16 de nov. de 2016

[17 a 22/11/16] Programação do Parque Vicentina Aranha


Trio Moringa

Desafio do Manequim: Harry Potter, Aula Aberta de Pilates, Cinema ao Ar Livre Especial Harry Potter,
Música no Parque: Trio Moringa e Contraponto com a Exibição do Filme Atlântico Negro
Ajude a Divulgar!! Curta!!!
Neste sábado (19) às 09h30, o Projeto Vicentina Qualidade de Vida, em parceria com o Círculo Saudável, realiza uma Aula Aberta de Pilates ao ar livre. Para participar não é necessária experiência prévia, basta comparecer com uma toalha, esteira ou mat de yoga.
Ainda no sábado (19) às 19h30 o Parque Vicentina Aranha exibe um dos oito filmes da saga Harry Potter no Telão de Cinema ao Ar Livre. A votação para escolha de um dos títulos esta aberta desde o dia 07 de novembro na página oficial do Parque no Facebook, se encerra dia na quinta-feira, dia 17 de novembro às 12h. O evento na rede social já possui 1,8mil confirmados e 3,5mil interessados, e contará com a presença de Food Trucks e Food Bikes da região.

Para incentivar a participação do público na Sessão de Cinema ao Ar Livre Especial Harry Potter, na quinta-feira (17) às 16h, o Parque Vicentina Aranha convida seus frequentadores para virem ao Parque vestidos com a temática da saga Harry Potter para participarem do Desafio do Manequim (Mannequin Challenge); a nova moda que tomou conta da internet onde um grupo de pessoas fica parado como um manequim de loja para uma gravação. O vídeo do desafio será exibido antes da Sessão de Cinema ao Ar Livre no sábado.

No domingo (20), Dia Nacional da Consciência Negra, o Projeto Música no Parque apresenta às 10h30 a sonoridade brasileira do Trio Moringa. O grupo é formado pela união de três artistas Orokzala Amauro, Dan Sonora e Maira Dom, em um trabalho inspirado em cantos e toques de reza de diferentes tradições, principalmente de origens africanas, afro-brasileiras e afro-indígena, cantos de trabalho e outras expressões da cultura popular. A base do trabalho musical apresentado pelo Trio Moringa se fundamenta num profundo estudo da percussão popular brasileira, passando por ritmos regionais como coco, baião, toré, xote, ciranda e alguns ritmos e influencias da cultura afro-brasileira como ijexá, vamunha, agueré, sato, entre outros. Venha se conectar com a natureza em um espetáculo repleto de boas energias e paz.

Para estender as reflexões sobre o Dia Nacional da Consciência Negra, na terça-feira (22) às 19h30, o Projeto Contraponto Ideias Afins e Desafins propões um diálogo sobre a formação cultural da sociedade brasileira. Após a exibição do documentário nacional Atlântico Negro: na Rota dos Orixás (1998), haverá uma conversa aberta com o roteirista da obra, Victor Leonardi e o Dr. Sérgio Luis Francisco. O documentário retrata a importância do continente africano na construção da nossa sociedade. Esta estruturação cultural mostra a semelhança existente entre estes povos, dentre estes laços: a religiosidade, a musicalidade, a fala, hábitos alimentares e as manifestações culturais.

Victor Leonardi começou a escrever seus primeiros versos em 1963. Escreveu e publicou 20 livros: poesia, contos, ensaios e uma fábula para crianças. Também escreveu uma peça de teatro, roteiros para cinema e mais de 30 roteiros para documentários de televisão. Nos últimos anos, escreveu romances autobiográficos e livros de memórias que ainda estão inéditos. Fluente em cinco línguas e conhecedor de aproximadamente 80 países. Estudou na Universidade de Paris, foi professor na Universidade de Brasília, professor-visitante na Unicamp, na Universidade Federal da Paraíba, na Universidade do Amazonas e na Universidade da Califórnia, em Berkeley. Leonardi escreve a lápis. Nunca usou computador, máquina de escrever ou caneta. Sua tecnologia é de uma simplicidade absoluta. O convidado Dr. Sérgio Francisco Luis é  um renomado cardiologista em São José dos Campos, nascido na Favela do Jacarezinho (RJ), e criado no Morro da Mangueira (RJ), contrariou todas estatísticas ao formar-se em medicina em 1982. Tendo construído uma sólida história de luta por igualdade racial, desenvolveu trabalhos direcionados ao estudo de doenças associadas à raça negra. Dr. Sérgio também é poeta, músico e estudioso de samba.

