29 de mar. de 2017

[28/03 a 02/04/17 ] Programação semanal do Parque Vicentina Aranha


Adriano Grineberg
Na data de hoje (28) às 19h, o Parque Vicentina Aranha realiza a abertura oficial da exposição Venho para te dizer :) uma verdadeira viagem ao mundo das cartas por meio de registros históricos, reproduções, intervenções áudio visuais e construções coletivas propostas pela participação dos visitantes. A exposição ficará aberta para visitação todos os dias de 29/03 a 01/05, das 09h às 21h no Pavilhão São José. As visitas monitoradas para grupos ocorrerão as terças e quintas-feiras, das 10h às 12h e das 15h às 17h, somente com agendamento prévio pelo telefone (12) 3911 7090.




Fazer a Agenda Cultural me toma tempo e hoje faço sem ganhar nada dos artistas e estabelecimentos! Se você gosta da Agenda Cultural, qualquer ajuda será muito bem vinda!!




Ajude a Divulgar!! Curta!!!
A última atividade cultural do mês de março também teve sua inspiração no universo das cartas. Na quinta-feira (30) às 19h, o projeto Cinema no Parque exibe o documentário nacional O Último Poeta (2015), um belíssimo longa metragem que conta a história real de Helena Maria Balbinot, uma mulher apaixonada por poesia que, aos 21 anos, teve a grande oportunidade de se corresponder com um dos maiores poetas do Brasil, Carlos Drummond de Andrade. Imagens e palavras traduzem com sensibilidade e lirismo essa verdadeira experiência poética. A exibição é uma parceria do Parque Vicentina Aranha com as produtoras Besouro Filmes e Lança Filmes.

O aniversário de 93 anos do Parque Vicentina Aranha (27/04) será comemorado durante todo o mês de abril com uma Programação Cultural especial que evidencia o cuidar do primeiro ao último dia do mês. A primeira atividade, que ocorrerá no sábado (01) das 08h30 às 12h, é um convite às pessoas que buscam qualidade de vida aliada ao bem-estar, saúde, alimentação e boas práticas. Esta edição da Manhã Saudável começará às 08h30 com uma prática de Artes Corporais da Medicina Tradicional Chinesa, seguida de uma Aula Aberta de Yoga às 09h30. Às 10h30 teremos um Piquenique Comunitário Saudável com degustação e às 11h apreciaremos o show Canto de Todos os Cantos com Adriano Grineberg. A manhã também com uma ação do Instituto de Oncologia do Vale em prol do Dia Mundial da Saúde, comemorado no dia 07/04. Para participar basta comparecer com uma canga ou tapete de yoga.

O show Canto de Todos os Cantos (01/04 às 11h) é um recital de cantos de diferentes culturas, uma apresentação solo de Adriano Grineberg com voz, piano, instrumentos de sopro e teclado. Grineberg faz na apresentação um mergulho pelos cantos universais das mais variadas tradições em releituras e composições inspiradas nas sonoridades dos 5 continentes. Cantado nas mais diversas línguas, o que já se tornou uma forte característica no trabalho do artista, o show é um convite para sintonizarmos nossas conexões com a ancestralidade.

Aproveitando a presença no músico na cidade, no domingo (02) às 10h30, o Projeto Música no Parque tem a honra de receber Adriano Grineberg, um dos maiores nomes do blues contemporâneo brasileiro, o pianista, cantor e compositor. Ele apresenta no Parque segundo álbum Blues for África, inspirado nas raízes africanas do blues, trazendo um repertório de releituras e composições que combinam elementos modernos as batidas tribais no blues, gospel, new orleans, mambo e reggae.

Adriano Grineberg é um verdadeiro showman e, junto com sua banda, faz uma apresentação com total interação com o público, transcendendo o blues numa viagem que vai além de um só gênero musical, localidade ou época específica. Aliado à alegria e intensidade da música africana, são incluídos no repertório clássicos de referências como Ray Charles, BB King, Jerry Lee Lewis, Bob Marley e citações de mestres da música brasileira como Pixinguinha e Luis Gonzaga.

SERVIÇO

EXPOSIÇÃO: VENHO PARA TE DIZER :)

- Abertura de Exposição
Data: 28/03 | Terça-feira | Horário: 19h
Local: Pavilhão São José
Entrada Franca.

