15 de jul. de 2015

[19/07/2015] A Orquestra Sinfônica de São José dos Campos se apresenta no Auditório Cláudio Santoro



Orquestra Sinfônica de São José dos Campos é um dos destaques do Festival Internacional de Inverno de Campo de Jordão e se apresenta no dia 19 de Julho no Auditório Claudio Santoro.


Ajude a Divulgar!! Curta!!!
Mantida pela Prefeitura de São José dos Campos, a Orquestra Sinfônica foi criada em 2004, a partir do trabalho desenvolvido pela Oficina de Cordas da Fundação Cultural Cassiano Ricardo. Desde 2006 a orquestra foi profissionalizada e conta com o maestro Marcello Stasi como seu regente titular e diretor artístico. Nos últimos anos, a Orquestra realizou importantes projetos para a cidade de São José dos Campos, incluindo temporadas anuais de concertos no Teatro Municipal, Piqueniques Sinfônicos em parques da cidade, Concertos Didáticos para alunos da rede pública, além de apresentações de música de câmara e cursos e oficinas de formação de professores e instrumentistas. A OSSJC é responsável por diversas estreias mundiais e brasileiras, aproximando o público da música do nosso tempo, seja explorando o contato entre a música popular e erudita, como inovando o repertório para a realização de concertos didáticos.

Além das atividades desenvolvidas na região, a OSSJC tem sido convidada de destaque em outros importantes eventos culturais no estado, como os Concertos Matinais na Sala São Paulo, Festival da Mantiqueira, Festival de Música de São José do Rio Preto, Virada Cultural Paulista, entre outros.

No domingo (19) a Orquestra participa do Festival de Inverno de Campos do Jordão 2015, com apresentação às 16h30 no Auditório Claudio Santoro. A orquestra já se apresentou diversas vezes na Praça do Capivari e faz a sua primeira apresentação artística no Auditório Claudio Santoro. O espetáculo exibirá três obras com características bem distintas, levando a plateia a uma experiência sonora que transita do período romântico ao contemporâneo.

A primeira obra da noite é a "Abertura N°1" (1972) do paulistano Osvaldo Lacerda. O estilo de Lacerda caracteriza-se por um refinado nacionalismo, fruto de extenso conhecimento das características da música brasileira.

A pianista Clélia Iruzun será a solista da segunda obra "Concerto para Piano em Ré Maior" (1782), de Joseph Haydn, que é considerado o "pai da sinfonia clássica", autor de diversas sinfonias, quartetos e sonatas para piano.

Clélia Iruzun cursou brilhantemente a Royal Academy of Music (Inglaterra), graduando-se com o prestigioso Recital Diploma. Estudou também com Noreta Conci Leech e a insigne professora brasileira, radicada em Paris - Mercês de Silva Telles.  A feliz junção do colorido espírito brasileiro e a musicalidade espontânea, firmaram Clélia Iruzun, como uma das artistas mais interessantes, no cenário mundial, nos últimos anos.

O concerto encerra-se com a execução da Sinfonia Nº2 do compositor alemão Robert Schumann. Os problemas físicos e psicológicos enfrentados por Schumann ao logo da vida influenciaram suas composições, porém sem abalar sua criatividade.

46° Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão

Em mais de 40 anos de história, o Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão se consolidou como o maior e mais importante festival de música clássica da América Latina. Conhecido e respeitado internacionalmente, o Festival é passagem obrigatória de conceituados artistas de todo o mundo. Ao longo de sua história, nomes do porte de Eleazar de Carvalho, Magda Tagliaferro, Yehudi Menuhin, entre muitos outros, brilharam nos palcos e classes do Festival.

Além da apresentação em concertos, esses grandes artistas também fazem parte da programação pedagógica do Festival, dando aulas e masterclasses a jovens músicos. Anualmente, estudantes de música de diferentes partes do mundo – sobretudo do Brasil, América Latina e América do Norte – escolhem o Festival de Campos do Jordão para se aperfeiçoarem. Renomados artistas brasileiros foram bolsistas do Festival de Campos do Jordão em edições anteriores, e reconhecem a sua importância no caminho para a profissionalização de jovens músicos.

Hoje o Festival Campos do Jordão, que é realizado pelo Governo de Estado de São Paulo, Secretaria de Estado da Cultura e pela Fundação OSESP; tem público direto de dezenas de milhares de pessoas. Por seus palcos passam mais de três mil artistas, e suas aulas são ministradas por mais de uma centena de músicos do primeiro escalão mundial.

PROGRAMA

Osvaldo Lacerda – "Abertura N°1" (1972)

Joseph Haydn – “Concerto para Piano em Ré Maior" (1782), com a solista Clélia Iruzum

Robert Schumann - "Sinfonia N° 2" (1845 - 1846)

SERVIÇO

Concerto da Orquestra Sinfônica de São José dos Campos Festival de Inverno de Campos do Jordão
Regente: Marcello Stasi
Solista: Clélia Iruzun
Data: 19 de julho de 2015 (domingo) – 16h30

Local: Auditório Claudio Santoro. Endereço: Avenida Dr. Luis Arrobas Martins, em Campos do Jordão – SP.

Ingressos: A apresentação será gratuita e os ingressos poderão ser retirados a partir de 2h antes do horário da apresentação diretamente na bilheteria do Auditório.

Informações: (12) 3011 7090

SOBRE A OSSJC

A Orquestra Sinfônica de São José dos Campos foi criada em 2004 e, atualmente, é mantida pela Prefeitura Municipal de São José dos Campos, através da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, tendo a AJFAC (Associação Joseense para o Fomento da Arte e da Cultura) como entidade gestora. Conta também com o apoio das empresas Huesker, Laboratório Oswaldo Cruz, Hospital e Maternidade Policlin, APROESP, Gráfica Copcentro e com a promoção do Jornal O Vale e da Rádio Jovem Pan.

Informações: www.orquestrasjc.org.br e facebook.com/orquestrasjc


"Os Eventos são de inteira responsabilidade dos envolvidos (estabelecimento, artistas...), a Agenda Cultural apenas divulga o que nos é passado. Eventos sujeitos a alteração de data, horário e local. Mais informações favor confirmar com o local indicado. Muito Obrigada."  


PARCEIROS:



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito Obrigado por comentar! Ficamos muito felizes com sua participação!!!