#ad

17 de set de 2016

[24/09/16] São José tem duas apresentações gratuitas do Projeto “Ópera na Escola”



Com estreia no dia 17/09, em Pindamonhangaba, a renomada diretora cênica do Projeto “Ópera na Escola”, Livia Sabag, também dirige em outubro a ópera “Elektra”, de Strauss, no Teatro Municipal de São Paulo.
Ajude a Divulgar!! Curta!!!
São Paulo, 15 de setembro de 2016 – Ampliar e democratizar o acesso de estudantes e de seus familiares a espetáculos de música clássica é a proposta do projeto Ópera na Escola, que tem apresentação no dia 24 de setembro, com duas sessões, às 11h e às 15h, em Snao José dos Campos, nas escolas estaduais E.E Prof° Joaquim Andrade Meirelles e E.E Eng. Edgar Mello Mattos de Castro, respectivamente.
Em 2016, o projeto traz em sua 5a edição o espetáculo A Criada Patroa: uma versão em português da famosa obra do compositor italiano Giovanni Battista Pergolesi. A Criada Patroa aborda com humor o conflito de classes, tema crucial em nossa sociedade até os dias de hoje, e fala da reconfiguração de uma relação hierarquizada através do amor, da identificação com o outro, do afeto.

O espetáculo conta com a participação da cantora Isabella Luchi, do barítono Márcio Marangon, do ator Rodrigo Manzelli e do pianista Lucas Bojikian, com direção artística e cênica de Livia Sabag e direção musical de Fábio Bezuti.
Para que os alunos possam compreender a importância da música erudita e do teatro como expressão artística no Brasil e no mundo, o projeto realiza ações socioeducativas que abrangem as escolas e o seu entorno. Além do espetáculo, a comunidade participa de atividades didáticas que abordam temas relacionados à música clássica.

“A ópera, por sua natureza híbrida, que inclui música, teatro e artes visuais, é uma forma de arte que pode ser facilmente apreciada por qualquer tipo de público. No entanto, pelos mais diversos motivos, que vão desde questões geográficas até econômicas, a maior parte da população brasileira não tem acesso a espetáculos deste tipo. Dessa constatação surgiu a ideia de irmos até públicos que estão afastados dos centros que concentram a produção cultural, dando preferencia por regiões economicamente desfavorecidas. Além da experiência artística e da formação de capital cultural, o projeto propicia uma experiência compartilhada na comunidade, criando laços, referências comuns e um espaço alternativo de diálogo e debate,” explica Sabag.

Ao todo, dez cidades e 18 escolas públicas receberão as apresentações gratuitas aos finais de semana. O projeto é idealizado por Livia Sabag e Cléia Mangueira, com realização da Tulipa Produções Artísticas e conta com o patrocínio da Gerdau, por meio do Instituto Gerdau, firmado através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura – ProAC.

PROGRAMAÇÃO:

17/09 – Pindamonhangaba
11h - EE Monsenhor João José de Azevedo - , Rod. Dr Caio Gomes Figueireido, km 12, Bom Sucesso;
15h - E. E Profª Ivone Nogueira de Azevedo, Rua dos Rouxinois, 171, Beta



18/9, Cotia
11h - E.M Profª Ana Maria Pereira, R. Onze, 396, Nakamura Park, Cotia
15h – E.E Sidronia Nunes Pires - Av. Inocêncio Píres de Oliveira, 405, Caucaia do Alto, Cotia

24/09 – São José dos Campos
11h- E.E Prof° Joaquim Andrade Meirelles - R. Maranduba, 131, Jd Satélite, São José dos Campos
15h - E.E Eng. Edgar Mello Mattos de Castro - Estr. do Imperador, 701, Campos dos Alemães, São José dos Campos

25/09 – Mogi das Cruzes
11h - E. E. Profª Lucinda Bastos - R. São Jorge, 50, CJ Res S Angelo, Mogi das Cruzes
15h - E .E. Prof° Claudio Abrahão - R. Dr. João Antônio Rodrigues de Moraes, 100, Vila Jundiaí,  Mogi das Cruzes



SERVIÇO:
Projeto Ópera na Escola: A Criada Patroa
Data: 24/09
Local: São José dos Campos
11h- E.E Prof° Joaquim Andrade Meirelles - R. Maranduba, 131, Jd Satélite, São José dos Campos
15h - E.E Eng. Edgar Mello Mattos de Castro - Estr. do Imperador, 701, Campos dos Alemães, São José dos Campos



Sobre a Tulipa Produções Artísticas
A produtora foi fundada por profissionais que atuam na gestão, administração e produção cultural de médio e grande porte e realiza projetos nas áreas de música clássica, ópera, teatro e artes plásticas. Dentre os principais projetos, são destaques as produções operísticas Il Matrimonio Segreto (coprodução com Ato Primo Produções Culturais), A WaterBird Talk, The Bear, I Pagliaccirealizadas no Theatro São Pedro e L’Enfant et lês Sortilègespara comemoração do Centenário do Theatro Municipal de São Paulo. Por esse último projeto, conquistou o Prêmio Carlos Gomes 2012 como melhor produção operística.

Sobre a Gerdau
A Gerdau é líder no segmento de aços longos nas Américas e uma das principais fornecedoras de aços longos especiais do mundo. Recentemente, passou também a atuar em dois novos mercados no Brasil, com a produção própria de aços planos e a expansão das atividades de minério de ferro, iniciativas que estão ampliando o mix de produtos oferecidos ao mercado e a competitividade de suas operações. Com mais de 45 mil colaboradores, a Gerdau possui operações industriais em 14 países – nas Américas, na Europa e na Ásia –, as quais somam uma capacidade instalada superior a 25 milhões de toneladas de aço por ano. Além disso, é a maior recicladora da América Latina e, no mundo, transforma, anualmente, milhões de toneladas de sucata em aço, reforçando seu compromisso com o desenvolvimento sustentável das regiões onde atua. Com mais de 120 mil acionistas, as ações das empresas Gerdau estão listadas nas bolsas de valores de São Paulo, Nova Iorque e Madri.


"Os Eventos são de inteira responsabilidade dos envolvidos (estabelecimento, artistas...), a Agenda Cultural apenas divulga o que nos é passado. Eventos sujeitos a alteração de data, horário e local. Mais informações favor confirmar com o local indicado. Muito Obrigada."  


PARCEIROS: