10 de mar. de 2016

[20 a 23 e 27/03/16] Vicentina Aranha tem atividades culturais dedicadas ao Dia Mundial da Água



No dia 22 de Março, celebramos o Dia Mundial da Água, um recurso natural indispensável à vida no planeta Terra. Mais do que seu enorme valor econômico, ambiental e social, a agua é fundamental à sobrevivência do Homem e dos ecossistemas do nosso planeta. 
Ajude a Divulgar!! Curta!!!
Para propor a discussão sobre o uso desse recurso, no mês de março o Parque Vicentina Aranha oferece diversas atividades culturais para todas as idades. Entre elas destacamos o Contraponto: Ideias e Desafins, onde os convidados Fabiana Pureza, Ricardo Carneiro Novaes e Ivan Silva de Oliveira; fazem uma reflexão sobre a produção de água desde as nascentes até a vazão nas bacias hidrográficas, com o foco nos mananciais do Vale do Paraíba. O Projeto de Cinema traz uma seleção de filmes e documentários que falam deste recurso natural único. A Feira Agroecológica realiza a sua primeira Roda de Conversa sobre agricultura e água, trazendo para o diálogo a experiência da Agrofloresta como proposta de agricultura sustentável.

SERVIÇO 

ESPECIAL DO MÊS PLANTANDO ÁGUA

INFANTIL: BRINCADEIRAS DE ANTIGAMENTE   

Data: 20/03 – Domingo
Horário: das 09h às 12h
Local: Quiosque Alfredo Galvão
Classificação: Até 08 anos
Atividade com vagas limitadas e por ordem de chegada. 30 lugares. Duração 30min.
Parceria: Nosso Quintal
Entrada Franca

O Nosso Quintal traz ao Parque Vicentina Aranha um cenário com atividades lúdicas que abordaram a importância da água e sua utilização, além de brincadeiras e oficinas também voltadas ao tema. Em todas as atividades as crianças entenderão a importância da água no dia-a-dia e a necessidade de cuidar desse bem tão precioso. Atividades: Oficina de confecção de máscaras, arte com tinta: desenhando o oceano e os rios, e pintura a dedo: desenhos sobre a importância da água.

CONTRAPONTO: IDEAS AFINS E DESAFINS 
Tema: Afinal, como se produz água? 

Data: 22/03 – TERÇA
Horário: 19h30
Local: Sala de Leitura
Entrada Franca

Mesa:

  • Fabiana Pureza – representante do Projeto Protegendo as Águas, São Francisco Xavier-SJC.
  • Ricardo Carneiro Novaes – Diretor de Planejamento Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente de São José dos Campos 
  • Geógº Ivan Silva de Oliveira, MSc. Plan.Urbano com ênfase em processos sócio-espaciais e ambientais (UNIVAP), Especialização em Eng. Ambiental - FEQ/UNICAMP e discente em Direito UNIVAP. Agente de Fiscalização - CETESB.


CINEMA AO AR LIVRE: SEMANA PLANTANDO ÁGUA 

Dentre os filmes que serão exibidos, veja os títulos em destaque:

MARCAS DA ÁGUA  (Watermark)

Data: 21/03 Segunda
Horário: 19h
Local: Telão de Cinema atrás do Pavilhão Marina Crespi*
*em caso de chuva a exibição será transferida para a Sala de Leitura

Direção: Jennifer Baichwal & Edward Burtynsky | Produção: Canadá | Gênero: Documentário |
Ano: 2013| Duração: 90min. | Classificação: Livre | Legendado

Sinopse: 10 países, 20 histórias e uma jornada épica com um dos maiores fotógrafos cinematográficos do mundo em busca da relação do homem com a água: como somos atraídos a ela, o que podemos aprender com ela, como a utilizamos e as consequências dessa utilização.

RIO DE MULHERES 

Data: 23/03 Quarta
Horário: 19h
Local: Telão de Cinema atrás do Pavilhão Marina Crespi
*em caso de chuva a exibição será transferida para a Sala de Leitura

Direção: Joana Oliveira e Maria Cristina Maure | Gênero: Documentário | Ano: 2009 |
Duração: 20min | Classificação: Livre | Português

Sinopse: Numa região castigada pela seca, o premiado documentário retrata a rotina de mulheres e crianças remanescentes de quilombos do Vale do Jequitinhonha.

LEITURA AO PÉ DA ÁRVORE: 

“A Árvore Generosa” de Shel Silverstein e tradução de Fernando Sabino

Data: 23/03 – Quarta-feira
Horário: 10h
Local: Árvore Paineira, Parque Vicentina Aranha
Classificação: Todas as idades
Entrada Franca

Ler é um ato de prazer, compartilhar a leitura é prazer em dobro.  Nesta nova atividade leremos a emocionante história “A árvore generosa”, de Shel Silverstein traduzida por Fernando Sabino. Traga também seus contos, pequenos textos e poemas prediletos e os compartilhe com os presentes nessa leitura ao pé da árvore.  Para nos sombrear, a maravilhosa Paineira do Parque Vicentina Aranha.