SERVIÇO
DESAFIO DO MANEQUIM: ESPECIAL HARRY POTTER
Data: 17/11 | Quinta-feira
Horário: 16h
Local: Concentração em frente ao Pavilhão Central.
Entrada Franca

PILATES SOLO
19/11 – Sábado | 9h30
Local: Bambuzal
Realização: Centro de Soluções em Saúde – CSS
Entrada Franca.

CINEMA AO AR LIVRE: ESPECIAL HARRY POTTER
Data: 19/11 | Sábado
Horário: 19h30
Local: Telão de Cinema ao Ar Livre, atrás do Pavilhão Marina Crespi
Votação para escolha do filme: de 07/11 às 12h até  17/11 às 12h pela página: www.facebook.com/parquevicentinaaranha
Entrada Franca.

Filmes para votação:
I.                     HARRY POTTER E A PEDRA FILOSOFAL (2001)
II.                    HARRY POTTER A CAMERA SECRETA (2002)
III.                  HARRY POTTER E O PRISIONEIRO DE AZKABAM (2004)
IV.                  HARRY POTTER E O CÁLICE DE FOGO (2005)
V.                   HARRY POTTER E A ORDEM DE FENIX (2007)
VI.                  HARRY POTTER E O ENIGMA DO PRINCIPE (2009)
VII.                HARRY POTTER E AS RELÍQUIAS DA MORTE PARTE I (2010)
VIII.               HARRY POTTER E AS RELÍQUIAS DA MORTE PARTE II (2012)

MÚSICA NO PARQUE: TRIO MORINGA
Data: 20/11 | Domingo
Horário: 10h30
Local: Bambuzal
Entrada Franca.

CONTRAPONTO IDEIAS AFINS E DESAFINS: COM A EXIBIÇÃO DO FILME
ATLANTICO NEGRO
Presença do roteirista Victor Leonardi e do Dr. Sérgio Luis Francisco
Data: 22/11 | Terça-feira
Horário: 19h30
Direção: Renato Barbieri | Gênero: Documentário | País: Brasil | Ano: 1998 | Duração: 75min | Classificação: 10 anos
Entrada Franca.

CONVIDADOS: Victor Leonardi e Dr. Sérgio Francisco Luis

Sobre o Parque Vicentina Aranha
Foi inaugurado pela Santa Casa de Misericórdia em 1924 como Sanatório Vicentina Aranha, um dos maiores centros para tratamento de tuberculose da América Latina. É tombado como patrimônio histórico pelo COMPHAC (Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Artístico, Paisagístico e Cultural do Município de São José dos Campos) e Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e turístico). Desde 2006, funciona como Parque Vicentina Aranha e é gerido pela Prefeitura Municipal de São José dos Campos, tendo desde 2011 a AFAC - Associação para o Fomento da Arte e da Cultura – como Organização Social de Cultura, a qual desenvolve atividades culturais no espaço e promove a recuperação das edificações com obras de manutenção e restauro.

O Projeto Vicentina Qualidade de Vida conta com o apoio do Grupo Sabin e do Instituto de Oncologia do Vale.

O Parque Vicentina Aranha conta com o patrocínio do Instituto de Oncologia do Vale, Degraus, Colégio Poliedro, Hospital e Maternidade Policlin, Orthoservice, Gráfica Copcentro, e a promoção do Jornal O Vale, Portal Meon e Rádio Jovem Pan.

Rua Eng. Prudente Meireles de Moraes, 302, Vila Adyana – São José dos Campos/SP
Telefone: 12 3911-7090
Instagram: @Parque_Vicentina
www.facebook.com/parquevicentinaaranha
www.pqvicentinaaranha.org.br


"Os Eventos são de inteira responsabilidade dos envolvidos (estabelecimento, artistas...), a Agenda Cultural apenas divulga o que nos é passado. Eventos sujeitos a alteração de data, horário e local. Mais informações favor confirmar com o local indicado. Muito Obrigada."  


PARCEIROS:





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito Obrigado por comentar! Ficamos muito felizes com sua participação!!!