#ad

23 de ago de 2016

[26 a 28/08/16] SESI SJCampos tem final de semana dedicado à música erudita



II Mostra SESI-SP de Música Erudita acontece entre os dias 26 e 28 de agosto. Yamandu Costa e Arthur Moreira Lima são alguns nomes que se apresentam gratuitamente.
Ajude a Divulgar!! Curta!!!
São Paulo, agosto de 2016 – O SESI São José dos Campos será uma das 15 unidades da instituição a sediar a II Mostra SESI-SP de Música Erudita, com apresentações gratuitas que acontecem de 26 a 27 de agosto às 19h30 e 28 de agosto às 11h. O público da região vai conferir o estilo Crossover, junção de dois ou mais gêneros, representado por nomes como Yamandu Costa, Bachiana Filarmônica SESI-SP & Arthur Moreira Lima e Banda Sinfônica do Estado de São Paulo.
Essa é mais uma proposta do SESI-SP de promover o acesso da sociedade às diferentes expressões artísticas, difundir o conhecimento e formar público para essa vertente musical ainda distante da maioria da população. Em todo o estado, a mostra contará com 45 apresentações de 18 grupos referência na área.
Dividido em quatro séries temáticas, A Música pelo Mundo, Compositores Nacionais, Crossover e História da Música, o evento conta ainda com um bate-papo entre o público e os grupos. Neste diálogo, os artistas revelarão as singularidades do gênero, processos de composição e os contextos e curiosidades das obras, período histórico e instrumentação. Uma oportunidade única de aproximar o público do trabalho artístico.
O SESI São José dos Campos receberá grupos da série crossover, na qual o foco está na troca de ideias entre o popular e o erudito. O popular no sentido de repertório conhecido e difundido, e o erudito, por outro lado, remete às composições icônicas da música de concerto. A série explora, ainda, experimentos contemporâneos na mistura de universos aparentemente distantes e a utilização de instrumentos e arranjos não usuais para cada linguagem.
Os ingressos gratuitos estão disponíveis para reserva no sistema Meu SESI na página www.sesisp.org.br/meu-sesi. Alguns exemplares também serão distribuídos na bilheteria do teatro no dia de cada apresentação. A programação completa pode ser consultada em
http://www.sesisp.org.br/cultura/ii-mostra-sesi-sp-de-musica-erudita.htm
Sobre os grupos

Bachiana Filarmônica SESI-SP & Arthur Moreira Lima
Sobem ao palco dois expoentes da música erudita brasileira, a orquestra Bachiana Filarmônica SESI SP, mantida pelo SESI-SP e regida pelo renomado e aclamado maestro João Carlos Martins e, o versátil pianista Arthur Moreira, intermeados em uma sintonia de valores musicais como agente transformador e gerador de novos públicos que proporciona a mais profunda e reflexiva apreciação e participação no contexto histórico e de criação dos compositores interpretados.

Banda Sinfônica do Estado de São Paulo
Concertos Interior

Formação musical na qual predominam instrumentos de sopro e percussão, com piano e contrabaixos, a Banda Sinfônica do Estado de São Paulo dedica-se à difusão da música de concerto e ao incentivo de novas composições e arranjos. Seu principal papel é a divulgação e criação de repertório original, produzindo concertos sinfônicos e populares. Criada em 1989 pela Secretaria de Estado da Cultura, a Banda conquistou reconhecimento internacional após participar da 8º Conferência da WASBE (World Association for Symphonic Bands and Ensembles), na Áustria, em 1997. A Banda Sinfônica possui uma agenda oficial de apresentações gratuitas e a preços populares durante todo o ano. Além do repertório original e de transcrições de obras consagradas, tem a preocupação de executar música genuinamente brasileira e de estimular a criação de novas obras para essa formação instrumental diferenciada. Em comemoração aos 25 anos completados em 2014, a Banda Sinfônica lançou dois CDs – Maxixe Urbano e Sinfonia Latina.

