14 de mar. de 2014

SESC transmitirá ao vivo encontros Lugares da Cultura



As inscrições para os primeiros encontros do Programa Lugares da Cultura, uma parceria entre Sesc e Fundação Cultural Cassiano Ricardo, estão esgotadas. Para aqueles que não conseguiram se inscrever, mas querem participar do evento será disponibilizado um telão para transmissão simultânea na área de Convivência do Sesc. Os encontros acontecerão nos dias 26 e 27 de março, às 19h, no SESC SJCampos (Avenida Adhemar de Barros, 999, Jardim São Dimas). A entrada é gratuita. 


Os inscritos que estão na lista de espera deverão entrar em contato com a Central de Atendimento do Sesc São José dos Campos, presencialmente ou pelo telefone (12) 3904-2000, para obter informações sobre a possibilidade de vagas.

Neste primeiro módulo do seminário serão discutidos “Conceitos de Cultura” por meio de palestra e mesa de debates. No dia 26, a palestra será ministrada pelo professor Renato Janine Ribeiro, titular de Ética e Filosofia Política na Universidade de São Paulo (USP).

Renato Janine Ribeiro pensa uma filosofia política que leva em consideração sociedades ocidentais dissidentes, como a brasileira e outras do Terceiro Mundo, que dão maior importância ao afeto na vida pública. Entre seus principais estudos, estão a natureza teatral da representação política e as dificuldades na construção da democracia no Brasil.

No dia seguinte à palestra, a mesa de debates ficará sob o comando de Célio Turino e Dennis Oliveira. 

O historiador e escritor Célio Turino atua há mais de 30 anos junto a movimentos sociais e culturais, como o estudantil e o sindical. Ele foi secretário municipal de Cultura de Campinas, diretor do Departamento de Programas de Lazer na Secretaria de Esportes, na gestão de Marta Suplicy, e secretário na Secretaria da Cidadania Cultural do Ministério da Cultura, período em que criou o Programa Cultura Viva. 

Dennis Oliveira é professor da Escola de Comunicações e Artes da USP. Coordena o Celacc (Centro de Estudos Latino Americanos sobre Cultura e Comunicação) e é membro do Neinb (Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre o Negro Brasileiro) e do Alterjor (Grupo de Pesquisa de Jornalismo Popular e Alternativo). Ele pesquisa cultura popular, mídia alternativa e popular, jornalismo e direitos humanos. 

O Projeto Lugares da Cultura foi idealizado para o aprimoramento dos profissionais envolvidos nesta área. Esses encontros permitirão o aprofundamento de conceitos por meio de palestras com alguns dos principais teóricos da cultura, além de promoverem a discussão sobre o encontro entre teoria e prática, nos debates com profissionais de grande experiência na produção e na gestão culturais.

A programação é composta por sete módulos que tratam respectivamente dos seguintes temas: Conceitos de Cultura; Cultura e diversidade; Cultura e educação: intersecção e limites; Cultura e Memória; O contemporâneo na cultura; Territórios da cultura e o lugar das políticas públicas e privadas; e Públicos da Cultura.

Nos próximos encontros, também estão previstas as participações de Ana Mae Barbosa, Danilo Santos de Miranda, Dilma de Melo, Teixeira Coelho, Marco Aurélio Máximo Prado, entre outros.
Outras informações no SESC São José dos Campos pelo telefone (12) 3904-2000.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito Obrigado por comentar! Ficamos muito felizes com sua participação!!!