2 de jun. de 2016

[02 a 06/06/16] Programação do Festival Contaí 2016



Entre os dias 02 e 06 de junho acontece a segunda edição do Contaí – Festival de Contações de Histórias de São José dos Campos, uma realização da Prefeitura Municipal de São José dos Campos, por meio da Secretaria de Promoção da Cidadania. Nesta edição o Contaí traz o desafio do resgate das Histórias de Vida e das Histórias de Tradição valorizando as experiências individuais e coletivas, incentivando a busca de referências de identidade, a leitura e, principalmente, a apropriação da nossa história. Com acesso gratuito em todas as suas atividades, o Festival se fará presente nos mais diversos locais da cidade através de narrações, espetáculos teatrais, dança, shows musicais, cursos de formação de contação de histórias, exibição de filmes, intervenções, vivências, oficinas e debates.
Ajude a Divulgar!! Curta!!!
O Parque Vicentina Aranha recebe quatro atividades do Contaí. Na sexta-feira (03) às 16h, o paraense Guataçara Monteiro realiza uma Oficina de Biojoia - mais que a confecção de um colar sustentável de sementes, o público irá vivenciar de forma lúdica a lenda do açaí, que remete ao feminino, ao cuidado e doação maternal. Guataçara é artista plástico formado em Artes Visuais e radicado no Vale do Paraíba desde 2003. Já realizou 6 exposições individuais de artes plástica e organiza eventos e viagens relacionados à cultura popular. Ministrou cursos de sua autoria em 9 estados brasileiros, na Argentina e México. Sua recente exposição “Coração do Rio”, entrará em cartaz no Museu do Louvre na segunda quinzena de outubro deste ano.

Ainda na sexta-feira (03) às 19h, será exibido a comédia nacional “Pequenas Histórias”, onde a protagonista (Mareta Severo) conta breves e encantadoras histórias enquanto corta e costura pedaços de pano que se unem em uma grande e colorida colcha de retalhos.

No sábado (04) às 16h, o público visitará obras de arte mexicanas através do curso A Cidade e Seus Artistas. A atividade com vagas limitadas objetiva a popularização da arte, aproximando as pessoas da história de importantes cidades que tiveram grande desenvolvimento artístico, e também das obras de artes e monumentos que podem ser vistos nestes locais. Compreendendo ainda os estilos que prevaleceram em cada uma das cidades, os motivos que levaram a realização das obras arquitetônicas, monumentos e obras de arte presentes em cada uma delas. Ministrada pelo professor Iriê Salomão Jr, mestre em História e Crítica de Arte e editor-chefe da Revista Tecnography, inicia de forma descontraída e inusitada essa viagem pela Cidade do México, seus artistas e sua arte.


Domingo (05) às 10h, a representante da Associação Kimbundu de Cafundó, Regina Aparecida Pereira, ministra uma oficina com vagas limitadas de Bonecas Abayomi. A pequena comunidade quilombola do Cafundó ficou famosa por ter sobrevivido como um pedaço do passado no coração de São Paulo. Localizado a apenas 125 km da capital, o Cafundó ainda possui falantes de uma língua própria, a cupópia. Regina dividirá com o público a importância dos ancestrais quilombolas e as antigas lideranças do Cafundó na luta pelas terras e a preservação da cultura da sua comunidade; ao mesmo tempo que ensinará a técnica das bonecas Abayomi, verdadeiro símbolo de resistência e vínculo materno.

Programação do Contaí

02/06

15:00 - Centro da Juventude - Contação: O Alfaiate no Final do Universo

16:00 - Centro da Juventude - Oralidades do Brasil

19:30 - Centro da Juventude - Abertura do Festival Contaí

Bate Papo com:
- Daniel Munduruku
- Kiusam de Oliveira
- Giba Pedrosa

Mediador: Giuliano Tierno

21:00 - Centro da Juventude - Contador de Canções com Deo Lopes

03/06

08:30 - Centro da Juventude - Cinema: Festa no Céu

10:00 - Centro da Juventude - A Princesa de Bambuluá

14:00 - Centro da Juventude - Dança: In Natura

15:00 - Centro da Juventude - A História de Jesuína

15:00 - Centro da Juventude - Oficina: Boneca Contaí (30 vagas)

16:00 - Vicentina Aranha - Oficina: Biojóia (30 vagas)

17:00 - Campos de São José - Histórias tradicionais, histórias de rua

18:00 - Sede Lab. Oswaldo Crua - Sarau da Academia Joseense de Letras

19:00 - Vicentina Aranha - Cinema: Pequenas Histórias

04/06

10:00 - Largo São Benedito - Taikô

10:00 - Parque Alambari - Feira dos Saberes e Fazeres (até 14:00)

11:00 - Calçadão SJC - Pelas alamedas da saudade

15:30 - Parque da Cidade SJC - Histórias da Mala de Ébano

16:00 - Centro da Juventude - As Maravilhosas Histórias do Vale

19:00 - Centro da Juventude - Nosso Canto com Dö MC

05/06

10:00 - Vicentina Aranha - Oficina: Bonecas Abayomi (30 vagas)

10:00 - Árvore CEFE - Danças Circulares

10:30 - Centro da Juventude - Histórias que cabem na palma da mão

15:00 - Centro da Juventude - Cinema: Oz, Mágico Poderoso

15:00 - Pq. Santos Dumont - Bordando nossas histórias

16:00 - Pq. Santos Dumont - Maracatu de Baque Virado

18:00 - Centro da Juventude - Cinema: Sonhos

06/06

10:00 - Centro da Juventude - O Belo e o Avesso das Coisas

20:00 - Teatro Municipal - Oswaldo Montenegro (esgotado)

Programação completa e demais informações: 

https://issuu.com/amigosdocentrodajuventude/docs/programa____o_conta___2016



"Os Eventos são de inteira responsabilidade dos envolvidos (estabelecimento, artistas...), a Agenda Cultural apenas divulga o que nos é passado. Eventos sujeitos a alteração de data, horário e local. Mais informações favor confirmar com o local indicado. Muito Obrigada."  


PARCEIROS:





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito Obrigado por comentar! Ficamos muito felizes com sua participação!!!