15 de dez. de 2015

[19 e 20/12/15] Com direção de Regina Duarte, drama A Volta para Casa chega ao Teatro SESI SJCampos



Com temática atual, espetáculo leva o público a refletir sobre as barbáries da guerra e do terror. Em cartaz nos dias 19 e 20 de dezembro com entrada gratuita.
Ajude a Divulgar!! Curta!!!
O palco do SESI São José dos Campos recebe duas apresentações do espetáculo A Volta para Casa, texto do romeno Matéi Visniec que ganha montagem sob o olhar da consagrada atriz Regina Duarte. Além de assinar a direção, Regina também é a responsável pela adaptação do texto e concepção do cenário e figurino.
As apresentações serão nos dias 19 de dezembro, sábado, às 20h, e 20 de dezembro, domingo, às 19h. A curta temporada tem ingressos gratuitos que podem ser reservados pelo sistema Meu SESI na página www.sesisp.org.br/meu-sesi.  Alguns exemplares também serão distribuídos 45 minutos antes do espetáculo. A iniciativa faz parte do projeto SESI Viagem Teatral que oferece à sociedade peças gratuitas e contribui para disseminar produções de qualidades, com grandes nomes da dramaturgia, a diversos públicos.
A montagem em um único ato faz parte da coletânea Cuidado com as Velhinhas Carentes e Solitárias e é encenada pelo Grupo de Estudos de Dramaturgia e Interpretação de Textos, coordenado por Regina Duarte desde novembro de 2013. O grupo é formado por diretores, atores e pesquisadores que desejam criar um banco de textos de dramaturgia de qualidade, já existentes ou adaptados, e promover novas e renovadas formas de expressão e interpretação.
O texto leva ao público, em tom casual de uma conversa diária, os mais importantes temas que dizem respeito à condição humana como o sentido da vida e da morte, o valor das coisas e das pessoas, a tensão entre indivíduo e sociedade. A peça surpreende por seu desfecho inusitado e pela riqueza de imagens criadas. O enredo chama a atenção para o insólito do cotidiano que se insiste em ignorar. Um espetáculo que faz sorrir pensando e pensar sorrindo. Em tempos de conflitos armados por todo o mundo, ameaças e atentados terroristas, a obra de Visniec é atual por retratar o trauma da guerra e como certos valores sociais são perdidos em momentos extremos, em uma clara denúncia à condição alienada e fragmentada do homem contemporâneo. O autor ilustra a devastação da guerra a partir de um recorte lamentável encontrado na Faixa de Gaza mas que pode ser estendido para qualquer outra zona de conflito do globo.
Nesse cenário de guerra, um jovem soldado aprende a observar seus inimigos que vivem do outro lado da rua, uma mulher tenta cruzar a fronteira para retornar a seu país de origem e um general percorre o campo de batalha, convocando os soldados para o desfile do Grande Perdão. Fazem parte deste grupo, interpretados por 16 atores em cena, os desaparecidos, os desmemoriados e outros tantos.
A Volta para Casa estreou em outubro de 2014 no Teatro MuBE Nova Cultural. Em 2015, fez curta temporada no Teatro Sérgio Cardoso, inaugurou o espaço do PROJAC (Rede Globo) para espetáculos, seguiu em temporada no Top Teatro de agosto a novembro e fecha o ano com sete apresentações em quatro unidades do SESI-SP. A programação completa está disponível na página http://www.sesisp.org.br/cultura/teatro/a-volta-para-casa.html.

Sobre Regina Duarte
Conhecida por seus trabalhos como atriz na TV e nos palcos, Regina Duarte iniciou sua carreira como diretora em 1974 no especial A Cartomante, exibido pela Rede Globo. Em 1980, pelo mesmo canal, dirigiu o episódio Crescendo em Guerra e Paz do seriado Malu Mulher. Dirigiu ainda os episódios Fruto Verde, de Alcides Nogueira, e S.O.S Solidão, de Caio Fernando Abreu. Regina escreveu e dirigiu o especial Cabra Cega para o seriado Joana, exibido pela Rede Manchete, TV Bandeirantes e SBT em 1984. Em teatro, sua primeira direção foi em 2012 no espetáculo Raimunda, Raimunda, de Francisco Pereira da Silva.

Ficha técnica
Autoria: Matéi Visniec | Tradução: Luiza Jatobá | Adaptação, direção, concepção de cenário e figurino: Regina Duarte | Elenco: Alexandre Zá, Eduardo Bodstein, Gilda Vandenbrande, Ivan Bellangero, Jhan Carlos, João Ribeiro, Kelly Lima, Luis de la Plata, Marcelo Gomes, Marieli Goergen, Milena Castro, Paulo Gabriel, Rita Teles, Rodrigo de Castro e Victoria Moliterno; Maria Clara Novaes e Matheus Braga (em projeção) | Direção musical: Samuel Kerr | Direção de produção e assistência de direção: Eduardo Bodstein | Preparação vocal: Renata Ferrari | Desenho de luz: Wagner Freire |Trilha sonora: Tunica Teixeira | Animação: Split Studio | Operação de som: Fábio Teixeira | Operação de luz: Fernanda Oliveira | Assistência de produção: Ivan Izzo | Administração: Paulo Gabriel | Fotografia: Juliane Arguello, Dani Cohen e Victor Lemini | Produção executiva: Marcelo Gomes | Realização e Produção: E!Motion Cultural e Arte & Equilíbrio Produções Artísticas

SESI Viagem Teatral - O programa realizado pelo setor de Artes Cênicas do SESI-SP, dividido em três modalidades - montagens cênicas inéditas, não inéditas e ação arte-educação - apresenta um panorama da produção cênica brasileira contemporânea, proporcionando variadas experiências estéticas, para o fomento da diversidade cultural e o estímulo à formação de novas plateias. Os espetáculos de teatro, teatro-dança, teatro-circo, teatro de bonecos ou formas animadas e performances, selecionados via edital de chamamento ou convite, circulam nos teatros do SESI São Paulo, gratuitamente, o que contribui para que diversos públicos, adulto, jovem e infantil, tenham acesso a produções de qualidade, com grandes nomes da dramaturgia.

SERVIÇO
Local: Teatro do SESI (Avenida Cidade Jardim, 4389 – Bosque dos Eucaliptos)
AVCB: 124174                    validade: 08/09/2016
Alvará: 436071201517      validade: 29/06/2016
Datas e horários: 19 e 20 de dezembro, sábado às 20h e domingo às 19h
Capacidade: 380 lugares 8 para cadeirantes
Duração: 50 minutos
Classificação indicativa: 12 anos
Modalidade: Adulto
Gênero: Drama
Informações: (12) 3919-2000
Entrada gratuita – As reservas estão disponíveis a partir de segunda, dia 14 de dezembro, às 8h, até quinta, dia 17, às 12h, pelo site www.sesisp.org.br/meu-sesi. A troca do borderô pelo ingresso pode ser feita a partir de quarta, às 10h, até o dia do evento uma hora antes da apresentação. A entrada é gratuita.


"Os Eventos são de inteira responsabilidade dos envolvidos (estabelecimento, artistas...), a Agenda Cultural apenas divulga o que nos é passado. Eventos sujeitos a alteração de data, horário e local. Mais informações favor confirmar com o local indicado. Muito Obrigada."  


PARCEIROS:





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito Obrigado por comentar! Ficamos muito felizes com sua participação!!!