13 de fev. de 2015

[14 a 17/02/2015] Programação do Carnaval de Monteiro Lobato 2015



Monteiro Lobato comemora 70 anos dos bonecos Pereirões no “Carnaval Cultura e Folia”

Bonecos gigantes fazem aniversário e serão atração principal no carnaval de rua de Monteiro Lobato.


Ajude a Divulgar!! Curta!!!
Entre os dias 14 a 17 de fevereiro a cidade de Monteiro Lobato promove o “Carnaval Cultura e Folia 2015”, tradicional festa popular de rua que reúne um dos mais antigos grupos de bonecos gigantes da região do Vale do Paraíba. Nesta edição, o evento irá comemorar os 70 anos dos Pereirões.

História: Os primeiros bonecos foram criados na década de 40 em Buquira (antigo nome da cidade de Monteiro Lobato), no bloco “Caminhão do Neco”, atração liderada pelo artista local Tião Munheca. Nesse período a expressão: “Carnaval sem Tião, é comida sem Feijão”, tornou-se popular entre os moradores, tamanha sua importância durante os festejos carnavalescos. Alguns anos depois os bonecos feitos de jacá tornaram-se maiores e receberam o apelido de Pereirões.

Homenagens: Entre as comemorações dos 70 anos dos Pereirões está a tradicional farra dos bonecos e o batuque jovem, uma das principais atrações culturais do município. As homenagens continuam com a coroação de Maria Pereira (a rainha dos Pereirões) e a apresentação de uma inédita marchinha de “parabéns” – feita especialmente para os bonecos. A canção será interpretada pela banda musical “Filhos da Terra”, que se apresentará em todos os dias do evento.

Bloco Tromba D’água: Um divertido bloco saíra pelas ruas de Monteiro Lobato com destino a Praça Comendador Freire no sábado (14) a partir das 15h. Trata-se do bloco Tromba D’água, criado pelos moradores do Bairro do Souza. Os integrantes utilizam invenções inusitadas para promover brincadeiras com água. Vale ressaltar que toda água utilizada foi armazenada durante as chuvas, evitando o desperdício e utilizando com responsabilidade os recursos naturais.

Matinê musical com Filhos da Terra: Durante as matinês, no domingo (15) e terça-feira (17), o grupo “Filhos da Terra” será atração a partir das 15h para uma apresentação composta por marchinhas de carnaval com acordes da cultural regional. As apresentações noturnas possuem um repertório variado, com encerramento previsto às 01h.

O “Carnaval Cultura e Folia” acontece na Praça Comendador Freire (Praça de Baixo). O evento é realizado pela Prefeitura Municipal de Monteiro Lobato.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

Sábado (14/02)
15h às 18h: Bloco Tromba D’água.
18h: Coroação de Maria Pereira e homenagem aos 70 anos dos bonecos Pereirões.
18h às 21h: Batuque e Pereirões.
21h às 01h: Banda Filhos da Terra.

Domingo (15/02)
15h às 18h: Matinê musical: Banda Filhos da Terra e marchinhas.
18h às 21h: Batuque e Pereirões.
21h às 01h: Banda Filhos da Terra.

Segunda-feira (16/02)
15h às 18h: Oficina de máscaras e pintura de rosto para crianças.
16h: Desfile de fantasia mirim. (Venham fantasiados).
18h às 21h: Batuque e Pereirões.
21h às 01h: Banda Filhos da Terra.

Terça-feira (17/02)
15h às 18h: Matinê musical: Banda Filhos da Terra e marchinhas.
18h às 21h: Batuque e Pereirões.
21h às 01h: Banda Filhos da Terra


"Os Eventos são de inteira responsabilidade dos envolvidos (estabelecimento, artistas...), a Agenda Cultural apenas divulga o que nos é passado. Eventos sujeitos a alteração de data, horário e local. Mais informações favor confirmar com o local indicado. Muito Obrigada."  


PARCEIROS:



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito Obrigado por comentar! Ficamos muito felizes com sua participação!!!