TRILHA NA FLORESTA: PROTEGENDO AS ÁGUAS   

Data: 22/03 – Terça-feira
Turmas: 10h e 11h
Local: Parque Vicentina Aranha
Classificação: 06 à 12 anos
Atividade com vagas limitadas. 30 lugares. Inscrições: (12) 3911 7090

A Trilha na Floresta é uma atividade lúdica voltada às crianças.  Em uma visita guiada por um monitor ambiental pela flora do Parque Vicentina Aranha, os pequenos terão a oportunidade de conhecer a flora e fauna do Parque com a intenção de despertar o interesse pela preservação do meio ambiente e a proteção das águas.

RODA DE CONVERSA NA FEIRA AGROECOLÓGICA: AGRICULTURA E ÁGUA   

Data: 27/03 – Domingo
Horário: 09h30
Local: Parque Vicentina Aranha - Entrada pela Avenida São João

Afim de promover o diálogo sobre agricultura e alimentação entre consumidores e pequenos produtores rurais, o Parque Vicentina Aranha propõe a primeira Roda de Conversa com o tema Água e Agricultura. Convidamos o PUPA Permacultura, um dos expositores da Feira, para conduzir a Conversa trazendo a experiência da agrofloresta como uma das saídas para a agricultura sustentável.

MÚSICA NO PARQUE: SEMEAR COM BETO JAGUARY 

Data: 27/03 – Domingo
Horário: 10h30
Local: Bambuzal, ao lado da Capela Sagrado Coração de Jesus
Entrada Franca

Beto Jaguary é um poeta de raiz fincada ao chão em que nasceu e onde não deixa de “Semear” com a fertilidade sonora de suas músicas. Suas canções expressam a verdadeira paixão pela terra: declarações de amor à natureza e ao berço natal.

Em referência à Semana “Plantando Água”, Beto, autor do sucesso “Caia mamão papaia”,  contará um pouco de sua trajetória, do orgulho em ser caipira e de ter nascido à beira do Rio Paraíba, um Piraquara por natureza.

CINEMA NO PARQUE: COWSPIRACY – O SEGREDO DA SUSTENTABILIDADE 

Data: 29/03 – Terça-feira
Horário: 19h
Local: Sala de Leitura Reginaldo Poeta - 70 lugares

Direção: Kip Andersen | Gênero: Documentário | Ano: 2014 | Duração: 1h e 30min |
Classificação: 12 anos
Entrada Franca

Sinopse: O filme traz a reflexão de que o planeta é o que comemos. Um dos trechos do documentário sinaliza que “para produzir um hambúrguer de 113 gramas são utilizados 2.498 litros de água. Isso significa que comer um hambúrguer equivale a tomar banho por dois meses inteiros.” O aquecimento global já é uma realidade conhecida por muitas pessoas, assim como sua principal causa: o acúmulo de gases na atmosfera, ao contrário do senso comum de que o maior problema seriam carros e grandes fábricas, Kip Andersen revela de forma investigativa em Cowspiracy o verdadeiro maior vilão: a gigantesca indústria pecuária, promovida pelo nível de consumo mundial de carne.

Sobre o Parque Vicentina Aranha

Foi inaugurado pela Santa Casa de Misericórdia em 1924 como Sanatório Vicentina Aranha, um dos maiores centros para tratamento de tuberculose da América Latina. É tombado como patrimônio histórico pelo COMPHAC (Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Artístico, Paisagístico e Cultural do Município de São José dos Campos) e Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e turístico).

Desde 2006, funciona como Parque Vicentina Aranha e é gerido pela Prefeitura Municipal de São José dos Campos, tendo desde 2011 a AJFAC - Associação Joseense para o Fomento da Arte e da Cultura – como Organização Social de Cultura, a qual desenvolve atividades culturais no espaço e promove a recuperação das edificações com obras de manutenção e restauro.

O Parque conta com o patrocínio do Instituto de Oncologia do Vale, Degraus, Colégio Poliedro, Hospital e Maternidade Policlin, Orthoservice, Gráfica Copcentro, e a promoção do Jornal O Vale e Rádio Jovem Pan.

Rua Eng. Prudente Meireles de Moraes, 302, Vila Adyana – São José dos Campos/SP
Telefone: 12 3911-7090
Instagram: @Parque_Vicentina
www.facebook.com/parquevicentinaaranha
www.pqvicentinaaranha.org.br


"Os Eventos são de inteira responsabilidade dos envolvidos (estabelecimento, artistas...), a Agenda Cultural apenas divulga o que nos é passado. Eventos sujeitos a alteração de data, horário e local. Mais informações favor confirmar com o local indicado. Muito Obrigada."  


PARCEIROS:





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito Obrigado por comentar! Ficamos muito felizes com sua participação!!!