21 de jun. de 2016

[Maio a Outubro/2016] Campos de Experimentação Sonora: Música Experimental em São José dos Campos



O projeto Campos de Experimentação Sonora propõe a realização de uma série de concertos, sessões de conversa e oficinas de arte sonora e música experimental, apresentando artistas cujos trabalhos refletem as novas tendências dessa cena artística.
Ajude a Divulgar!! Curta!!!
A cada mês o Campos de Experimentação Sonora terá dois dias de atividades: na sexta-feira ocorrerá uma  oficina com o artista convidado, e no sábado ocorrerão duas apresentações relacionadas com o tema da oficina, além de um bate-papo com o público. Vale destacar que todas as atividades são gratuitas.

Pra dar início às atividades do projeto, no dia 20 levaremos para o Centro Cultural Clemente Gomes a oficina  "Hackeando o invisível - possibilidades estéticas em arte sonora a partir de eletrônica mínima",  de Marcelo Muniz. No dia 21 de maio é a vez das apresentações de André Damião e do Brechó de Hostilidades Sonoras.
Vale destacar que todas as atividades são gratuitas!
Mais informações no site http://www.ces.art.br/

Este projeto é produzido por Alexandre Marino Fernandez, Natacha Maurer e Renata Furlan Dantas e foi beneficiado pelo Fundo Municipal de Cultura, Edital no009/P/2015, ano de 2015.


ATIVIDADES

20/05, SEXTA-FEIRA, DAS 18h às 22h NA SALA PIRAQUARA
OFICINA: Hackeando o invisivel- possibilidades estéticas em arte sonora a partir de eletrônica mínima", por Marcelo Muniz
Visa difundir a construção de instrumentos utilizando eletrônica elementar, capazes de transformar sinais não audíveis existentes no ambiente que nos rodeia em sinais sonoros, possibilitando construções estéticas e fomentando poéticas em música e arte sonora. Mais informações em http://www.ces.art.br/#oficinas
**OBS: Para participar da oficina é necessário se inscrever através do email oficinas.ces@gmail.com. No campo "assunto" do email coloque o titulo da oficina que pretende participar. Na mensagem nos informe seu nome completo, idade, email e telefone para contato.

21/05, SÁBADO, 20h, CET (CENTRO DE ESTUDOS TEATRAIS)
APRESENTAÇÕES: Brechó de Hostilidades Sonoras + André Damião

Brechó de Hostilidades Sonoras inspira-se no caos plástico-sonoro das feiras de trocas e camelódromos. A proposta busca por meio da livre improvisação a (des)organização sonora espontânea pautada no excesso, gerada pela distribuição múltipla e aleatória de objetos (não)sonoros pelo espaço de performance. O instrumentário da banda-duo, formada por Marcelo Muniz e Natacha Maurer, é prioritariamente formado por objetos de segunda mão, incluindo brinquedos sonoros, brinquedos hackeados, vestíveis, objetos do cotidiano e geradores de ruídos.
https://www.facebook.com/bandabrecho/

André Damião é compositor multimídia formado em Composição com ênfase em Música Eletroacústica pela Universidade Estadual Julio Mesquita Filho (UNESP). Desenvolve trabalhos em música de câmara, eletroacústica, performances audiovisuais, video arte, instalações sonoras e interativas. Algumas de suas obras foram premiadas em concursos internacionais como a II Competição de Compositores Brasileiros promovida pelo Niuew Ensemble, de Amsterdam, e o Festival de Video arte Dotmov, da revista japonesa Shift. Neste projeto apresentará a obra “Narva2”, que faz parte de uma série de objetos de Música Móvel Crítica. Estes trabalhos foram realizados com o intuito de propor uma reflexão sobre a genealogia de mídias móveis para reprodução sonora.
http://andredamiao.hotglue.me/

Compareçam! A presença de vocês é muito importante para nós!

