10 de mai. de 2016

[05, 14, 19 e 28/05/16] Sesi SJC apresenta animação e filmes japoneses



A mostra Cine SESI-SP no Mundo: Japão Jovem destacará as tendências do cinema japonês contemporâneo pelo olhar de dois dos seus principais diretores. Sessões de 5 a 28 de maio com entrada gratuita.
Ajude a Divulgar!! Curta!!!
O SESI São José dos Campos exibe a partir do dia 5 de maio a mostra Cine SESI-SP no Mundo: Japão Jovem, que leva ao público, em parceria com a Fundação Japão em São Paulo, quatro produções cinematográficas que caracterizam a nova fase do cinema nipônico. A mostra conta com um longa-metragem, dirigido por Tomoyuki Furumaya, e três animações de Makoto Shinkai.
A cada semana, até o dia 28 de maio, o público poderá conferir uma das obras selecionadas pela curadoria do SESI-SP: O Lugar Prometido em Nossa Juventude, O Jardim das Palavras, Bushido Sixteen e Em Busca das Estrelas. As sessões são gratuitas e serão realizadas nos dias 5, 14 e 19 e 28 de maio, às 20h. Os ingressos estão disponíveis para reserva no sistema Meu SESI na página www.sesisp.org.br/meu-sesi.
Essa é a primeira vez que o projeto Cine SESI-SP no Mundo tem como tema um país asiático, após ter explorado em outras edições o cinema europeu em produções francesas, holandesas e alemãs. Outra novidade dessa edição é o foco temático na juventude – os filmes selecionados tratam de desafios típicos dessa etapa do amadurecimento, narrando situações que serão reconhecidas por públicos de todas as idades. Além de São José dos Campos, o projeto passará por outras 33 unidades do SESI-SP e também será exibido na Unidade Móvel de Artes e Cultura.
A mostra é uma oportunidade para os fãs da cultura japonesa como os leitores de mangás, fãs de animes e praticantes de artes marciais, descobrirem novas produções dessa nação. Mesmo quem ainda não tem tanto contato com esse universo, poderá conferir exemplos da linguagem cinematográfica desenvolvida naquele país.
As obras trazem em comum os dilemas de protagonistas jovens, ricas em referências a práticas culturais japonesas, mas que remetem a experiências universais. Os filmes revelam uma dicotomia em que a contemplação da natureza e do silêncio e a presença da tradição convivem com a tecnologia e o desenvolvimento acelerado. Essa contradição entre o tradicional e o contemporâneo amarra enredos densos que narram histórias de superação e aceitação, em que os personagens nem sempre conseguem o que desejam, mas conquistam a própria maturidade.

Sobre os diretores
Consagrados internacionalmente e com grande sucesso de público em seu país, ambos os diretores são considerados pela crítica especializada como promessas do cinema japonês contemporâneo. Tomoyuki Furumaya conseguiu fama internacional ao ter seus dois primeiros filmes premiados em festivais ocidentais – em Vancouver e Rotterdam. É comum em suas obras o conflito entre personagens fortes e decididos, em contraste com a indecisão e falta de coragem que o próprio diretor alega viver.
Oriundo da indústria dos animes, o animador Makoto Shinkai já é chamado no Japão como sucessor de Hayao Miyazaki - ganhador do Oscar de Melhor Animação por A Viagem de Chihiro. Shinkai é conhecido pela qualidade do traço e cor em seus desenhos – especialmente nos cenários, baseados em lugares reais – e pelo frequente uso de metáforas visuais a partir de elementos cotidianos típicos do Japão: os trens, as cerejeiras e os telefones celulares.

Sinopses

Bushido Sixteen | Bushidou shikkusutîn
Japão, 2010, exibição digital, colorido, legendado em português
Classificação indicativa: Livre
Duração: 109 min
Gênero: Drama
O filme, baseado no best-seller homônimo de Tetsuya Honda, narra o dia a dia de Kaori e Sanae, duas meninas praticantes de Kendo – arte marcial praticada com espadas de bambu. Kaori faz questão de vencer, enquanto Sanae pratica o esporte por diversão. Após enfrentar os dilemas que surgem entre seus diferentes pontos de vista, elas aprendem o sentido e o prazer de lutar pela vitória.
Ficha-técnica: Direção: Tomoyuki Furumaya |Elenco: Riko Narumi, Kii Kitano, Kaori Abe, Hideo Ishiguro, Moe Arai


Em Busca das Estrelas | Hoshi wo ou kodomo
Japão, 2011, exibição digital, colorido, legendado em português
Classificação indicativa: Não recomendado para menores de 12 anos
Duração: 116 min
Gênero: Animação
Uma história de amadurecimento, que envolve o amor de uma jovem e uma música misteriosa. Asuna é uma menina solitária, que passa seus dias escutando a mesma música em um rádio especial que ganhou de seu pai, já falecido. Um dia, a garota é ameaçada por um estranho urso que tem assustado as pessoas de sua vila e é salva pelo jovem Shun, que pouco depois desaparece. Asuna parte então em uma viagem fantástica para a terra de Agartha, onde aprenderá sobre as belezas e crueldades do mundo.
Ficha-técnica: Direção: Makoto Shinkai | Elenco: Hisako Kanemoto, Miyu Irino, Kazuhiko Inoue, Sumi Shimamoto


O Jardim das Palavras | Koto no ha no niwa
Japão, 2013, exibição digital, colorido, legendado em português
Classificação indicativa: Não recomendado para menores de 12 anos
Duração: 46 min
Gênero: Animação
Takao é um estudante de ensino médio que pretende se tornar um designer de calçados. Em dias chuvosos, ele costuma faltar às aulas e permanecer no jardim japonês do parque para se dedicar ao seu sonho, desenhar sapatos. Certo dia, Takao encontra uma mulher misteriosa, Yukino, e sem combinar, acabam se encontrando neste lugar sempre que chove. Takao deseja produzir um par de sapatos que faça Yukino caminhar e encontrar o seu caminho. Mas, o fim da estação chuvosa se aproxima...
Ficha-técnica: Direção: Makoto Shinkai |Elenco: Miyu Irino, Kana Hanazawa, Fumi Hirano, Gou Maeda, Yuka Terasaki, Suguru Inoue

O Lugar Prometido em Nossa Juventude |Kumo no Mukou, Yakusoku no Basho
Japão, 2004, exibição digital, colorido, legendado em português
Classificação indicativa: Não recomendado para menores de 12 anos
Duração: 91 min
Gênero: Animação
Num pós-guerra ficcional, o Japão foi dividido em Norte e Sul. Os amigos Hiroki e Takuya moram próximos ao Estreito de Tsugaru, que divide os dois países, e em suas férias escolares, trabalham em seu projeto secreto: construir um avião para sobrevoar o mar e ver de perto a misteriosa torre construída do outro lado. A única pessoa a quem confidenciam seus planos é sua colega Sayuri, objeto da afeição de ambos, que a prometem levar na viagem. Quando a garota desaparece sem explicações depois de um desmaio, os dois meninos seguem caminhos separados. Três anos depois, a agência governamental em que Hiroki se tornou pesquisador descobre uma relação entre a condição de Sayuri e a torre no norte. O inocente plano de infância se transforma em uma missão de resgate.
Ficha-técnica: Direção: Makoto Shinkai |Elenco: Hidetaka Yoshioka, Masato Hagiwara, Yuuka Nanri

Programação

O Lugar Prometido em Nossa Juventude
5 de maio, quinta, às 20h

O Jardim das Palavras
14 de maio, sábado, às 20h

Bushido Sixteen
19 de maio, quinta, às 20h

Em Busca das Estrelas
28 de maio, sábado, às 20h


Cine SESI-SP no Mundo
Criado em 2013, o Cine SESI-SP no Mundo tem como objetivo a formação de plateia para cinematografia de diversos países. O projeto, realizado em parcerias com embaixadas, consulados e organizações culturais internacionais, democratiza o acesso à produção audiovisual de reconhecimento da crítica, nem sempre presente nos circuitos comerciais.
Os dramas, comédias, documentários, entre outros gêneros, integram as mostras, que têm a diversidade curatorial como destaque. A seleção dos filmes vai desde os títulos clássicos até os contemporâneos e contemplam diferentes públicos.
Com a crença de que a arte e a cultura são agentes de transformação e desenvolvimento social, a pluralidade cultural apresentada pelo Cine SESI-SP no Mundo estimula a reflexão sobre a realidade e o mundo em que vivemos, a cada nova edição em que um país é retratado.

SERVIÇO
Mostra Cine SESI-SP no Mundo: Japão Jovem
Local: SESI São José dos Campos – Av. Cidade Jardim, 4389, Bosque dos Eucaliptos
AVCB: 124174 - validade: 8/9/16
Alvará: 436071201517 - validade: 29/6/16
Datas: de 5 a 28 de maio
Informações: 12 3919-2000
Entrada gratuita – Os ingressos podem ser reservados pela internet na página www.sesisp.org.br/meu-sesi.  As reservas são liberadas para as apresentações que acontecem na mesma semana a partir de segunda, às 8h, até quinta, às 12h.


"Os Eventos são de inteira responsabilidade dos envolvidos (estabelecimento, artistas...), a Agenda Cultural apenas divulga o que nos é passado. Eventos sujeitos a alteração de data, horário e local. Mais informações favor confirmar com o local indicado. Muito Obrigada."  


PARCEIROS:





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito Obrigado por comentar! Ficamos muito felizes com sua participação!!!