17 de jun. de 2016

[16 a 21/06/16] Programação do Parque Vicentina Aranha


Cinema: Um noite em 67
Nesta quinta-feira (16) às 19h30, o Parque Vicentina Aranha, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente (SEMEA), promove a ultima atividade da Semana do Meio Ambiente, o Contraponto Ideias e Afins, com o tema São José dos Campos de Cerrado. Poucas pessoas sabem, mas São José dos Campos foi assim batizado devido a presença de campos de Cerrado entremeados pela Mata Atlântica. Os dois biomas formavam a paisagem do município que foi sendo alterada ao longo do tempo pela ocupação urbana. O Contraponto Ideias e Desafins convida três especialistas para debater sobre a riqueza, as vulnerabilidades e as perspectivas de proteção aos campos de Cerrado remanescentes na cidade. Convidados: Eng. Florestal Rogério Mazzeo, Engenheiro Florestal Voluntário Responsável pelo Parque Vicentina Aranha; 
Eng. Agrônomo Ricardo Novaes, Diretor de Planejamento Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente de SJC;  e a Bióloga Letícia Domingues Brandão, Gestora da APA Mananciais do Rio Paraíba do Sul – Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio.

Ajude a Divulgar!! Curta!!!
No domingo (19) Kléber Albuquerque e Carlos Careqa sobem ao palco às 10h30 para um espetáculo musical que mistura poesia, (anti) romantismo e humor. Acompanhados pelos multi-instrumentistas Mário Manga (guitarra e violoncelo) e Rovilson Pascoal (violão, guitarra e ukelele), Kléber e Careqa apresentam ao Parque Vicentina Aranha canções de suas autorias.  Kleber Albuquerque é nascido em Santo André e toca desde a infância. Com um punhado de canções no caderno, começou a participar de festivais de música pelo país. Em um deles, sua música foi notada pelo compositor paulista J.C. Costa Netto, dono do selo Dabliú, que o convidou para gravar seu primeiro disco, chamado 17.777.700 em 1997. Logo depois vieram outros, igualmente com nomes estranhos: Para a Inveja dos Tristes (2000), O Centro Está em Todas as Partes (2003), Desvio (2007) e Só o Amor Constrói (2009). Carlos Careqa é ator, cantor, compositor e produtor catarinense. Trabalhou como compositor de trilhas para peças de teatro e trabalhou como ator em peças e filmes de cinema. Sua atuação no mercado publicitário, desde 1986, também é relevante, já tendo feito mais de 80 peças comerciais. No início da década de 1990 apresentou-se em bares e casas noturnas de Genebra e Berlim. Em seguida, atuou no grupo Pêlo Público, em São Paulo. Lançou 11 discos, sendo dois em homenagem ao músico e ator estadunidense Tom Waits.

Além do espetáculo literomusical, a Biblioteca ao Ar Livre, uma biblioteca itinerante repleta de títulos infanto-juvenis, também estará aberta no domingo das 09h às 13h para uma leitura tranquila no Parque. O Projeto Biblioteca ao Ar Livre tem o apoio do Hotel Ema Palace, FUNDICAD e PROAC.

Prestigiando o Dia do Cinema Nacional, o Parque Vicentina Aranha exibe na terça-feira (21) às 19h o documentário “Uma noite em 67” (2010), um retrato da polêmica final do III Festival da Música Popular Brasileira da TV Record, 21 de outubro de 1967. Com imagens de arquivo, o filme registra o momento do tropicalismo, os rachas artísticos e políticos na época da ditadura e a consagração de nomes que se tornaram ídolos. O Dia do Cinema Nacional é comemorado em 19 de junho em homenagem ao dia em que ítalo-brasileiro Afonso Segreto, o primeiro cinegrafista e diretor do país, registrou as primeiras imagens em movimento no território brasileiro, em 1898.

SERVIÇO

CONTRAPONTO IDEIAS E DESAFINS
Data: 16/06 | Quinta-feira
Horário: 19h30
Local: Sala de Leitura Réginaldo Poeta
Tema: São José dos Campos de Cerrado - Desafios e estratégias de proteção do bioma Cerrado em nossa cidade.
Entrada Franca.

Palestrantes:
Eng. Florestal Rogério Mazzeo - Engenheiro Florestal Voluntário Responsável pelo Parque Vicentina Aranha
Eng. Agrônomo Ricardo Novaes - Políticas públicas de proteção ao bioma Cerrado (Diretor de Planejamento Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente de SJC)
Bióloga Letícia Domingues Brandão – Gestora da APA Mananciais do Rio Paraíba do Sul – Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio

SHOW LITEROMUSICAL COM KLÉBER ALBUQUERQUE E CARLOS CAREQA 
Data: 19/06 – Domingo
Horário: 10h30
Local: Bambuzal, ao lado da Capela Sagrado Coração de Jesus
Entrada Franca.

CINEMA NO PARQUE - UMA NOITE EM 67
Data: 21/06 – Terça-feira
Horário: 19h
Local: Sala de Leitura Réginaldo Poeta
Direção: Ricardo Calil, Renato Terra | Gênero: Documentário, Musical | Ano: 2010
Duração: 1h e 25 min | Classificação: Livre
Entrada Franca.
Sinopse: Final do III Festival da Música Popular Brasileira da TV Record, 21 de outubro de 1967. Entre os candidatos aos principais prêmios figuravam Chico Buarque de Holanda, Caetano Veloso, Gilberto Gil e Mutantes, Roberto Carlos, Edu Lobo e Sérgio Ricardo, protagonista da célebre quebra da viola no palco. Com imagens de arquivo e apresentações de músicas hoje clássicas, o filme registra o momento do tropicalismo, os rachas artísticos e políticos na época da ditadura e a consagração de nomes que se tornaram ídolos.

Sobre o Parque Vicentina Aranha
Foi inaugurado pela Santa Casa de Misericórdia em 1924 como Sanatório Vicentina Aranha, um dos maiores centros para tratamento de tuberculose da América Latina. É tombado como patrimônio histórico pelo COMPHAC (Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Artístico, Paisagístico e Cultural do Município de São José dos Campos) e Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e turístico). Desde 2006, funciona como Parque Vicentina Aranha e é gerido pela Prefeitura Municipal de São José dos Campos, tendo desde 2011 a AJFAC - Associação Joseense para o Fomento da Arte e da Cultura – como Organização Social de Cultura, a qual desenvolve atividades culturais no espaço e promove a recuperação das edificações com obras de manutenção e restauro.

O Parque conta com o patrocínio do Instituto de Oncologia do Vale, Degraus, Colégio Poliedro, Hospital e Maternidade Policlin, Orthoservice, Gráfica Copcentro, e a promoção do Jornal O Vale, Portal Meon e Rádio Jovem Pan.

Rua Eng. Prudente Meireles de Moraes, 302, Vila Adyana – São José dos Campos/SP
Telefone: 12 3911-7090
Instagram: @Parque_Vicentina
www.facebook.com/parquevicentinaaranha
www.pqvicentinaaranha.org.br


"Os Eventos são de inteira responsabilidade dos envolvidos (estabelecimento, artistas...), a Agenda Cultural apenas divulga o que nos é passado. Eventos sujeitos a alteração de data, horário e local. Mais informações favor confirmar com o local indicado. Muito Obrigada."  


PARCEIROS:





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito Obrigado por comentar! Ficamos muito felizes com sua participação!!!