- Período da Exposição
De 28/03 a 01/05 | Horário: 09h às 21h

- Para visitas com monitoria, é necessário agendamento por telefone.
Data: terças e quintas das 10h às 12h e das 15h às 17h
Informações e agendamentos: (12) 3911 7090

FICHA TÉCNICA EXPOSIÇÃO
Concepção: Equipe AFAC
Curadoria: Célia Barros e Patricia Ioco
Pesquisa: Equipe AFAC (Angela Tornelli,Diego Lourenço, Fábio Almeida e Patricia Ioco), com a colaboração de Victor Leonardi, Marcia Michielin, Valéria Zanetti, Maria Ap. Papali
Expografia: Célia Barros
Diagramação e comunicação: Cris Abreu e Gustavo Oliveira
Produção e montagem: Bruno Mantovanni, Camila A. Nascimento, Celia Barros, Diego Lourenço, Endrigo Souza Bernardo, Fabio Almeida, Guilherme Samejima, Jorge Araujo e Patricia Ioco
Áudio: Saulo Filho
Agradecimentos: Biblioteca Solidária, Luis Okamoto, Mario Luiz Gomes e Nadia Kojio
Apoio: Arquivo Público do Município de São José dos Campos, UNIVAP – Universidade do Vale do Paraíba, Núcleo de Pesquisa Pró-Memória, Museu Major Novaes, Produtora Homens de Saia e Batata Doce.

CINEMA BRASILEIRO: O ÚLTIMO POEMA

Data: 30/03 | Quinta-feira
Horário: 19h
Local: Sala de Leitura Réginaldo Poeta
Direção: Gênero: Documentário| Ano: 2015 | Duração: 1h 10min | Classificação: Livre
Entrada Franca.

Sinopse:
Helena, professora do interior do Rio Grande do Sul se correspondeu durante 24 anos com Carlos Drummond de Andrade, poeta modernista brasileiro. O filme revela parte desta rica correspondência. Em cenas poéticas e de extrema beleza, esta amizade é reinventada, ressignificada, tecendo no imaginário do espectador o encontro entre o universo particular de Helena Maria e a poesia de Drummond.

MANHÃ SAUDÁVEL EM COMEMORAÇÃO AO DIA MUNDIAL DA SAÚDE

Data: 01/04 – Sábado
Horário: 08h30 às 12h
Local: Bambuzal, ao lado da Capela Sagrado Coração de Jesus.
Para participar basta comparecer com tapete de yoga ou canga.
Traga sua contribuição para um piquenique comunitário.
Parceira: PRÁXIS - Estudo e Prática das Artes Corporais Terapêuticas Chinesas, Círculo Saudável, Batata Doce - Foco em você e ItGreens - Sucos naturais prensados.
Entrada Franca.

08h30    Artes Corporais da Medicina Tradicional Chinesa
09h30    Aula Aberta de Yoga
10h30    Piquenique Comunitário Saudável com degustação
11h        Show Canto de Todos os Cantos com Adriano Grineberg

CANTO DE TODOS OS CANTOS COM ADRIANO GRINEBERG  

Data: 01/04 – Sábado
Horário: 11h
Local: Bambuzal, ao lado da Capela Sagrado Coração de Jesus.
Entrada Franca.
Canto de Todos os Cantos (recital de cantos das localidades listadas)
África – Zulu, Iorubá, Swahili, igbo e Bembé.
Asia – Sânscrito, Telugu, Qawali, Hebraico e Aramaico.
América – Cherokee, Tupi-guarani, Creole e Kahuna.
Europa – Inglês, Espanhol, Latim e Português.
Oceânia – Sons meditativos.

BLUES FOR ÁFRICA COM ADRIANO GRINEBERG QUARTETO 

Data: 02/04 – Domingo
Horário: 10h30
Local: Bambuzal, ao lado da Capela Sagrado Coração de Jesus
Entrada Franca.

Sobre o Parque Vicentina Aranha

Foi inaugurado pela Santa Casa de Misericórdia em 1924 como Sanatório Vicentina Aranha, um dos maiores centros para tratamento de tuberculose da América Latina. É tombado como patrimônio histórico pelo COMPHAC (Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Artístico, Paisagístico e Cultural do Município de São José dos Campos) e Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e turístico). Desde 2006, funciona como Parque Vicentina Aranha e é gerido pela Prefeitura Municipal de São José dos Campos, tendo desde 2011 a AFAC - Associação para o Fomento da Arte e da Cultura – como Organização Social de Cultura, a qual desenvolve atividades culturais no espaço e promove a recuperação das edificações com obras de manutenção e restauro.

O Parque Vicentina Aranha conta com o patrocínio do Instituto de Oncologia do Vale, Degraus, Hospital e Maternidade Policlin, Gráfica Copcentro, e a promoção do Jornal O Vale e Rádio Jovem Pan.

Rua Eng. Prudente Meireles de Moraes, 302, Vila Adyana – São José dos Campos/SP
Telefone: 12 3911-7090 | Instagram: @Parque_Vicentina
www.facebook.com/parquevicentinaaranha
www.pqvicentinaaranha.org.br


"Os Eventos são de inteira responsabilidade dos envolvidos (estabelecimento, artistas...), a Agenda Cultural apenas divulga o que nos é passado. Eventos sujeitos a alteração de data, horário e local. Mais informações favor confirmar com o local indicado. Muito Obrigada."  


PARCEIROS:



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito Obrigado por comentar! Ficamos muito felizes com sua participação!!!