Erudito – 60 min
Ficha Técnica: Diretor Artístico e Regente Titular: Marcos Sadao Shirakawa | Spallas: Marcos Pedroso (saxofone) e Marisa Lui (clarineta) | Flautas: Renato Corrêa e Amanda Bomfim (solistas), Alexandre Daloia, Hélcio de Latorre, Otávio Blóes|  Flautins: Adriana Coronato, Gabriela Machado| Oboés: Martin Lazarov e Karina Ando (solistas), Rodrigo Müller. Corne-Inglês: Rosana Moret | Clarinetes: Epitácio Rodrigues e Samuel Derewlany (solistas), Eduardo Freitas, Felipe Marcelino dos Reis, Fernando de Oliveira, Itamar Arão, Lindemberg Silva, Márcia Guirra, Rodinei Lourenço, Sérgio Wontroba | Requinta: Joelson Menezes | Clarinete-Alto: José Luiz Braz, Gleyton Pinto | Clarones: João Geraldo Alves, Isabel de Latorre.  Fagotes: Erick Ariga (solista), Luis Ramoska | Contrafagote: Nara Martins | Saxofones: Milton Vito (solista), Douglas Braga, Éderson Marques César Roversi | Trompas: Flávio Faria (solista), Eraldo Araújo, Ricardo Cruz, Vítor Neves | Trompetes: Albert Santos, Edmilson Gomes e Rodrigo Burgo (solistas), Edílson Nery, Jean Pierre Ryckebusch, Roberto Gastaldi | Trombones: Marcelo da Silva (solista), Agnelson Gonçalves, Marco Antonio Lauro | Trombone-baixo: Marcos Pacheco. Eufônios: Rafael Mendes (solista), Ricardo Camargo | Tubas: Luciano Vieira (solista), Gustavo Campos, Rubens Mattos | Contrabaixos: Fernando Freitas (solista), Frank Herzberg, Valgério Gianotto | Piano: Miroslav Georgiev (solista) | Tímpanos: Marco Antonio Monteiro (solista) | Percussão: José Carlos da Silva (solista), Alexandre Biondi, Jonatas Silva, Priscila Balciunas, Marcel Balciunas, Saulo Camargo.


Yamandu Costa

Yamandu é hoje um dos artistas mais solicitados no mundo inteiro. Desde 2001, ano em que venceu o Prêmio Visa, vem conquistando os palcos, tanto como solista, quanto em formações diversas. Apresenta-se regularmente com renomadas orquestras do cenário internacional como a Orquestra Nacional da França, Orquestra de Paris, MDR Leipzig Radio Symphony Orchestra, Orquestra Sinfônica Brasileira, Orquestra Filarmônica de Calgary e com regentes consagrados como Kristjan Jarvi, Kurt Mazur, Roberto Minkzuc, entre outros. Nessas apresentações,  exibe peças da sua autoria escritas em parcerias com orquestradores como Paulo Aragão e Elodie Bouny. Nos últimos anos, ganhou vários prêmios de excelência que valorizam seu talento e seu trabalho. Yamandu possui uma discografia muito extensa e variada que revela gravações com sumidades da historia da música brasileira, como Dominguinhos e Paulo Moura.  Dotado de uma sensibilidade musical e virtuosidade foras do comum, Yamandu é hoje uma das maiores referências mundiais do violão de sete cordas e uma inspiração riquíssima para a jovem geração.

Erudito – 90 min
Ficha técnica: Yamandu Costa                


PROGRAMAÇÃO

Yamandu Costa
26/08, sexta, às 19h30

Bachiana Filarmônica SESI-SP & Arthur Moreira Lima
27/08, sábado, às 19h30
PALCO EXTERNO

Banda Sinfônica do Estado de São Paulo
28/08, domingo, às 11h00



II Mostra SESI-SP de Música Erudita
Em sua segunda edição, a Mostra SESI-SP de Música Erudita segue com o propósito de apresentar grandes instrumentistas, interpretando os mais diversos compositores de períodos diversos, assim como formações diferenciadas e inusitadas, nesse novo conceito Erudito, no qual as linhas tênues de períodos e linguagens são entrelaçadas com graça e requinte.
Os espetáculos acontecem em 15 cidades, na ocasião os artistas dialogam com o público em diversos momentos sobre o processo de composição, repertório, estilo, período histórico, instrumentação e outros assuntos ligados ao trabalho dos artistas, repertórios e compositores. Cada cidade receberá uma série temática: Compositores Nacionais, História da Música, A Música pelo Mundo e Crossover.
A programação diversificada mescla várias vertentes eruditas, do tradicional às diferentes formações instrumentais da música de concerto.

SERVIÇO
II Mostra SESI-SP de Música Erudita
Local: SESI São José dos Campos – Av. Cidade Jardim, 4389 – Bq dos Eucaliptos
AVCB:  124174 – válido até 8/9/2016
ALVARÁ: 663313201696 – válido até 8/8/2017
Datas e horários: 26 e 27/08 – 19h30  |   28/08 – 11h00
Capacidade: 380 lugares 08 para cadeirantes – shows dos dias 26 e 28/08
2 mil lugares – show do dia 27/08
Duração: 60 minutos
Classificação indicativa: livre
Gênero: música erudita
Informações: 12 3919-2000

Entrada gratuita – Reservas antecipadas pelo Meu SESI (www.sesisp.org.br/meu-sesi) a partir do dia 22 de agosto, às 8 da manhã.


"Os Eventos são de inteira responsabilidade dos envolvidos (estabelecimento, artistas...), a Agenda Cultural apenas divulga o que nos é passado. Eventos sujeitos a alteração de data, horário e local. Mais informações favor confirmar com o local indicado. Muito Obrigada."  


PARCEIROS: