19 de mai. de 2016

[14/05 a 10/07/16] SESI SJC recebe a exposição "Em Suas Marcas"



Na exposição a artista investiga questões relacionadas à força, à ambição e à resiliência do sujeito. A mostra fica na cidade de 14 de maio a 10 de julho. A entrada é gratuita.
Ajude a Divulgar!! Curta!!!
O projeto Espaço Galeria SESI-SP apresenta entre 14 de maio a 10 de julho, no SESI São José dos Campos, a exposição Em Suas Marcas. Na mostra, a artista Elen Gruber traz duas instalações que problematizam a noção de resistência e competição por meio de materiais, símbolos e propostas distintas. A visitação é gratuita, de terça a domingo, das 8h às 20h.

A obra inédita A Grande Honra ao Mérito é composta por uma coleção de 300 troféus transferidos por seus próprios ganhadores à artista. Os diversos talentos pelos quais foram celebrados – em um leque amplo que vai de congratulações esportivas ao canto gospel – são passados para Elen por meio de certificados, expostos juntamente com um livro que apresenta as histórias dos ganhadores.

A instalação Sala de Exercícios cria um ambiente que remete a uma academia de ginástica. Nela, Elen propõe uma série de atividades individuais e em dupla, que derivam do padrão de forma, força e resistência de seu próprio corpo, convidando o público a experimentar essas ações. Na abertura da exposição, a artista realizará uma performance, apresentando as instruções dos exercícios. Posteriormente, o material editado será exibido na obra como uma espécie de vídeo-aula.

Com esses dois trabalhos, a mostra propõe relações entre os limites físicos e suas possibilidades de reconhecimento por meio das artes visuais. Não por acaso, a exposição acontece no ano em que, pela primeira vez, o Brasil sedia os Jogos Olímpicos. Ao promover a reflexão sobre noções como vitória, mérito e força, a exposição poderá despertar um olhar renovado para os esportes competitivos.

Sobre Elen Gruber
Elen Gruber (1984) vive e trabalha em São Paulo. Há 6 anos realiza trabalhos artísticos em diversos suportes como vídeo, instalação, escultura e pintura. No decorrer deste tempo, desenvolveu crescente interesse pela performance, passando a fazer trabalhos com seu corpo e testando os limites dele. Seu trabalho investiga questões relacionadas à força, à ambição e à resiliência do sujeito. Atualmente trabalha na conclusão da série Os 12 Trabalhos, conjunto de ações performáticas que consistem em tarefas de enfrentamento de forças da natureza, tendo como referência o mito de Hércules. Consciente do que há de inútil em sua empreitada, essas ações são concebidas, realizadas e registradas em vídeo, fotografia, objetos e/ou esquemas: alegorias da insistência frente ao que está destinado ao fracasso.

A artista participou de várias exposições como Nós entre os extremos, no Instituto Tomie Ohtake, São Paulo, em 2015; Situações Brasília - Prêmio de Arte Contemporânea do Distrito Federal, no Museu Nacional da República, Brasília, em 2014; 65º Salão de Abril, na Galeria Antônio Bandeira, no Centro Cultural Banco do Nordeste, Fortaleza, em 2014; 17ª Bienal de Cerveira, em Vila Nova de Cerveira, Portugal, em 2013; dentre outras.

Sobre o Projeto Espaço Galeria
Em Suas Marcas faz parte do projeto Espaço Galeria SESI-SP, que apresenta mostras itinerantes de diferentes técnicas e formatos. Criada em 2013, a iniciativa oferece exposições de artes visuais especialmente desenvolvidas para os centros de atividades do SESI-SP, propiciando a circulação de obras originais com embasamento curatorial e expografia específica.

Serviço
Espaço Galeria SESI-SP - Exposição Em Suas Marcas
Teatro do SESI São José dos Campos – Av. Cidade Jardim, 4389 – Bosque dos Eucaliptos
Entrada gratuita
Classificação: Livre
Abertura da Exposição: 13 de maio, sexta-feira, às 19h30
Período expositivo:  de 14 de maio a 10 de julho de 2016, de terça a sábado, das 10 às 20 horas.
Informações e agendamento para visitas educativas: 12 3919-2000
Entrada gratuita


"Os Eventos são de inteira responsabilidade dos envolvidos (estabelecimento, artistas...), a Agenda Cultural apenas divulga o que nos é passado. Eventos sujeitos a alteração de data, horário e local. Mais informações favor confirmar com o local indicado. Muito Obrigada."  


PARCEIROS:





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito Obrigado por comentar! Ficamos muito felizes com sua participação!!!