9 de jul. de 2017

[05 a 09/07/17] Programação semanal do Vicentina Aranha



O projeto Vicentina Qualidade de Vida apresenta nesta quinta-feira (06) às 09h30, um diálogo aberto sobre Como Prevenir Quedas na Terceira Idade. As quedas nesta fase da vida são bastante comuns e podem causar consequências severas, sendo considerado um dos principais eventos incapacitantes para os idosos. Dessa maneira, é importante compreender as principais causas que levam às quedas e, a partir disso, adotar medidas de prevenção, além de conhecer técnicas específicas que auxiliam na mobilidade dessa faixa etária. Palestra ministrada por Alessandra O. Campos, fisioterapeuta, especialista em Ciência do Treinamento e Mestre em Biomecânica.




Fazer a Agenda Cultural me toma tempo e hoje faço sem ganhar nada dos artistas e estabelecimentos! Se você gosta da Agenda Cultural, qualquer ajuda será muito bem vinda!!




Ajude a Divulgar!! Curta!!!
O final de semana começa saudável no Parque Vicentina Aranha com uma Aula Aberta de Yoga na sábado (08) às 09h30. Para participar não é necessário conhecimento prévio da prática, basta comparecer com um tapete de yoga, toalha ou canga.

Ainda no sábado (08) de manhã, das 10h às 13h, o Parque Vicentina Aranha convida seus frequentadores para o Leituraço, um evento onde as pessoas simplesmente se dirigem a um parque ou praça com um livro e começam a ler. O objetivo da ação é chamar a atenção para o ato da leitura. Nesta data também haverá uma ação de doação de livros que serão destinados ao sebo do 2º Encontro na Mantiqueira, que ocorrerá em agosto em São Francisco Xavier.

No sábado (08) às 14h, as Férias no Vicentina retornam com o Piquenique Viva a Inclusão. O Projeto Viva a Inclusão é uma experiência que incentiva o lazer e a cultura às famílias e portadores de deficiência, estimulando o convívio social. Em uma deliciosa tarde, as crianças poderão participar de uma contação de histórias, apreciar os livros da Biblioteca ao Ar Livre, participar de brincadeiras de antigamente e de um delicioso Piquenique Comunitário. A contação Histórias para Brincar é cheia de princesas, vilões, fadas e animais que falam. Uma narrativa de aprendizado e ludicidade através de brincadeiras, contos e fábulas onde o Tio Dan brinca com histórias do folclore da região do Vale do Paraíba.

No sábado (08) à noite a partir das 19h, será a abertura oficial da contestadora exposição O Feminino na Performance.  Formado por mulheres artistas, fotógrafas, pesquisadoras, designers e figurinistas, projeto propõem-se a questionar O que/ Como se constrói uma/a mulher? afim de criar um espaço de diálogo com as diversas possibilidades inerentes ao gênero. A pesquisa e produção surgem da necessidade de explorar a presença da mulher na Arte e na História da Arte, como mecanismo para construir uma narrativa de visibilidade para a mulher e o feminino. Através de uma perspectiva feminista, da valorização das várias formas de ser mulher, do direito ao corpo e dos direitos humanos, o trabalho pretende ser um espaço para mulheres que produziram antes de nós, às mulheres em busca de si mesmas e às mulheres que ainda não puderam exercer esse direito, valorizando o protagonismo feminino em sua produção artística e intelectual sem, contudo, falar por elas. A partir da criação de uma obra performática, para a qual foram feitas pesquisas históricas, fotográfica e corporal, percebe-se a urgência e atualidade no percurso sobre o tema e a divulgação das práticas e ações performáticas no Vale do Paraíba. A exposição fica em cartaz no Parque até o dia 17/07, com visitação das 09h às 21h no Pavilhão São José. O projeto foi contemplado no edital Artes Visuais – Obras e Exposições - PROAC 2016.

Encerrando o final de semana, no domingo (09) das 09h às 13h30, ocorrem as já tradicionais Feiras de Artesanato Mãos e Arte e a Feira Agroecológica do Parque, com a venda de alimentos e produtos agroecológicos. O projeto Música no Parque tem o prazer em receber às 10h30, o músico e produtor Ricardo Vignini, conhecido como o violeiro mais metaleiro do país, trazendo ao Vicentina o lançamento de seu 13º álbum: Rebento, que conta com 13 faixas instrumentais e a participação especial de 11 músicos, entre eles Andre Rass, Ari Borger, Chistiaan Oyens, Fernando Nunes, Marcel o Berzotti, Marcos Suzano e Sergio Duarte. No repertório influências de blues, baião, bluegrass, rock progressivo e world music. A música "Beijando o Céu" é uma homenagem a Jimi Hendrix que conta com a guitarra do Lúcio Maia (Nação Zumbi).

