e é gerido pela Prefeitura Municipal de São José dos Campos, tendo desde 2011 a AJFAC - Associação Joseense para o Fomento da Arte e da Cultura – como Organização Social de Cultura, a qual desenvolve atividades culturais no espaço e promove a recuperação das edificações com obras de manutenção e restauro.

O Parque conta com o patrocínio do Instituto de Oncologia do Vale, Degraus, Colégio Poliedro, Hospital e Maternidade Policlin, Orthoservice, Gráfica Copcentro, e a promoção do Jornal O Vale, Portal Meon e Rádio Jovem Pan.


Rua Eng. Prudente Meireles de Moraes, 302, Vila Adyana – São José dos Campos/SP
Telefone: 12 3911-7090
Instagram: @Parque_Vicentina
www.facebook.com/parquevicentinaaranha
www.pqvicentinaaranha.org.br


"Os Eventos são de inteira responsabilidade dos envolvidos (estabelecimento, artistas...), a Agenda Cultural apenas divulga o que nos é passado. Eventos sujeitos a alteração de data, horário e local. Mais informações favor confirmar com o local indicado. Muito Obrigada."  


PARCEIROS:





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito Obrigado por comentar! Ficamos muito felizes com sua participação!!!