23 de ago. de 2016

[24/08/16] Orquestra Sinfônica de SJC e o Coro Jovem Sinfônico de SJC juntos no Teatro Municipal



Orquestra, Coro e solistas unem-se para executar a belíssima Ode à Santa Cecília de Händel

Encerrando a Série Inverno das Vozes, a Orquestra Sinfônica de São José dos Campos volta ao Teatro Municipal na próxima quarta-feira (24) às 20h, junto com o Coro Jovem Sinfônico de São José dos Campos, para executar a belíssima Ode à Santa Cecília de George Frideric Händel (1685-1759), o célebre compositor germânico, naturalizado cidadão britânico, e considerado um dos grandes mestres do período Barroco.
Ajude a Divulgar!! Curta!!!
O espetáculo apresentará toda a ênfase vocal desta série, onde as 60 vozes do Coro Jovem e a OSSJC acompanharão os solistas Elisabeth Ratzersdorf e Miguel Geraldi. Elizabeth é uma das vozes brasileiras mais requisitadas para o repertório clássico e barroco. Aperfeiçoou-se na Holanda logo após formar-se na Faculdade Sta. Marcelina - SP. Sua educação musical iniciou-se em São José dos Campos, onde fez seu primeiro solo junto ao Madrigal Musicaviva no oratório “Glória” de Vivaldi à frente das Orquestras de Tatuí e dos Solistas Brasileiros (1994-95). Miguel Geraldi, aluno de Gledys Pierry e Neyde Thomas, já atuou junto a importantes orquestras no Brasil e no exterior, inclusive protagonizando famosas óperas.

O programa da noite é uma cantata composta por Handel em 1739, uma sequência de peças onde música e palavras se fundem em uma evocação á harmonia celestial. Händel é um dos nomes mais representativos do fenômeno de devoção à Santa Cecília, padroeira dos músicos e mártire religiosa, que inspirou muitos poetas e músicos europeus desde a Idade Média até os dias de hoje.

O concerto é gratuito com a distribuição prévia de ingressos a partir do dia 19/08 no Parque Vicentina Aranha. Serão disponibilizados 50 ingressos 1 hora antes do concerto no Teatro Municipal.


PROGRAMA:

G. F. HÄNDEL (1685-1759)

Ode for St. Cecilia's Day (Ode à Santa Cecília)

I.            Overture

II.            Interlude

III.            Recitative: From harmony, from heav'nly harmony

IV.            Chorus: From harmony

V.            Air: What passion cannot Music raise

VI.            Air and chorus: The trumpet's loud clangour

VII.            March

VIII.            Air: The soft complaining flute

IX.            Air: Sharp violins proclaim

X.            Air: But oh! what art can teach

XI.            Air: Orpheus could lead the savage race

XII.            Recitative: But bright Cecilia

XIII.            Air and chorus: As from the powers of sacred lays

SOBRE OS SOLISTAS:

ELISABETH RATZERSDORF
Discípula de Niza Tank, foi finalista do Concurso Maria Callas e debutou como Frasquita em Carmen com regência de Silvio Barbato. É cantora do Theatro Municipal de SP. Com a Sinfônica Jovem de Berlim e Parcival Modolo interpretou o Magnificat de Rutter. Atuou como Cecy, Rainha da Noite, Exsultate jubilate de Mozart, além de música barroca e canções de Carlos Gomes. Gravou a Cantata Acadêmica com Edmundo Hora e dublou Julie Andrews em Mary Poppins.

MIGUEL GERALDI (tenor)
Vencedor do “V Concurso Carlos Gomes” de Campinas, “II Concurso Aldo Baldin” de Florianópolis, e do “III Concurso Internacional de Canto Bidu Sayão”. Aluno de Gledys Pierry e Neyde Thomas, atuou junto a importantes orquestras no Brasil e no exterior. Protagonizou diversas óperas, destacando-se: L’Elisir D´amore, Rita e Poliuto de Donizetti, La Bohème e Turandot de Puccini, Rigoletto e La Traviata, Loreley de Catalani, Viúva Alegre de Léhar, Carmen de Bizet e Paggliacci de Leoncavallo.