FÉRIAS NO VICENTINA
RECREAÇÃO COM A TURMA DO TIO DAN: DIA DO OUVIR
Com espaço para leitura Biblioteca ao Ar Livre
Data: 05/07 | Quarta-feira
Horário: 14h às 17h
Local: Bambuzal
Faixa etária: Livre. É necessária a presença do responsável durante toda a atividade.
Entrada Franca.
Programação: Dia do Ouvir
14h Recepção Aninada              
14h10 Cantarolando    
14h40 Brincadeiras de Roda    
15h30 Caçada dos Sons
16h30 Encontro da Despedida
17h Hora do Tchau  

VICENTINA QUALIDADE DE VIDA
PALESTRA: COMO PREVENIR QUEDAS NA TERCEIRA IDADE
Data: 06/07 | Quinta-feira
Horário: 09h30
Local: Sala de Leitura Reginaldo Poeta
Parcerias: CSS – Centro de Soluções em Saúde e Nibs Juice Bar
Entrada Franca.

YOGA NO PARQUE
Data: 08/07 – Sábado
Horário: 09h30
Local: Bambuzal
Parceria: Professores Eduardo Pereira e Cris Tomita
Traga seu tapetinho de yoga, canga ou toalha.
Entrada Franca.

LEITURAÇO 
Leia um livro, a qualquer hora do dia em qualquer local do Parque Vicentina Aranha
Data: 08/07 | Sábado
Horário: 10h às 13h
Entrada Franca.

FÉRIAS NO VICENTINA
PIQUENIQUE VIVA A INCLUSÃO COM AS HISTÓRIAS PARA BRINCAR 
Com espaço para leitura Biblioteca ao Ar Livre e Piquenique Comunitário.
Data: 08/07 | Sábado
Horário: 14h
Local: Bambuzal
Faixa etária: Livre. É necessária a presença do responsável durante toda a atividade.
Parcerias: Grupo Viva a Inclusão, Secretaria de Esportes e Qualidade de Vida.
Entrada Franca.

EXPOSIÇÃO: O FEMININO NA PERFORMANCE  
Abertura: 08/07 | Sábado
Horário: 19h
Visitação: de 09/07 a 17/07
Horário: 09h às 21h
Local: Atrium Pavilhão São José
Entrada Franca.

MÚSICA NO PARQUE
RICARDO VIGNINI, LANÇANDO O CD “REBENTO” 
Data: 09/07 | Domingo
Horário: 10h30
Local: Bambuzal, ao lado da Capela Sagrado Coração de Jesus
Entrada Franca.

Sobre o Parque Vicentina Aranha

Foi inaugurado pela Santa Casa de Misericórdia em 1924 como Sanatório Vicentina Aranha, um dos maiores centros para tratamento de tuberculose da América Latina. É tombado como patrimônio histórico pelo COMPHAC (Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Artístico, Paisagístico e Cultural do Município de São José dos Campos) e Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e turístico). Desde 2006, funciona como Parque Vicentina Aranha e é gerido pela Prefeitura Municipal de São José dos Campos, tendo desde 2011 a AFAC - Associação para o Fomento da Arte e da Cultura – como Organização Social de Cultura, a qual desenvolve atividades culturais no espaço e promove a recuperação das edificações com obras de manutenção e restauro.

O Projeto Vicentina Qualidade de Vida conta com o apoio do Grupo Sabin e do Instituto de Oncologia do Vale.

O Parque Vicentina Aranha conta com o patrocínio do Instituto de Oncologia do Vale, Gerdau, Degraus, Hospital e Maternidade Policlin, Gráfica Copcentro, e a promoção do Jornal O Vale e Rádio Jovem Pan.

Rua Eng. Prudente Meireles de Moraes, 302, Vila Adyana – São José dos Campos/SP
Telefone: 12 3911-7090 | Instagram: @Parque_Vicentina | Spotify: @Parque_Vicentina
www.facebook.com/parquevicentinaaranha
www.pqvicentinaaranha.org.br



"Os Eventos são de inteira responsabilidade dos envolvidos (estabelecimento, artistas...), a Agenda Cultural apenas divulga o que nos é passado. Eventos sujeitos a alteração de data, horário e local. Mais informações favor confirmar com o local indicado. Muito Obrigada."  


PARCEIROS:



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito Obrigado por comentar! Ficamos muito felizes com sua participação!!!