14 de abr. de 2016

[16/04/16] A premiada peça "Lugar Onde o Peixe Pára" será apresentada no Cine Santana



Neste sábado (16), às 20h, o grupo apresenta a peça “Lugar onde o Peixe Para”, que tem roteiro e direção de Carlos ABC, retrata o universo caipira por meio do cotidiano dos que habitam as margens do rio, mostrando os mitos que permeiam e compõem esse universo.
Ajude a Divulgar!! Curta!!!
A montagem mescla recursos cênicos com elementos autênticos do folclore e da cultura popular. “A lenda do Rio” é usada como fio condutor. A Festa do Divino, o Cururu, as piadas de pescador, a pamonha, e os mitos “Nhala Seca” e o “Turco que come crianças” estão presentes.

Os ingressos devem ser retirados com uma hora de antecedência na bilheteria do Cine Santana, a classifica indicativa é livre.

Estão abertas as inscrições para a oficina “O teatro na comunidade a partir da tradição oral”, do grupo Andaime Teatral Unimep, que será neste sábado (16), às 13h30, no Cine Santana. A atividade é gratuita e os interessados podem se inscrever até sexta-feira (15) na secretaria do espaço cultural, que fica na Avenida Rui Barbosa, 2005 – Santana.

A oficina, coordenada pelo ator Antônio Chapéu, fundador do grupo, será dividida em dois momentos. O primeiro é a exibição do documentário “O Teatro de memórias do Grupo Andaime”, que traz depoimentos do diretor Francisco Medeiros, do dramaturgo Luís Alberto de Abreu e do cenógrafo e figurinista Márcio Medina sobre o processo de criação da peça “Comovento”.

O segundo momento é de compartilhamento de processos a partir da metodologia, exercícios e jogos teatrais propostos pelo elenco para que os participantes possam se apropriar das técnicas.

Dia: 16 de abril
Horário: 20h
Local: Cine Santana

O Grupo

Com 30 anos de estrada, o grupo Andaime Teatro Universidade Metodista de Piracicaba tem como proposta o exercício e a pesquisa da cultura local, na perspectiva de cantar a sua aldeia. A trupe apresentou 14 espetáculos teatrais, tendo vencido cerca de 15 prêmios de melhor espetáculo em Festivais Nacionais de Teatro em São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e em Santa Catarina. O Andaime também já se apresentou no Teatro Comunale di Tesero, na Itália, e saiu em turnê por quatro cidades dos Estados Unidos.

O grupo é financiado pelo Programa de incentivo à cultura do Governo do Estado de São Paulo (ProAc), que promove a ampliação e a diversificação da produção artística, cria novos espaços, preserva o patrimônio histórico e aumenta as formas de circulação de bens culturais em todo o Estado.

O Diretor
Carlos ABC atua em teatro desde 1974 nas funções de ator, figurinista, cenógrafo e diretor, tendo participado de mais de cincoenta montagens. De 1980 a 1984, executou vários trabalhos na cidade de São Paulo, como ator, figurinista e aderecista. Em 1988 trabalhou na cidade de Roma-Itália. Viajou por vários países da Europa, com companhias de danças folclóricas brasileiras, atuando como figurinista. No Grupo Andaime dirigiu os espetáculos "As Desgraças de uma criança" de Martins Penna, em 1990, "O Pequenino grão de areia" de João Falcão, em 1992 e "Lugar onde o peixe pára" criação coletiva do grupo, em 1996. Recentemente dirigiu as peças “Filhos das águas” e “Nhô Lica” com a Cia Tragatralha.

Premiações:
A peça “Lugar onde o peixe para” recebeu 48 prêmios, e 40 indicações, para ator, atriz, diretor, cenário, trilha sonora, figurino, iluminação, texto inédito, além de 7 prêmios de melhor espetáculo nos festivais de: Ponta Grossa-PR, em 99; Blumenau-SC, Rezende-RJ e Santos-SP, em 98; São José dos Campos - SP, Santa Bárbara D’Oeste - SP e Pindamonhangaba – SP, em 97.
O espetáculo foi encenado no Festival Internacional de Londrina – FILO, em 98 e no Festival de Curitiba, no ano de 2000. A peça foi contemplada, em 2007, com o PAC 13 – Concurso de Apoio à Circulação de Espetáculos de Teatro da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo. O Edital propiciou a realização de 9 apresentações em cidades do interior do estado.

Repercussão:
“São evidentes a seriedade e o rigor que caracterizaram o trabalho de pesquisa desenvolvido pela equipe...” (Francisco Medeiros – Diretor Teatral)

“A dramaturgia é simples e isso é uma grande qualidade. É corajosa no sentido de ter optado pela forma épica, narrativa... Um teatro de qualidade e um momento mágico de festa, poesia e encantamento”. (Luiz Alberto de Abreu – Autor)

“...uma encenação que, sem ser o supra-sumo da originalidade, usa, com extrema inventividade, de muitas das conquistas cênicas dos últimos anos, despindo-as de seu caráter de modismo.” (Maria Lúcia Pereira – Crítica Teatral)

“...o empenho no domínio do ofício e a consciência social, que leva o Grupo Andaime a mergulhar na cultura popular, significam mais do que promessas de futuro: são as condições objetivas propiciadoras da criação poética desse ‘Lugar Onde o Peixe Pára’.” (Sebastião Milaré – Crítico de Arte)

FICHA TÉCNICA:

Elenco:
Antonio Chapéu, Jorge Lode, Vania de Paula, Ercília de Souza, Luzia Stocco, Márcio Abegão, Carlos Jerônimo, Paulinho Faria, Bruno Agulhari, Elisa Fingermann, Jennifer Garcia, Ariane Martins e André Stenico.

Cenário e Figurinos:
Carlos ABC

Adereços:
Elias dos Bonecos
Confecção de cenário e adereços:
Valtencir Franzol
Sonoplastia (ao vivo):
Antonio Chapéu e Carlos Jerônimo
Preparação de ator:
Péricles Raggio
Preparação Vocal:
Maestro Umberto Cantoni
Iluminação:
Jorge dos Santos e Carlos ABC
Operador de luz:
Tiago de Luca
Direção:
Carlos ABC
Produção:
NUC UNIMEP – contato (19) 31241603 – Antonio Chapéu – jasilva@unimep.br
Apoio:
Proac Circulação 2015 da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo
Fundação Cultural Cassiano Ricardo e Prefeitura Municipal de São José dos Campos - SP


"Os Eventos são de inteira responsabilidade dos envolvidos (estabelecimento, artistas...), a Agenda Cultural apenas divulga o que nos é passado. Eventos sujeitos a alteração de data, horário e local. Mais informações favor confirmar com o local indicado. Muito Obrigada."  


PARCEIROS:





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito Obrigado por comentar! Ficamos muito felizes com sua participação!!!