SOBRE O CORO JOVEM SINFÔNICO DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

Com o objetivo de educar por meio da música, formando novas plateias e futuros cantores profissionais, a Fundação Cultural Cassiano Ricardo criou em 2005 o Coro Jovem Sinfônico de São José dos Campos. Recentemente, foi vencedor no Mapa Cultural Paulista, pela Região do Vale do Paraíba e no Concurso Internacional de Coros Ameride, como melhor coral na categoria Coros e Orfeões como melhor coro na eliminatória Nacional. Atualmente, o Coro Jovem têm Sérgio Wernec como Regente e Diretor Artístico.

SOBRE O MAESTRO
MARCELLO STASI (REGENTE TITULAR E DIRETOR ARTÍSTICO DA OSSJC)

Nascido em São Paulo, o regente da Orquestra Sinfônica de São José dos Campos iniciou sua carreira aos vinte anos de idade ao vencer o Concurso Jovens Regentes da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP). Graduado com louvor em regência pela Universidade de Cincinnatti, concluiu seu mestrado na Northwestern University, de Chicago e é Doutor em Música pela Universidade de Campinas (Unicamp).

Como regente titular esteve à frente  da Amazonas Filarmônica e da Orquestra de Câmara de Jundiaí. Como convidado, regeu as mais renomadas orquestras do Brasil, como a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, a Orquestra Sinfônica Brasileira, a Sinfônica do Teatro Nacional de Brasília, a Orquestra Petrobras Sinfônica (RJ) e Camerata Fukuda, entre outras. Sua atuação internacional inclui concertos com a Opera di Trieste (Itália), a North Shore Chamber Orchestra (EUA) e a Orquestra Sinfônica de Maracaibo (Venezuela), além de representar o Brasil em concursos internacionais de regência.

Professor de Regência da Faculdade Souza Lima (São Paulo), também lecionou esta cadeira na UNESP. Como flautista tem participado de diversos conjuntos dedicados à execução histórica do repertório barroco.


SERVIÇO
SÉRIE INVERNO DAS VOZES
QUINTO ENCONTRO
Orquestra Sinfônica de São José dos Campos e  Coro Sinfônico Jovem Sinfônico de SJC
Data: 24 de agosto (quarta)
Hora: 20h
Local: Teatro Municipal
Rua Rubião Júnior, 84, terceiro piso – Centro – São José dos Campos/SP
Maestro e Diretor Artístico: Marcello Stasi
Solistas: Elisabeth Ratzersdorf (soprano) e Miguel Geraldi (tenor)
Entrada Franca
Forma de reserva e retirada de ingressos: Os ingressos serão distribuídos no Parque Vicentina Aranha a partir do dia 19/08 às 08h até dia 24/08 às 12h. Serão disponibilizados 50 ingressos 1 hora antes do concerto no Teatro Municipal.


SOBRE A OSSJC

A Orquestra Sinfônica de São José dos Campos foi criada em 2004, é mantida pela Prefeitura Municipal de São José dos Campos, através da Fundação Cultural Cassiano Ricardo e Secretaria Municipal de Educação, tendo a AJFAC (Associação Joseense para o Fomento da Arte e da Cultura) como entidade gestora. Conta também com o patrocínio das empresas Huesker, Laboratório Oswaldo Cruz, Hospital e Maternidade Policlin, APROESP, Poliedro, Usina Santo Ângelo, parceira da Gráfica Copcentro e Shopping Centro, com a promoção do Jornal O Vale, Rádio Jovem Pan e Portal Meon.
Informações: www.orquestrasjc.org.br e facebook.com/orquestrasjc


"Os Eventos são de inteira responsabilidade dos envolvidos (estabelecimento, artistas...), a Agenda Cultural apenas divulga o que nos é passado. Eventos sujeitos a alteração de data, horário e local. Mais informações favor confirmar com o local indicado. Muito Obrigada."  


PARCEIROS:





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito Obrigado por comentar! Ficamos muito felizes com sua participação!!!