7 de jul. de 2013

Educamais Centro em Jacareí Apresenta a Ópera Rigoletto neste Domingo - 07/07/13



EDUCAMAIS CENTRO - Rua Alfredo Schürig, nº 20 – Centro  - Jacareí - SP
CLIQUE NO BANNER/VIDEO ABAIXO, ASSIM VC AJUDA A AGENDA CULTURAL EM UM SEGUNDO!
Ajude a Divulgar!! Curta!!!

O público de Jacareí tem a oportunidade de assistir neste fim de semana a ópera Rigoletto, de Giuseppe Verdi, dentro da programação do Inverno Cultural, promovido pela Fundação Cultural de Jacarehy José Maria de Abreu.

As apresentações gratuitas acontecem sexta-feira (5) e domingo (7), às 20h, no EducaMais Centro – rua Alfredo Schürig, 20. Os ingressos devem ser retirados a partir desta quarta-feira (3), das 9h às 17h, Diretoria de Cultura – praça Raul Chaves, 110, Centro. Serão distribuídos 1.000 ingressos, sendo 500 para cada dia de apresentação. O limite é de dois ingressos por pessoa.

O espetáculo, com 2h30 de duração e um intervalo, é cantado em italiano com legendas em português. O elenco desta montagem, assinada pelo jacareiense Paulo Abrão Esper, tem como protagonista o barítono Manuel Alvarez, que já fez este papel em diversos teatros brasileiros.

A montagem traz os vencedores do 11º Concurso Brasileiro de Canto Maria Callas, que aconteceu em Jacareí no mês de abril. Elisabete Almeida e Camila Titinger serão Gilda, a filha de Rigoletto. Josy Santos interpreta Maddalena; Rafael Nersessian e Gustavo Lassen dividem os papéis de Sparafucile e Conde de Ceprano.

Completam o elenco Anibal Mancini (Borsa), André Rabello (Marullo), Luciana Pansa (Giovanna), Misael Santos (Sparafucile). O elenco ainda apresenta os convidados Mariana Magatto (Condessa de Ceprano e Pajem), e Richard Bauer e Rinaldo Leone, que se dividem como Duque de Mântova.

A realização é conjunta da Fundação Cultural de Jacarehy José Maria de Abreu e Fundação Cultural Cassiano Ricardo de São José dos Campos, com o apoio das empresas (pelo PROAC e Lei Rouanet) Sanko, Astra e CCR AutoBan. Produção das empresas culturais Cia Ópera São Paulo, Brindisi, Cia D`arte e Retrato Brasileiro Produções Artísticas.

A direção musical é de Alvaro Peterlevitz, que rege a Orquestra Sinfônica Giuseppe Verdi com a participação de músicos de várias cidades do Vale do Paraíba. O coro é da Fundação Cultural de Jacarehy.

Bicentenário – Giuseppe Verdi, o principal compositor italiano de todos os tempos, nasceu em 1813 e faleceu em 1901. “Este ano o mundo comemora o bicentenário de nascimento do compositor, que terá 33 óperas, de sua autoria, encenadas em todos os cantos do planeta”, diz o produtor Paulo Abrão Esper.

Jacareí e São José dos Campos fazem parte desta homenagem através da encenação completa da ópera Rigoletto, famosa por várias melodias que inclui a ária La donna è mobile. Em São José dos Campos a apresentação será no Teatro Municipal, 12 de julho, às 20h, e 14 de julho, às 18h, também com ingressos gratuitos.

Resumo da ópera – Rigoletto é uma ópera em três atos de Giuseppe Verdi, baseada em romance de Victor Hugo, que conta as aventuras amorosas de um Duque e seu bobo da corte, Rigoletto, que esconde de todos ter uma filha justamente para não ter de entregá-la ao seu patrão.

Durante uma festa no palácio, um pai desesperado, Monterone, interrompe a comemoração e amaldiçoa tanto o Duque quanto Rigoletto, que fica com as palavras do velho em sua memória. No entanto, o que Rigoletto ainda não sabe é que Gilda, sua filha, já está apaixonada pelo Duque, que se apresentou a ela com um nome falso.

Apesar de todos os cuidados com a jovem, ela acaba sendo raptada pelos comparsas do Duque e se entrega a ele.

Rigoletto encontra pela estrada um homem que se diz matador de aluguel e acaba contratando Sparafucile para matar o Duque.

No último ato, Gilda, sabendo das tramas de seu pai e apaixonada pelo Duque, acaba se entregando e morre por amor nas mãos do assassino contratado por seu próprio pai. Rigoletto termina a ópera dizendo que tudo aconteceu pela maldição que havia recebido e, com um grito ao ver sua filha morta, se joga no chão. 



"Os Eventos são de inteira responsabilidade dos envolvidos (estabelecimento, artistas...), a Agenda Cultural apenas divulga o que nos é passado. Eventos sujeitos a alteração de data, horário e local. Mais informações favor confirmar com o local indicado. Muito Obrigada."  


PARCEIROS:






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito Obrigado por comentar! Ficamos muito felizes com sua participação!!!