23 de ago. de 2016

[23 a 28/08/16] Programação da Semana do Vicentina Aranha



Cinema no Parque: O Abraço de Serpente, Acendalha FLIM e Cordas da Mantiqueira

Nesta terça (23) às 19h no ‪Projeto ‎Cinema no Parque exibe o longa-metragem colombiano O Abraço da Serpente, indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro em 2016. De fundo científico, a obra é baseada nos diários de dois exploradores europeus, que vagaram pela Amazônia decididos a desvendar seus segredos nos primórdios do século XX. A proposta estética implementada pelo diretor Ciro Guerra e o diretor de fotografia David Gallegos, apresenta a Floresta Amazônica toda em preto e branco, uma bela e inovadora leitura.
Ajude a Divulgar!! Curta!!!
Durante todo o mês de agosto, para o público entrar no clima da FLIM 2016 - a Festa Literomusical do Parque Vicentina Aranha, que acontecerá de 16 a 18 de setembro, estão sendo exibidos curtas-metragens do universo da literatura antes de cada sessão de cinema. Nesta terça (23), antes do Cinema no Parque, será exibido o curta A Maior Flor do Mundo, que apresenta reflexões sobre infância, individualismo e existencialismo em forma de poesia visual. Baseado no livro homônimo de José Saramago, vencedor do Prêmio Nobel de Literatura, o curta foi produzido em 2007 por Juan Pablo Etcheverry e narrado pelo próprio José Saramago – que também aparece no filme como personagem. Ganhou o prêmio de melhor animação do Anchorage Internacional Film Festival e foi nomeado para os Goya deste ano na categoria de melhor curta-metragem.

Na quinta-feira (25) às 19h30 ocorre a primeira Acendalha FLIM, um convite para que a cidade respire literatura, música e arte desde já com o tema: Das Cidades Mortas de Lobato às Cidades Invisíveis de Calvino. Os escritores Monteiro Lobato e Itálo Calvino evocam em suas obras dois perfis de cidades reais e metafóricas que imprimem diferentes pontos de vista. A cidade deixa de ser um conceito geográfico para se tornar um emaranhado da existência humana, numa dupla face a ser desvendada. O Parque recebe as doutoras em História Tania Regina de Luca e Valéria Regina Zanetti para discorrerem sobre o tema em um diálogo aberto com o público.

No domingo (28) às 10h30 o Projeto Música no Parque apresenta o show Brasil Raízes, espetáculo que identifica o grupo Cordas da Mantiqueira, uma vez que todo o seu repertório nos remete à verdadeira música de raiz. Fundado em 2009 e regido por Oliveira Neto, o grupo é formado por treze violeiros que amam e estudam constantemente a viola e sua história. A apresentação no Parque Vicentina Aranha promete perpetuar a beleza da cultura caipira do Brasil, onde o amor formoso, a contemplação da natureza, a celebração entre amigos e o espírito caboclo, repousam na alma da viola. Ainda no domingo ocorre a Feira Agroecológica, com a exposição e venda de produtos regionais das 09h às 13h30.

SERVIÇO

CURTA METRAGEM: A MAIOR FLOR DO MUNDO
Data: 23/08 | Terça-feira
Horário: 19h
Local: Sala de Leitura Réginaldo Poeta
Direção: Juan Pablo Etcheverry | Gênero: Curta Metragem | Ano: 2007 | Duração: 10min | Classificação: Livre
Entrada Franca.

CINEMA NO PARQUE: O ABRAÇO DA SERPENTE
Data: 23/08 – Terça-feira
Horário: 19h
Local: Sala de Leitura Reginaldo Poeta
Direção: Ciro Guerra | Gênero: Drama, Aventura | Ano: 2016 | Duração: 2h 04min | Classificação: 12 anos
Entrada Franca.

Sinopse: Théo (Jan Bijvoet) é um explorador europeu que conta com a ajuda do xamã Karamakate (Nilbio Torres) para percorrer o Rio Amazonas. Gravemente doente, ele busca uma lendária flor que pode curar sua enfermidade. Quarenta anos depois, a trilha de Théo é seguida por Evan (Brionne Davis), outro explorador que tenta convencer Karamakate a ajudá-lo.

ACENDALHA FLIM 2016
Das Cidades Mortas de Lobato às Cidades Invisíveis de Calvino
Data: 25/08 | Quinta-feira
Horário: 19h30
Local: Sala de Leitura Réginaldo Poeta
Convidadas: TÂNIA REGINA DE LUCA e VALÉRIA ZANETTI


Tania Regina de Luca
Graduada em História pela USP (1981), mestre em História Social pela USP (1989) e doutorado em História Social pela USP (1996). É professora Livre Docente em História do Brasil Republicano (2009) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil República.

Valéria Regina Zanetti
Graduada em História pela UFOP (1988), mestre em História pela PUC Rio Grande do Sul (1994) e doutora em História pela PUC São Paulo (2008). É professora da UNIVAP, atuando na Graduação (História e Geografia) e na Pós- Graduação, como docente permanente do Mestrado e Doutorado em Planejamento Urbano e Regional. É coordenadora do Núcleo de Pesquisa Pro-Memória SJC, Pró-Memória Jacareí, do Laboratório de Pesquisa e Documentação Histórica do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento/UNIVAP e do Laboratório Cidade e Memória.

CORDAS DA MANTIQUEIRA  
Data: 28/08 – Domingo
Horário: 10h30
Local: Bambuzal, ao lado da Capela Sagrado Coração de Jesus


FEIRA AGROECOLÓGICA
Todo segundo e quarto domingo do mês | *Entrada pelo portão da Avenida São João
14/08 e 28/08 das 09h às 14h
Alimentos e produtos agroecológicos, cultivados por produtores regionais. Não esqueça de trazer a sua sacola ecológica.

Sobre o Parque Vicentina Aranha
Foi inaugurado pela Santa Casa de Misericórdia em 1924 como Sanatório Vicentina Aranha, um dos maiores centros para tratamento de tuberculose da América Latina. É tombado como patrimônio histórico pelo COMPHAC (Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Artístico, Paisagístico e Cultural do Município de São José dos Campos) e Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e turístico). Desde 2006, funciona como Parque Vicentina Aranha e é gerido pela Prefeitura Municipal de São José dos Campos, tendo desde 2011 a AJFAC - Associação Joseense para o Fomento da Arte e da Cultura – como Organização Social de Cultura, a qual desenvolve atividades culturais no espaço e promove a recuperação das edificações com obras de manutenção e restauro.

O Projeto Vicentina Qualidade de Vida conta com o apoio do Grupo Sabin e do Instituto de Oncologia do Vale.

O Parque Vicentina Aranha conta com o patrocínio do Instituto de Oncologia do Vale, Degraus, Colégio Poliedro, Hospital e Maternidade Policlin, Orthoservice, Gráfica Copcentro, e a promoção do Jornal O Vale, Portal Meon e Rádio Jovem Pan.
 
Rua Eng. Prudente Meireles de Moraes, 302, Vila Adyana – São José dos Campos/SP
Telefone: 12 3911-7090
Instagram: @Parque_Vicentina
www.facebook.com/parquevicentinaaranha
www.pqvicentinaaranha.org.br




"Os Eventos são de inteira responsabilidade dos envolvidos (estabelecimento, artistas...), a Agenda Cultural apenas divulga o que nos é passado. Eventos sujeitos a alteração de data, horário e local. Mais informações favor confirmar com o local indicado. Muito Obrigada."  


PARCEIROS:





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito Obrigado por comentar! Ficamos muito felizes com sua participação!!!