MAIO

 SERVIÇO
*OFICINA: Hackeando o invisível - possibilidades estéticas em arte sonora a partir de eletrônica mínima
QUANDO? Sexta-feira, 20 de maio, das 18h às 22.
ONDE? Centro Cultural Clemente Gomes
Av. Olivo Gomes, 100 - entrada pelo Parque da Cidade. Santana.
(Fica dentro do prédio da Fundação Cultural Cassiano Ricardo - São José dos Campos)
ENTRADA GRATUITA

*APRESENTAÇÕES: Brechó de Hostilidades Sonoras + André Damião
QUANDO? Sábado, 21 de maio, 20h
ONDE? Centro Cultural Clemente Gomes
Av. Olivo Gomes, 100 - entrada pelo Parque da Cidade. Santana.
(Fica dentro do prédio da Fundação Cultural Cassiano Ricardo - São José dos Campos
ENTRADA GRATUITA

JUNHO

24/06 (sexta), das 18h às 22h, Sala Piraquara
OFICINA: INTRODUÇÃO AO LIVE ELETRONICS E A ARTE DE FAZER PATCHES, por Alexandre Torres Porres
O Puredata, ou simplesmente Pd, é uma ferramenta livre para programação gráfica de patches em multimídia (áudio, imagem, video, animação).
Nessa oficina focaremos em patches de síntese e de processamento de áudio, veremos como criar alguns patches simples de processamento de sinal, como delays e filtros equalizadores e também como criar um sintetizador simples.
Para esta oficina sugerimos que os participantes tragam seus próprios computadores.
Mais informações em http://www.ces.art.br/#introducao

IMPORTANTE: Para participar da oficina é necessário se inscrever através do email oficinas.ces@gmail.com. No campo "assunto" do email coloque o titulo da oficina que pretende participar. Na mensagem nos informe seu nome completo, idade, email e telefone para contato.
***Para esta oficina sugerimos que os participantes tragam seus próprios computadores.

- 25/06 (sábado), 20h, CET (Centro de Estudos Teatrais) - APRESENTAÇÕES: DUO NUNZIO-PORRES + GOD PUSSY

Duo Nunzio - Porres é formado por Mário Del Nunzio (guitarra e objetos) e Alexandre Torres Porres (eletrônica ao vivo e instrumentos diversos).
O Duo apresenta uma improvisação livre num contexto ruidoso e energético, com uma fisicalidade extrema e dialogando com fatores como a impossibilidade, o erro e a imprevisibilidade. Os dois músicos fazem uso de instrumentos preparados, técnicas instrumentais expandidas e eletrônica ao vivo.
https://soundcloud.com/maodn1/duo-nunzio-porres

God Pussy é dissonante, ativista, abstrato e nonsense! Com explosões de ruídos e saturação sonora o projeto elabora contextos em manifestações civis, abordando assuntos como: falta de saneamento básico, atendimento hospitalar, educação, abuso de poder, violência e crueldade. O foco maior é manter uma reflexão sobre tais críticas e engrenar frequências através da (anti)música e ruídos ásperos.
http://godpussy.blogspot.com.br/

SERVIÇO

OFICINA: INTRODUÇÃO AO LIVE ELETRONICS E A ARTE DE FAZER PATCHES,
MINISTRANTE: Alexandre Torres Porres
QUANDO? Sexta-feira, 24 de junho, das 18h às 22.
ONDE? Centro Cultural Clemente Gomes (Sala Piraquara)
Av. Olivo Gomes, nº 100 - entrada pelo Parque da Cidade. Santana.
(Fica dentro do prédio da Fundação Cultural Cassiano Ricardo - São José dos Campos)
ENTRADA GRATUITA

APRESENTAÇÕES: DUO NUNZIO-PORRES + GOD PUSSY
QUANDO? Sábado, 25 de junho, 20h
ONDE? Centro Cultural Clemente Gomes (CET - Centro de Estudos Teatrais)
Av. Olivo Gomes, nº 100 - entrada pelo Parque da Cidade. Santana.
(Fica dentro do prédio da Fundação Cultural Cassiano Ricardo - São José dos Campos)
ENTRADA GRATUITA

Logo programação de JULHO



"Os Eventos são de inteira responsabilidade dos envolvidos (estabelecimento, artistas...), a Agenda Cultural apenas divulga o que nos é passado. Eventos sujeitos a alteração de data, horário e local. Mais informações favor confirmar com o local indicado. Muito Obrigada."  


PARCEIROS:





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito Obrigado por comentar! Ficamos muito felizes com sua participação!!!