10 de nov. de 2013

Fragmentos de Paixão será exibido em São José dos Campos no dia 11 de novembro




Primeiro filme sobre raios feito no Brasil buscar alertar a população sobre os riscos trazidos pelo fenômeno

CLIQUE NO BANNER/VIDEO ABAIXO, ASSIM VC AJUDA A AGENDA CULTURAL EM UM SEGUNDO!
Ajude a Divulgar!! Curta!!!

Por ano, caem cerca de 50 milhões de raios e 500 pessoas são atingidas no Brasil – 130 delas vítimas fatais das descargas elétricas. O país é campeão mundial de incidência de raios.

Fragmentos de Paixão é o primeiro filme sobre raios feito no Brasil e busca entender como tantas descargas atmosféricas podem afetar vidas de formas tão diferentes. Sua exibição no cinema coincide com o início da temporada das tempestades e da maior incidência de raios no país, que vai de outubro a março. O filme teve estreia em outubro e volta às telas de cinema em Guarulhos e São José dos Campos no dia 11 de novembro, como parte da 14ª edição do Projeta Brasil – dia inteiramente dedicado ao cinema nacional nos 63 complexos da rede Cinemark.

O filme reforça a necessidade de apresentar a temática de raios ao público geral, a fim de diminuir acidentes relacionados às descargas atmosféricas. Um levantamento realizado pelo Grupo de Eletricidade Atmosférica (ELAT) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais mostra que, em consequência de uma tempestade, as vítimas por raios estão em maior número do que as vítimas de enchentes e deslizamentos. De 1991 a 2010, 2.640 pessoas morreram atingidas por raios, contra 2.475 pessoas que perderam a vida por causa de enchentes e deslizamentos.

O pesquisador Osmar Pinto Junior, coordenador do ELAT, destaca que “o Vale do Paraíba é uma das regiões de grande incidência de raios no país”. Em São José dos Campos, por exemplo, caem 11,53 raios por km2, em média.

Só em 2013, já houve 46 mortes causadas por raios no Brasil. O ELAT estima que haja ao menos uma morte causada por raio por dia até o final do verão. “Ainda é cedo para afirmar, mas o número de mortes acende um sinal amarelo. Podemos estar no início de uma temporada com maior incidência de raios”, alerta  Pinto Junior, que é o maior especialista em raios do Brasil e apresenta o filme.

Fragmentos de Paixão fala sobre esses riscos de maneira leve e envolvente. Para conectar os dados científicos, são apresentadas seis vidas que mostram como um raio define destinos de forma completamente diferente, permeando o medo e a paixão, a tragédia e o sucesso, a guerra e a paz. Nessa jornada, fatos inusitados são revelados, mostrando a visão da ciência e da cultura sobre o fenômeno, desde o descobrimento do Brasil até o futuro do planeta. "Trazemos questões essenciais a todas as pessoas, visando ampliar e democratizar a informação sobre o assunto", explica a jornalista Iara Cardoso, diretora do filme.
Osmar Pinto Junior e a jornalista Iara Cardoso pesquisaram a fundo dados da história, da ciência e da literatura do Brasil. Para chegarem às vidas e às informações apresentadas no filme, foram analisadas mais de 200 diferentes fontes durante três anos – livros, documentos históricos, pesquisas científicas, fotos e descendentes de personalidades foram essenciais para a construção de um roteiro minucioso e repleto de curiosidades.

Fragmento de Paixão é realizado pelo Grupo de Eletricidade Atmosférica do INPE e faz parte de um projeto de divulgação sobre os riscos que os raios trazem à população, que inclui uma cartilha educativa e exposições. O filme deve ser exibido na TV aberta e fechada, em festivais de cinema e escolas.

Direção
Iara Cardoso é formada em jornalismo com pós-graduação em jornalismo científico pelo Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor) da Unicamp e especialização em cinema digital pela New York Film Academy (NYFA)/Universal Studios e em Jornalismo para TV Digital pelo canal NBC News/NYFA.

Realização
O Grupo de Eletricidade Atmosférica (ELAT) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), criado em 1995, é referência mundial na área de estudos de eletricidade atmosférica. O ELAT é coordenado pelo Dr. Osmar Pinto Júnior e atua em pesquisa, prestação de serviços para a sociedade e difusão da ciência e tecnologia.


Fragmentos de Paixão – Ficha técnica

Apresentação: Osmar Pinto Junior
Direção: Iara Cardoso
Roteiro: Iara Cardoso
Pesquisa Histórica: Osmar Pinto Junior
Fotografia: Fábio Dourado Dantas
Efeitos Especiais: Julio César dos Santos Dias e Leonardo Reis
Montagem: Bruno Maia Cerqueira
Trilha Sonora: Cinematic Orchestra, Keith Kenniff e Tony Anderson
Duração: 70 min.
Ano: 2013
País: Brasil
Gênero: Filme Documentário
Cor: Colorido
Estúdio: Storm – Comunicação Estratégica
Classificação: Livre

www.fragmentosdepaixao.net.br

SESSÕES

Colinas Shopping
13h00 - 16h50 - 20h50



"Os Eventos são de inteira responsabilidade dos envolvidos (estabelecimento, artistas...), a Agenda Cultural apenas divulga o que nos é passado. Eventos sujeitos a alteração de data, horário e local. Mais informações favor confirmar com o local indicado. Muito Obrigada."  


PARCEIROS:






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito Obrigado por comentar! Ficamos muito felizes com sua participação!!!